quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 424 - Por Luiz Domingues

Eis que no avançar de 2022, mais algumas ações midiáticas mantiveram o nome d'A Chave do Sol em uma certa ebulição, ainda que de forma mais comedida em relação aos anos de 2020 e 2021, quando a novidade em torno do lançamentos dos Bootlegs com material raro da nossa produção dos anos 1980, foi lançado, naturalmente pela diluição que já era esperada neste caso. 

E pode-se contabilizar nessa conta também o efeito da comoção pública gerada pelo desaparecimento do nosso guitarrista, Rubens Gióia, algo obviamente negativo, mas que despertou a atenção, inevitavelmente.

Bem, conforme eu já havia comentado, o José Luiz Dinola deixou claro que gostaria de fazer o show programado para 2020 e que a pandemia não nos deixara concluir nessa data. Posteriormente, com a morte do Rubens, e a continuidade da pandemia, inclusive com a intensificação do perigo da contaminação, mediante uma nova onda que foi bem intensa, se precipitou dessa forma que nós novamente tivéssemos o nosso plano prejudicado.

Entretanto, mesmo com a predisposição de se retomar a ideia do show (e desta feita com o caráter de um show/tributo ao Rubens Gióia, em aberto), porém sem perspectiva imediata de confirmação, o fato foi que tivemos mais manifestações midiáticas espontâneas.

Pois logo no começo do ano de 2022, a rádio 102.1 FM de Guaporé-RS, através do programa: "GuapoRock", produzido e apresentado pelo ativista cultural, Ednei Genari, anunciou que executaria a nossa música " Sun City" em sua edição de 2 de janeiro.

A Chave do Sol em sua quinta aparição no programa "A Fábrica do Som" da TV Cultura de São Paulo. Filmado no teatro Sesc Pompeia de São Paulo em 26 de junho de 1984 e no ar na ocasião pela TV Cultura de São Paulo e em rede por todas as TVE's do Brasil em 30 de junho de 1984. Cortesia de José Ruy Trez Rios

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=WNkF9f7znbk

Em 12 de fevereiro, eu mesmo lancei no meu canal 2 de YouTube, um vídeo a conter a íntegra da nossa quinta participação do programa "A Fábrica do Som", que fora ao ar em 30 de junho de 1984 (nós filmamos tal participação no palco do Teatro Sesc Pompeia de São Paulo em 26 de junho do mesmo ano). Ocorre que em 2021, o músico e amigo, José Ruy Trez Rios havia me enviado uma cópia que ele havia encontrado nos arquivos da TV Cultura de São Paulo com esse registro, pelo fato de estar a trabalhar na produção dessa emissora na ocasião.

Não se tratou exatamente de uma novidade, pois as duas músicas que tocamos nesse programa e um trecho a conter diálogo, já estavam postados separadamente no YouTube, há anos, no entanto, como a qualidade da imagem dessa cópia se mostrou muito superior e pelo fato do Ruy ter me enviado o programa na íntegra, incluso com a presença de outros artistas que ali se apresentaram na mesma edição, ficou a perspectiva de que esse registro fosse aproveitado.

Coincidentemente, foi no início de 2022, que eu finalmente comecei a organizar os meus três canais de YouTube, que estavam disponibilizados desde que abrira cada Blog, mas que eu simplesmente não havia feito nada até então. Portanto, foi nesse ponto que eu resolvi usar esse vídeo como uma experiência interessante para aprender a usar as ferramentas do canal e assim, editei apenas a participação d'A Chave do Sol, elaborei uma boa ficha explicativa e lancei o material no meu canal 2, conforme está exposto acima.

E na edição 274 do programa, "Só Brasuca" da Webradio Crazy Rock, por escolha do radialista, Julio Cesar Souza, a nossa interpretação da canção do Caetano Veloso, "Muito Romântico" foi escolhida por ele para fazer parte da sua playlist. Foi executado em sete edições, entre 16 e 22 de abril de 2022.

Como é sabido dos leitores de minha autobiografia, tal faixa foi extraída do CD Bootleg "Ao Vivo 1982/1983" e a contar com a espetacular voz de Verônica Luhr, portanto, fiquei contente por tomar ciência de que tal escolha fora feita.

Em conversa reservada que tive com o radialista, Julio Cesar Souza, ele me disse considerar essa versão "linda", segundo a própria expressão que usou e assim, fiquei mais uma vez muito satisfeito por ter feito todo o empenho para salvar de uma perecível fita K7, restaurar e lançar esse raro material, com todo o apoio que tive da parte de Kim Kehl, sobretudo, e assim, o fato desse álbum precipitar a execução dessa performance da nossa banda ao vivo no longínquo ano de 1982, executado pelas ondas de uma emissora de rádio em pleno 2022, ou seja, por incríveis quarenta anos depois, emocionou-me.

E assim, foi mais uma bonita história que a nossa banda protagonizou, mesmo extinta há tantos anos e da qual me orgulhei, certamente.

E mais novidades surgiram ainda no decorrer de 2022.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário