quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 120 - Por Luiz Domingues

Independente do que resolvíamos, se realizássemos a minha ideia mais modesta, ou a mais portentosa sugerida pelo Deca (ou melhor ainda, as duas somadas), eu finalmente tirei um tempo para me dedicar a uma primeira decupagem das duas fitas das quais dispunha com material de shows que cumpríramos nos anos noventa, na ambientação de estúdios de emissoras de rádio.

Conforme consta com detalhes em capítulos anteriores a cumprir a narrativa sobre tais ocasiões, nós participamos e gravamos duas apresentações ao vivo em emissoras de rádio. A primeira delas em 3 de junho de 1993, no estúdio da emissora Brasil 2000 FM de São Paulo, para o programa: "Clip Independente", apresentado e produzido por Osmar "Osmi" Santos Junior. Tal programa existiu inclusive por décadas, posteriormente e curiosamente, eu me apresentei nele a defender várias outras bandas minhas de carreira depois dessa ocasião (Patrulha do Espaço, Pedra e Kim Kehl & Os Kurandeiros), a comprovar a sua longevidade.

E em 2015, com apoio da produtora musical, Jani Santana Morales, eu pude viabilizar o lançamento de uma música extraída dessa apresentação em formato de clip, no caso, a nossa leitura do clássico de David Bowie, "Cracked Actor".

Assista o promo da nossa interpretação de "Cracked Actor" do David Bowie, oriunda dessa apresentação que fizemos no estúdio da emissora Brasil 2000 FM em junho de 1993.

Eis o link para ver no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=nA1oAjzFB6Y

Da mesma apresentação na Brasil 2000 FM em junho de 1993, a nossa performance para a música "The Shadow of the Light".

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=R1RQ7CGKEOg

Outra música que tocamos ao vivo no estúdio da Brasil 2000 FM em junho de 1993: "Candle Light".

Eis o link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=p8AcrUYhmgs

E já em relação ao outro material que eu dispunha, se tratara de uma apresentação realizada no estúdio da emissora 89 FM de São Paulo, em junho de 1994. Desta feita, a se tratar de uma apresentação bem informal, no formato acústico, mediante o uso de três violões e percussão, mesmo assim, longe da nossa performance elétrica habitual, o material se mostrou bem interessante.

E como ocorrera em relação à apresentação na rádio Brasil 2000 FM, eu também já havia providenciado um clip com uma música inédita em versão obtida dessa apresentação acústica, a se tratar de: "On The Rocks", cuja viabilidade técnica para tal, adveio através do apoio do então Site Orra Meu (e que anos depois veio a se tornar uma Webradio).

Eis a versão acústica da música "On The Rocks", inédita do Pitbulls on Crack, gravada em formato acústico durante a apresentação que fizemos no programa: "A Vez do Brasil" da 89 FM de São Paulo em junho de 1994.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=C2eMt8SW_zo

Bem, ante essa primeira decupagem, na verdade eu já conhecia o potencial do material, haja vista os clips lançados anos atrás mediante tais gravações, porém, desta vez a minha percepção estava focada em analisar a possibilidade de lançar um ou dois discos, portanto, se tratou de uma outra percepção de minha parte para estabelecer um novo critério a partir daí.

De antemão, eu fiquei em dúvida se lançaria dois discos, com cada apresentação em separado, pois se assim o produzisse, deveria levar em conta a perspectiva de manter os diálogos neles envolvidos. Ora, para quem leu todos os capítulos referentes à minha história com essa banda, sabe bem que o ótimo potencial humorístico existente na personalidade natural dos meus três colegas, sempre foi uma marca registrada da nossa banda em sua ambientação interna, portanto, as piadas surgidas durante esses dois shows e proferidas ao microfone, a atingir o público que nos ouviu nessas duas ocasiões, foi enorme e nesse aspecto, eu acho que valeria a pena manter, se não todas, muitas dessas intervenções, até para refletir bem como era o ambiente da banda.

No entanto, a questão de se colocar tantos diálogos em um disco, a despeito da graça das várias bobagens proferidas nas duas apresentações, poderia ficar um tanto quanto deslocado, pois nem todo o ouvinte dos discos levaria essa característica observada na história da nossa banda em conta, nos dias atuais.

Portanto, eu fui obrigado a ponderar que uma outra hipótese poderia ser colocar todas as músicas compiladas dos dois shows em um mesmo disco e assim torná-lo mais robusto musicalmente a falar, ao suprimir os diálogos.

Enfim, foi apenas a primeira decupagem que eu cumpri, logo no início de 2022, e foi mais para estabelecer a metragem das músicas e checar a performance artística de cada canção, ainda que superficialmente. Todavia, outras decupagens seriam feitas a posteriori para que eu pudesse observar outras questões e dai ter uma noção melhor de como produzir esse material em disco.

Em abril, no dia 5, para ser específico, o ótimo jornalista, Tony Monteiro, anunciou que tocaria uma música do Pitbulls on Crack na programação do seu bom programa, "Rock'n' Brasil" pela Webradio MKK e assim ocorreu, com repetição no dia 10, quando ele colocou no ar a música: "Ups and Downs".

Continua...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário