sábado, 24 de dezembro de 2022

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Uncle & Friends) - Ao Vivo com Chuva, Copa do Mundo e Tudo Mais... - Capítulo 119 - Por Luiz Domingues

Bem, nesta altura dos acontecimentos, a minha participação com o grupo, "Uncle & Friends", do simpático Lincoln Baraccat, se tornara tão recorrente (desde 2018), que eu já ficara em dúvida se precisaria mudar a tipificação da categoria na qual eu deveria inserir tais passagens da minha autobiografia, ao sair do campo dos trabalhos avulsos e encaixar tais relatos em um capítulo específico a considerar esse trabalho como o de uma banda fixa na minha carreira, dada a história já com porte bem considerável arrolada em muitos capítulos anteriores. 

No entanto, a ponderar com maior atenção, o fato da banda ter sim o seu material autoral, mas não fechar com uma formação para criar coletivamente e a se tratar de um trabalho em termos de criação como da parte apenas do Lincoln, em tese, e também por não ensaiar e somente se agrupar para tocar ao vivo, sazonalmente, pareceu não caracterizar mesmo um trabalho fixo.

Todavia, mesmo sendo um trabalho avulso, creio que na prática se tornou um grupamento contínuo, a se destacar muito de qualquer outro trabalho avulso que cumpri na carreira e além do mais, o aspecto lúdico e por conseguinte muito prazeroso de estar a conviver com tais amigos, tornou tal participação muito querida de minha parte.

Neste caso, o chamado do amigo, Lincoln Baraccat, sinalizou com a participação do seu combo, "Uncle & Friends" em meio ao projeto: "Rock no Rolê", do qual eu já havia participado ao final de outubro desse mesmo ano com a minha banda, Os Kurandeiros. Uma produção da Associação Cultural do Rock (ACR) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, só pelo fato de conter tal chancela, já foi mais um sinal animador para tal evento.

O projeto estava mesmo a rodar pelo circuito de Casas de Cultura da cidade e isso me deu muita esperança de que tal empreendimento já se mostrava exitoso e haveria de se expandir. 

Bem, o local designado foi a Casa de Cultura Chico Science, outrora denominada "Casa de Cultura do Ipiranga" e na qual eu me apresentara em 1996 com o Pitbulls on Crack e já com o novo nome, em 2018, a defender uma etapa da turnê que Os Kurandeiros fizeram com Edy Star e devidamente relatada nos dois capítulos a ver com tais bandas.

No caso do show do "Uncle & Friends", nós dividimos o palco com a cantora, Heloísa Lucas e sua banda, que eu não conhecia, mas ao pesquisar na internet, gostei muito do teor do trabalho dela ao verificar que ela professava a Black Music com alto teor jazzístico, além de conter brasilidades inclusas no seu trabalho.

No dia do show, um domingo (dia 4 de dezembro de 2022), o céu se mostrou nublado desde que o dia amanheceu e sim, as previsões dos institutos de meteorologia cravaram chuvas intensas no período da tarde. De fato, assim que eu cheguei ao local e fui o primeiro componente da banda a adentrá-lo (a produtora, Gigi Jardim, já se encontrava no local), a anunciada chuva se iniciou e se intensificou a seguir.

Bem, o inevitável ocorreu com a incidência de uma chuva muito forte e particularmente eu fiquei um pouco apreensivo em relação a presença do público e para agravar ainda mais o meu receio, estava em pleno curso a transmissão dos jogos referentes à Copa do Mundo de 2022 e de fato, assim que passara pela entrada do ambiente, os seguranças da Casa estavam absortos em frente a uma tela de TV, a acompanhar um dos jogos em questão.

A chuva diminuiu o seu ímpeto e mesmo com a certeza de que um outro jogo também seria transmitido bem na hora do início do espetáculo, eu fiquei mais animado ao ver a chegada de pessoas, aos poucos, para acompanhar as apresentações.

Bem, eis que me posicionei no auditório e assisti o espetáculo de Heloísa Lucas. Cantora de voz forte e límpida, com uma presença de palco e contundência na interpretação, além da ótima comunicação com o público, me impressionou muito positivamente a sua performance. E sobre a sua banda, igualmente, eu gostei muito, com uma atuação excelente a demonstrar técnica, muito conhecimento teórico e alto poder de improvisação, a se tratar de um quarteto formado por instrumentistas muito talentosos, naturalmente preparados para acompanhar uma artista do calibre de Heloísa Lucas e brilhar como banda ao mesmo tempo, ao interpretar temas com intenção dentro do espectro da Black Music em geral e com acentuado sabor "jazzy".

Na linha de frente, da esquerda para a direita: Lincoln Baraccat e Caio Durazzo. Na linha de trás: Roy Carlini, eu (Luiz Domingues) e Dmitri Medeiros. Uncle & Friends na Casa de Cultura Chico Science de São Paulo. 4 de dezembro de 2022. Click, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

Chegou a nossa vez para atuar e desta feita, o time montado pelo "uncle", além dele mesmo no comando da voz e da guitarra base, teve mais uma vez as esfuziantes presenças de Roy Carlini e Caio Durazzo na pilotagem de guitarras solo, Dmitri Medeiros na bateria e eu, Luiz, no baixo.

Com uma leveza muito grande pelo alto astral ali observado, tocamos os Rocks, baladas e Blues do Lincoln, mediante boa receptividade da plateia ali presente e sim, sem chuva e mesmo com Copa do Mundo na TV, um bom contingente apareceu para nos prestigiar.

Na primeira foto, Roy Carlini e eu (Luiz Domingues) em ação. Na segunda foto, a banda inteira bem agrupada no palco. Uncle & Friends na Casa de Cultura Chico Science de São Paulo. 4 de dezembro de 2022. Clicks, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

Apesar da chuva intensa que havia caído, o calor não arrefeceu e ainda mais com a energia Rocker ali gerada, foi o momento no qual realmente a ebulição se mostrou total.

"Muito Estranho" (Dalto)  - Uncle & Friends na Casa de Cultura Chico Science de São Paulo. 4 de dezembro de 2022. Filmagem: Vanderlei Bavaro - Acervo e cortesia: Lincoln Baraccat

Eis o link para assistir no Youtube:

https://youtu.be/Omdt-7m0QaM

Encerramos com um pico de euforia generalizada e felizes, agradecemos não apenas ao público que nos prestigiou, mas ao universo, por mais uma oportunidade que tivemos para exercermos o Rock' n' Roll na sua atribuição mais antiga, ou seja, ao ativar o poder mágico de promover a intuição para que as pessoas colocassem os seus "ya-yas" para fora, como diria Mick Jagger.

A banda em ação por outro ângulo do palco. Uncle & Friends na  Casa de Cultura Chico Science de São Paulo. 4 de dezembro de 2022. Click, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

Uma ótima perspectiva se anunciou para esse trabalho, quando fomos todos convidados pelo Lincoln, pois além dessa data a ser cumprida na Casa de Cultura Chico Science, na verdade foi anunciada uma outra apresentação para o dia 10 do mesmo mês em um festival de rua a ser realizado no bairro da Vila Mariana, portanto ficamos animados com mais uma oportunidade e desta feita sem grande lacuna temporal, ou seja, a conferir uma boa proximidade entre uma data e outra e assim assegurar a sensação de continuidade.

Os membros da banda perfilados da esquerda para a direita na concha acústica externa da Casa de Cultura Chico Science de São Paulo: Roy Carlini, Caio Durazzo, eu (Luiz Domingues), Lincoln Baraccat e Dmitri Medeiros.4 de dezembro de 2022. Click, acervo e cortesia: Vanderlei Bavaro

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário