quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 83 - Por Luiz Domingues

Mais um ensaio realizado na residência do Osvaldo Vicino aconteceu, desta feita no dia 11 de setembro de 2022, e foi bastante produtivo, no sentido de que um esqueleto base para o Rock, "Astrais Altíssimos" foi montado. 

Nesses termos, uma pequena sutileza foi inserida ao mapa em relação à parte B, com mais uma repetição do refrão a conter uma fragmentação rítmica. Na verdade, essa fragmentação sempre existiu, concebida pelo Laert nos anos setenta quando nos apresentou a música, no entanto, surgiu a ideia, nesse ensaio em específico, de repetirmos o refrão três vezes e não apenas duas como era o arranjo antigo e assim, a fragmentação com divisão forçada para reforçar o efeito fonético da piada em torno da sua letra super espirituosa, pôde em tese ser ainda mais realçado e dessa forma, nós testamos essa nova constituição para a música.

Da esquerda para a direita: Wilton Rentero, eu (Luiz Domingues) e Osvaldo Vicino. Ensaio do Boca do Céu na residência de Osvaldo Vicino em São Paulo, no dia 11 de setembro de 2022. Click (automático), acervo e cortesia: Wilton Rentero

Nesse dia, nós também trabalhamos com a parte Rock de "Tango x Tanga" e uma convenção final bem no estilo Hard-Rock setentista para fechar a música, foi proposta pelo Wilton e nos agradou. Guardamos a ideia, naturalmente, para uma futura apreciação e a contar com a opinião do Laert, certamente, que era o autor da música.

Aquela ideia fomentada anteriormente de se acrescentar um adendo com estilo "Prog-Rock" para a balada, "Serena", também prosperou e assim praticamos e filmamos tal enxerto já anexado ao bojo da canção.

E como um avanço a mais, trabalhamos com "Revirada" e sobretudo a redesenhar a transição da parte do baião para o Rock'n' Roll. 

Na mesma configuração da foto anterior. Ensaio do Boca do Céu na residência de Osvaldo Vicino em São Paulo, no dia 11 de setembro de 2022. Click (automático), acervo e cortesia: Wilton Rentero

Um novo ensaio foi marcado novamente para a residência do Osvaldo Vicino, ainda em setembro de 2022, com o intuito de avançarmos mais um pouco nesse desenvolvimento da "fase B" do resgate e nessa altura dos acontecimentos, nós vislumbramos que seria a reta final da parte bruta e que por conseguinte, inauguraria logo a seguir a fase de se estabelecer arranjo final para as quatorze músicas resgatadas e que assim pudéssemos iniciar a pré-produção de todo o repertório para entrarmos em estúdio.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário