domingo, 4 de dezembro de 2022

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Alguns Áudios Preservados) - Capítulo 118 - Por Luiz Domingues

Depois de resgatar dois vídeos a registrar os shows completos do grupo tributo ao Black Sabbath, "Electric Funeral", do qual eu participei respectivamente em 1991 e 1992, eis que o esforço prosseguiu no sentido de garantir a presença do máximo de trabalhos avulsos nos quais eu estive presente para enriquecer o acervo dos meus canais de YouTube, e por conseguinte do meu grande arquivo de carreira, a se tratar do meu Blog 3.

Nesse sentido, deu para assegurar bastante material e já a contar com o fato de que poucos trabalhos ficariam inacessíveis, ao menos até o médio prazo por questões estruturais, como por exemplo a faixa que eu gravei para o disco do cantor de MPB, Leandro (LP "Canto Livre"), de 1980, cuja digitalização não existia até esse ponto de 2022 e nesse caso, eu não saberia como proceder para tomar tal providência pelos meus recursos tecnológicos próprios (conversão de áudio do vinil para formato MP3), e no caso, eu não cogitava gastar dinheiro ao buscar um serviço profissional nesse sentido, nesse instante, por motivo de economia.

E um outro caso de esforço difícil para se providenciar seria no sentido de reunir as faixas que eu gravei para a demo do guitarrista, Luiz Fernando, quando estive com ele nesse seu empreendimento, ao lado do baterista, Paulo Thomaz, no estúdio Quorum em 1991. Eu até tenho em mãos a fita K7 com tal material registrado e poderia digitalizar esse material, no entanto, simplesmente não existe nenhuma anotação na capa dessa demo-tape e tampouco em algum registro que eu tenha guardado a dar conta sobre quais faixas eu gravei nessa ocasião, haja vista que um outro baixista também participou dessa gravação e assim, não tenho como identificar as faixas que eu gravei. E duvido que o próprio guitarrista, Luiz Fernando se recorde ou tenha anotado tal particularidade, portanto, eu me contentei em não contar com esse material para acrescentar ao meu acervo e isso é uma pena, naturalmente. Claro que lastimo não ter anotado na época, nem é preciso mensurar o quanto. 

Um caso perdido também a ser citado foi o CD que eu e Rodrigo Hid gravamos para uma jovem cantora Pop, chamada Regiane, também em 2003, e que eu nem sei se foi lançado, pois nunca achei nada na internet e tampouco recebi uma cópia sequer do produtor que nos convocou para cumprirmos tal missão.

Todavia, fora esses três casos citados, eu consegui organizar bastante material e logicamente que fiquei feliz com tal possibilidade de arregimentar material para o meu acervo.

Posta tal explicação inicial, primeiramente eu cito as duas faixas que gravei para o álbum solo do guitarrista, Xando Zupo, "Z-Sides" ao lado dos meus então companheiros da Patrulha do Espaço, em 2003. Tal álbum só existia na sua íntegra disponibilizado no YouTube e assim, se fazia mister providenciar a publicação dessas duas faixas para integrar o meu acervo pessoal de carreira. Falo sobre a música autoral, "Livre Como Você" e a releitura de "Must Be Love" da banda norte-americana, James Gang.

"Livre como Você" (Xando Zupo + Patrulha do Espaço) - CD Z-Sides/Xando Zupo - 2003

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=s_Dinlwb76A

"Must Be Love" (James Gang) - CD Z-Sides/Xando Zupo - 2003

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=qDv72-nGTLM

Outro caso muito interessante, se deu com a minha participação no álbum solo e comemorativo pelo cinquentenário da carreira de Rolando Castello Junior, lançado em 2018. Ora, as três faixas gravadas ao vivo das quais participei, na prática foram feitas com a formação chronophágica da Patrulha do Espaço, portanto a priori, deveria constar nos capítulos correspondentes à minha história com essa banda e tal material estar alojado igualmente nesse mesmo departamento, todavia, o contexto dessa apresentação das nossa formação foi dentro de um show multifacetado a homenagear a carreira do Rolando e assim, se ajusta melhor dentro dessa perspectiva de um trabalho avulso, haja vista ser na realidade, um trabalho inserido no âmbito do disco solo do Rolando, denominado como "50 Anos de bateria e Rock ao Vivo". Há de se registrar que também existe a versão em DVD com as imagens dessa mesma performance nossa no espetáculo.

Nesse caso, eu estive ao lado de meus ex-companheiros da Patrulha do Espaço a registrar no palco do Sesc Belenzinho, em 2016, as músicas: "Ser", "Nave Ave" e "Homem Carbono", três faixas clássicas da nossa formação com a Patrulha do Espaço.

"Ser" - CD 50 Anos de Bateria e Rock ao Vivo/Rolando Castello Junior - 2018

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=8k-sY976SsY

"Nave Ave" - CD 50 Anos de Bateria e Rock ao Vivo/Rolando Castello Junior - 2018

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Zks-Pw_cel4

"Homem Carbono" - CD 50 Anos de Bateria e Rock ao Vivo/Rolando Castello Junior - 2018

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=MUl4tAlWeXk

Mais uma faixa que eu gravei para um trabalho solo de um artista que eu admiro muito e com o qual tive parceria em banda autoral de carreira (no caso, foram três bandas a arrolar: "Sidharta", "Patrulha do Espaço" e "Pedra"), foi o single: "Sigo o Sol" de Rodrigo Hid. Nessa mesma faixa, eu tive o prazer de gravar com o Rodrigo e também com José Luiz Dinola, outro velho companheiro, tendo sido este o baterista d'A Chave do Sol e do Sidharta.

"Sigo o Sol" (Rodrigo Hid) - Single - 2020

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=iilnL0gTmvA

E para finalizar neste instante de 2022 tal esforço, eu providenciei também o link da faixa "Moby John" que eu gravei para o álbum "Musical Ópera Rock", composto e produzido pelo meu amigo, Claudio Cruz e cuja bateria, coincidentemente também foi gravada pelo José Luiz Dinola e que deveria ter contado com a guitarra de Rubens Gióia, sob a planificação do Claudio de reunir a formação clássica do Power-Trio d'A Chave do Sol, contudo, este não gravou e assim, outro guitarrista foi chamado para suprir.

"Moby John" - CD Musical Ópera Rock/Claudio Cruz

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZEm6QBE3_NI

Organizado esse material, e salvo os casos mais difíceis para se recuperar e que eu citei acima, este esforço ficou a contento para suprir tal lacuna até 2022, e doravante, o caminho ficou aberto para armazenar futuros possíveis trabalhos e/ou resgatar algo antigo e nesse caso, a se constituir de uma conquista absolutamente inesperada. 

Portanto, neste aspecto este capítulo pode apresentar desdobramentos e continuará em algum momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário