sábado, 17 de dezembro de 2022

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 122 - Por Luiz Domingues

E assim, foi com muita alegria que eu recebi diretamente do Chris Skepis, algumas faixas dessa demo-tape de 1992, mediante o formato de "mp3" e com o qual eu pude reformatar para mp4 mediante o uso de uma imagem fixa e dessa forma, foi possível publicá-las individualmente no YouTube. Logicamente que com essa medida eu pude dar vazão ao lançamento de mais material raro da nossa banda e por extensão, da minha carreira como um todo, ou seja, que adendo espetacular para o nosso/meu acervo.

Para início de conversa, ele, Chris Skepis me surpreendeu e mais do que disponibilizar tais faixas, mostrou-me uma canção completamente fora desse contexto da demo-tape, porém gravada na mesma época por eu e ele em seu estúdio caseiro. Tal canção jamais foi cogitada para ser incorporada ao repertório da banda, porém, apesar de eu me lembrar perfeitamente do ensejo em si, não me recordava da sonoridade do tema, tampouco do seu título.

Escute a música: "Big Holes on Your Shoes"

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=dDTGr-qTB5Y

Trata-se, portanto, de "Big Holes on Your Shoes", que o Chris gravou sozinho em seu port-studio, a tocar guitarras, violões e ao providenciar a programação da bateria eletrônica, além de muitas vozes, como ele sempre gostava de fazer em suas produções caseiras. Inclusive, ele também gravava o baixo, costumeiramente, mas neste caso ele me convidou e eu acrescentei tal instrumento.

Sob uma atmosfera completamente lisérgica, apesar de estarmos em pleno 1992 na ocasião e ele decidido a estabelecer uma linha então "moderna" para o Pitbulls on Crack, ou seja, a perseguir o Indie-Rock britânico em voga (e bem underground, diga-se de passagem),  como uma meta, esta música e sobretudo a sua atmosfera alcançada mediante tal gravação, ficou absolutamente lisérgica, a lembrar bastante trabalhos experimentais bem malucos de bandas sessentistas como o "Country Joe and the Fish" por exemplo e de certa forma, lembra até os primeiros trabalhos do grupo alemão, "Amon Düll", ou seja, é extremamente experimental e hippie por excelência.

E como de costume em suas produções caseiras, a música foi gravada com uma extensão enorme, pois o Chris Skepis não compunha e gravava inicialmente com a preocupação para delimitar o padrão Pop de metragem, e por conta disso, deixava livre nesse aspecto, com o efeito do "looping" usado sem preocupação alguma de estabelecer algum limite e sem nem ao menos se preocupar em providenciar o efeito do "fade out" para finalizar com um certo acabamento.

Era assim geralmente que ele procedia em suas demo-tapes caseiras e quando escolhíamos alguma música para ser incorporada ao repertório do Pitbulls on Crack, evidentemente que era rearranjada para ter uma métrica mais realista e final definido sob a anuência dos quatro componentes.

Continua...

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