terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Autobiografia na Música - A Chave/The Key - Capítulo 39 - Por Luiz Domingues

Exatamente na mesma predisposição ocorrida com outras ex-bandas minhas ao longo de 2022, o The Key também entrou no radar das oportunidades geradas pela digitalização de muitas fitas K7 que eu armazenei por anos a fio, fechadas em armários. 

De fato, bandas como "A Chave do Sol", "Patrulha do Espaço" e o "Sidharta" foram agraciadas com o maior acervo disponibilizado nesse sentido, enquanto em menor proporção, todavia de uma forma significativa, o "Pitbulls on Crack" também teve material resgatado e devidamente alojado no YouTube em uma primeira instância e a manter igualmente sob perspectiva a planificação que eu estabelecera desde o final de 2019, isto é, a projetar a produção de um ou dois discos em caráter "bootleg" dessa banda em específico.

Eu também conseguira resgatar três músicas da demo-tape do Língua de Trapo, gravada em 1980, que o Laert Sarrumor mantinha restrito ao âmbito limitado de uma nuvem de armazenamento e assim, eu pude publicar tais faixas no YouTube. Essa ação não foi algo relacionado às fitas K7 que eu armazenei, mas que somado ao esforço geral, abrilhantou ainda mais essa mobilização massiva para reforçar o meu acervo geral de carreira e claro a repercutir para essa banda, em específico. 

Da esquerda para direita, na parte mais alta: Fabio Ribeiro, eu (Luiz Domingues), José Luiz Rapolli e Beto Cruz. Agachado: Eduardo Ardanuy. Foto promocional do The Key em 1988. Click, acervo e cortesia: Carlos Muniz Ventura 

E foi nesse contexto que eu deparei-me com um achado interessante, bastante raro do material do grupo, ¨The Key", ou seja, que bacana a descoberta e consequente oportunidade. 

Mais que essa constatação, houve então o acréscimo da raridade em si e eu explico: em junho de 1988, a nossa banda, "The Key", se mobilizou para gravar uma demo-tape. Toda a narrativa sobre essa ação ocorrida dentro da história do grupo, está registrada naturalmente nos seus capítulos adequados à cronologia dos fatos, basta ler ou reler e basta ao interessado procurar o ponto em questão através dos respectivos arquivos dos meus Blogs 2 e 3 alojados na internet, ou nas páginas do livro impresso, "Quatro Décadas de Rock".

Sobre esta fita que eu resgatei, especificamente, se trata de uma gravação preliminar e não da demo-tape em sua íntegra e devidamente mixada, mas a registrar uma etapa das gravações com a presença apenas da guitarra, baixo e bateria, portanto sem os teclados do Fabio Ribeiro e sem a voz do Beto Cruz, sequer como guia provisória. 

Tal gravação com a qual eu me deparei, continha seis músicas então nesse estágio embrionário, a se descrever: "Pretty Old Lover", "We Hear the Call", "Stole my Heart", "The Wind Blows Chill and Cold", "Storm Cloud" e "This is my Way".

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário