segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 432 - Por Luiz Domingues

E assim, foi quando eu tomei conhecimento de que havia mais uma entrevista gravada, quando inicialmente eu havia considerado ter esgotado tal tipo de ação da parte da nossa banda, preservada em fitas K7. Fiquei feliz ao escutar e constatar que a entrevista se encontrava em sua íntegra e incrível, pois eu realmente não me lembrava de um detalhe, mas dentro dessa entrevista, havia a presença de três músicas gravadas ao vivo em show realizado dias antes e registradas pelo próprio radialista. No caso, ele executou tais canções gravadas desse show no ar, durante o próprio programa no qual participamos a posteriori.

Explico: o programa em questão, "Riff Raff" foi uma produção do comunicador, Richard Nacif, que também o apresentava pelas ondas da 97 FM de Santo André-SP, e assim, em 14 de setembro de 1986, um show comemorativo pelo aniversário do programa, foi marcado para um exótico espaço localizado na zona norte de São Paulo, chamado: "Ácido Plástico" e a nossa banda foi convidada a participar, juntamente a uma banda Heavy-Metal, denominada como: "Destroyer".

A orientação desse programa era baseada no apreço às estéticas do Hard-Rock e do Heavy-Metal então em voga, mas como todo leitor da minha autobiografia sabe, A Chave do Sol se aproximou dessa cena por falta de um espaço mais confortável ao que professávamos realmente em termos de sonoridade e espaço artístico adequado e assim, foi um fato da nossa história que nesse meio nós sempre fomos bem recebidos pelos entusiastas dessa estéticas, apesar de não nos adequarmos inteiramente nesse nicho e sobretudo, de uma forma natural.

Bem, toda a história sobre esse show em específico está bem narrada em seu capítulo correspondente à cronologia dos fatos citados, não vou repetir tal narrativa, no entanto, devo dizer que ao ouvir a gravação de nossa entrevista, fiquei surpreendido com a qualidade das músicas gravadas ao vivo durante esse show de 14/9/1986, e que foram preservadas na fita K7 por ocasião da nossa entrevista concedida ao programa citado, diretamente nos estúdios da 97 FM de Santo André-SP em 21 de setembro de 1986.

Dessa forma, eu preparei inicialmente a publicação da entrevista na íntegra, a conter as músicas ao vivo ali ouvidas no contexto do programa "Riff Raff" e a seguir, separei as músicas e providenciei a publicação individualizada de cada faixa. Pena que foram apenas três músicas gravadas, no entanto, eu devo salientar a minha alegria por acrescentá-las ao acervo, pois doravante, "habemus" registro d'A Chave do Sol ao vivo no Ácido Plástico em 14/9/1986!

A Chave do Sol - Entrevista no Programa "Riff Raff" da 97 FM de Santo André-SP em 14/9/1986 - Apresentação: Richard Nacif

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=Ow-mpcMV0BU

Sobre as músicas preservadas desse show ocorrido no "Ácido Plástico", passamos a contar com as performances de "Pesadelos", "Ufos" e "Que Falta me Faz, Baby". A respeito de "Ufos", se trata de uma rara gravação, pois nessa fase da banda, praticamente não tocávamos mais as músicas do EP de 1985, por conta da não adaptação adequada dessas peças pelo então novo vocalista, Beto Cruz, mas também por termos iniciado uma ampla reformulação do repertório, a amenizar o peso e sobretudo a minimizar os arranjos mais sofisticados a fim de produzirmos um som mais próximo do Hard-Rock oitentista em voga, todavia pelo viés Pop. Portanto, ouvir "Ufos" com a voz do Beto no comando, é realmente uma raridade. 

"Pesadelos" ao vivo no "Ácido Plástico" de São Paulo em 14 de setembro de 1986

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fwIowdEEusw

"Ufos" ao vivo no "Ácido Plástico" de São Paulo em 14 de setembro de 1986

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ONZ-sxi6YIo

"Que Falta me Faz, Baby" ao vivo no "Ácido Plástico" de São Paulo em 14 de setembro de 1986 

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=E4Tge5_es0Y

Feliz com tais achados que agregaram muito para o acervo, alvíssaras, havia mais material a ser preparado para ingressar em nosso museu virtual!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário