sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 193 - Por Luiz Domingues

Eis que dentro de toda a movimentação empreendida para organizar os meus canais de YouTube, o Pedra também entrou naturalmente nessa dinâmica ao ter em sua discografia oficial, três álbuns e uma faixa em uma coletânea produzida por terceiros.

Na verdade, há na história dessa banda uma segunda participação em coletânea, mas nesse caso, com uma particularidade especial, no sentido de que foi um convite feito ao guitarrista, Xando Zupo, para fazer parte de um disco de guitarristas e iniciativa essa da revista "Guitar Player", e no caso, ao invés dele ter usado uma faixa do seu álbum solo de 2003, anterior à formação do Pedra, para representá-lo, optou por enviar à produção desse referido álbum, a faixa "Pra Não Voltar", do Pedra para representá-lo. E devo acrescentar que foi uma decisão acertada de sua parte, no sentido de que a oportunidade foi capitalizada em favor da nossa banda, que estava em plena atividade na ocasião.

No caso da outra coletânea pela qual consideramos como partícipe da discografia do Pedra, curiosamente a faixa que nos representou em sua constituição ao lado de outras bandas, foi igualmente a música: "Pra Não Voltar". E o álbum em questão foi denominado como: "Independente ou Morte", ou seja, a fazer alusão à cena independente do Rock brasileiro na década de 2010, então em voga e a brincar naturalmente com a frase ufanista ligada à independência do Brasil, que teria sido proferida pelo então príncipe, Dom Pedro IV de Portugal e futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro I. 

"Pra Não Voltar" (Xando Zupo) - Pedra na coletânea "Independente ou Morte" - Produzida pelo Site Nave dos Deuses - 2014

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=DW4tCRfMZI0

Obra do abnegado ativista cultural, José André, oriundo do ABC paulista, que manteve durante anos um espetacular site denominado: "Nave dos Deuses", essa coletânea reuniu bons artistas que estavam em atividade naquele momento de metade da década de 2010, na cena do Rock underground brasileiro e nesse caso, foi uma honra termos recebido o seu convite para fazermos parte desse elenco que ele escolheu. Em uma época na qual ainda havia a necessidade premente de se investir na mídia física do cd tradicional, esta coletânea teve uma tiragem boa lançada no mercado, mas de uma forma altruísta, inteiramente gratuita, portanto foi um cartão de visitas para todos os artistas envolvidos, incluso nós, naturalmente.

Daí em diante, garantida a presença dessa nossa participação em coletânea para compor o meu acervo pessoal, a missão natural foi proceder o mesmo em relação à suprir todas as faixas dos três discos oficiais que essa banda lançou no mercado ao longo da sua história.

Antes porém, eu devo registrar que em 13 de outubro de 2022, o Pedra constou com uma música no programa: "Toca do Shark" em sua edição 87, através da Webradio Stay Rock Brazil. Apresentado pelo músico e ativista cultural/radialista, Alexandre Quadros, a nossa banda foi representada pela música: "Só", lançada como single em 2010, e que posteriormente compôs o álbum "Fuzuê" de 2015.

Eis o link para escutar o podcasting desse programa:

https://www.mixcloud.com/.../toca-do-shark-87/complete/

E um pouco tempo depois, o programa "Planeta Música" da Rádio Nova Cultura/93.1 FM de Botucatu-SP , relacionou o Pedra para constar da sua seleção por duas edições de dezembro, precisamente nos dias 14 e 22, ou seja, que bom que tenha havido essa movimentação midiática tantos anos após a extinção do trabalho. 

Bem, como eu já adiantei, a minha missão particular seguinte foi trabalhar com os discos oficiais da banda e assim assegurar a presença de todas as suas respectivas faixas sob o meu domínio para compor o acervo em meu Blog 3 e a preencher os respectivos canais de YouTube que eu passei a gerir em 2022.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário