Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=oHLz9d6EMBE
É interessante notar que não apenas para o caso dessa faixa, "Pretty Old Lover", mas como uma constante para as demais gravações, que é nítida a presença de uma reverberação natural muito acentuada de uma forma generalizada e ainda mais perceptível nas peças da bateria, por uma questão natural da ambientação caseira e nada preparada para uma gravação profissional.
Como consta na história narrada ao longo de capítulos anteriores, a gravação dessa demo-tape foi feita na residência do Beto Cruz na ocasião e assim, a bateria foi gravada na cozinha da sua habitação, que era ampla por natureza arquitetônica e no caso, foi somente amparada por biombos improvisados para conter ruídos indesejáveis produzidos pela vizinhança durante um domingo vespertino. E sobre os amplificadores de baixo e guitarra, estes ficaram colocados na sala de estar do imóvel e também protegidos precariamente por biombos bem improvisados mediante almofadas e cobertores, ou seja, tudo muito inadequado.
Portanto, ouve-se a reverberação natural rebatida pelos azulejos da cozinha e isso realçou os agudos dos pratos, chimbau e caixa, principalmente e o bumbo e tambores ficaram com os seus graves prejudicados, com a esperança ali no calor do momento, de que o equilíbrio seria alcançado na mixagem, mas mediante um gravador de quatro pistas, é claro que isso não ficaria saliente de forma alguma e de fato não ficou, ainda mais com a inevitável obrigatoriedade do recurso da "redução", no qual a bateria inteira e o baixo foram mixados em um único canal.
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ryWGTGxORPo
Sobre a música, "We Hear the Call", nesta gravação que obviamente não valeu para o cômputo final da conclusão da demo-tape, se notam algumas falhas de pulsação na linha de baixo e bateria, certamente ocasionadas pela dificuldade de se estabelecer um padrão de monitoração minimamente plausível para se gravar com segurança. De fato, com um maquinário inadequado, não haveria como os fones de ouvido nos ajudarem nesse sentido tão básico.
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=z5xkFtEjg9g
Outra característica dessas gravações foi o fato de que para preservar ao máximo o espírito da gravação original, eu não editei a cortar pequenos trechos com tentativas de gravação antes da música prosseguir enfim, do começo ao final, ao se estabelecer em tese uma outra "tomada". Se fosse uma produção audiovisual de cinema, eu diria que deixei que constassem as tentativas anteriores, mesmo separadas pela claquete a configurar um material "bruto", ou como se diz nesse meio cinematográfico, o "copião".
Eis o link para escutar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=i9XdmxdIJ4s
E também deixei a conversa preliminar e posterior a cada gravação, ao menos por alguns segundos, para também preservar o caráter bruto da gravação, sem edição e a conter as nossas vozes em muitas ocasiões a conter avisos de contagem, e outros comentários análogos, além de constar também a voz do baixista, Claudio Cruz, irmão do Beto, que comandou a gravação ao operar a máquina "Fostex", ou como a apelidávamos pejorativamente na ocasião, "Tostex", para se criar uma alusão em tom de pilhéria sobre uma torradeira de pão.
Eis o link para ouvir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ZeFjsXLYa_0
Algumas dessas músicas foram gravadas em 1989 para compor o LP "A New Revolution", único álbum que essa banda lançou em sua curta carreira, mas outras não foram aproveitadas e assim, a sua presença nestas faixas aqui a representar o embrião da demo-tape de 1988, representam um adendo para a memória dessa banda e por conseguinte, do meu acervo pessoal.
E no bojo dessas novidades, houve também o armazenamento das músicas do LP "A New Revolution" a seguir a predisposição que eu havia adotado em relação a obter o domínio de "endereços" próprios de todos os trabalhos dos quais eu participei.
Continua...
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