terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 346 - Por Luiz Domingues

Mais raridades foram resgatadas e publicadas, desta feita no meu canal 2 de YouTube. Neste caso, a se tratar de raros áudios esquecidos, provenientes de uma remota fita K7 que capturara um ensaio realizado em 2 de julho de 2022. 

Claro que o áudio não é dos melhores, aliás, muito abaixo da média para um tipo de armazenamento primitivo dessa monta, no entanto e como eu sempre insisto em demarcar: o que importa é o valor histórico da raridade arqueológica.

Neste caso, eu consegui publicar três músicas, cujo áudio se mostrara um pouco melhor. diante do bojo registrado nessa fita. No caso, as outras músicas ali coletadas, ficaram com um padrão ainda pior de qualidade, praticamente inaudíveis e certamente que eu tive que descartá-las. Lastimei, pois sob o ponto de vista musical, as performances apresentadas por essas peças, estavam ótimas e mereciam a imortalidade para a exibição eterna no meu museu de carreira.

Um outro aspecto a se r comentado, foi que nessa mesma fita, havia uma quantidade razoável de releituras de clássicos do Rock 1960/1970 por executados em ensaio, mas eu não publiquei de imediato, pois evitei ao menos em uma primeira instância ter essa exposição ao lado das músicas autorais disponíveis, exatamente para valorizar a nossa produção artística e não a recreação exercida em ensaios de modo informal. Todavia, isso não significou que mais para frente, esse material fosse exposto, em outro contexto.

"Bruxas" - Patrulha do Espaço - Ensaio estúdio Alquimia de São Paulo em 2 de julho de 1999.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ZHQZWvm7Jjg

"Bruxas" é um belo Hard-Rock com pegada setentista que a nossa banda gravara para o LP "Patrulha 4", lançado em 1984. Preparamos tal música para constar no repertório ao vivo e ela figurou no set list  de 1999, mas depois saiu de cena, à medida que incorporamos as músicas inéditas em profusão e diminuímos o espaço para o repertório clássico.

"Bomba" - Patrulha do Espaço - Ensaio estúdio Alquimia de São Paulo em 2 de julho de 1999.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=TRUXrP1DBQA

"Bomba" é um outro tema muito clássico do repertório da banda e que é proveniente do LP "Patrulha" de 1982. Por sugestão do Rolando, nós a ensaiamos com o arranjo ligeiramente diferente, registrada na regravação da canção para o LP "Primus Inter Pares" de 1992. Particularmente eu prefiro a versão original de 1982, mais setentista em sua essência original.

E finalmente, eu pude publicar uma jam-session cuja existência eu nem me lembrava. Tratou-se de um riff ao estilo Hard-Rock setentista que o Marcello havia criado e proposto, no entanto, como já tínhamos muitas músicas prontas para incorporar ao repertório, assim que começamos a ensaiar no início de abril de 1999 e de fato, músicas essas que compuseram o bojo do CD Chronophagia que gravaríamos a partir de janeiro de 2000, eis que essa ideia foi abandonada e tal tema não foi mais cogitado doravante nos anos vindouros nos quais a nossa formação existiu.

Todavia, assim que o Pedra foi formado ao final de 2004, a música foi enfim finalizada e entrou para o repertório dessa banda, logicamente sob uma outra roupagem mais adequada para essa outra banda, quando passou a ser conhecida como: "Misturo Tudo e Aplico". Portanto, fica essa curiosidade anotada para os fãs do trabalho das duas bandas.

"Jam-Session Livre" - Patrulha do Espaço - Ensaio estúdio Alquimia de São Paulo em 2 de julho de 1999.

Eis o link para escutar no YouTube: 

https://www.youtube.com/watch?v=TXxHTII8KhQ

E mais novidades ficaram prontas para reforçar o museu virtual da nossa banda e consequentemente da minha carreira.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário