terça-feira, 12 de março de 2024

Autobiografia na música - Boca do Céu - Capítulo 123 - Por Luiz Domingues

Que momento bonito foi para essa banda formada por adolescentes nos anos setenta, mas que não conseguira amealhar grandes conquistas naquela década, poder se reagrupar tanto tempo depois e aos poucos, avançar para quebrar os seus próprios recordes. 

Pois se em 2023, lançamos enfim a nossa primeira música oficialmente gravada em estúdio e tivemos inúmeras execuções radiofônicas, agora estávamos com show marcado para acontecer em breve e nesse dia 31 de janeiro de 2024, fomos realizar a nossa primeira entrevista para um veículo de rádio tradicional do dito "dial", com a banda completa e com direito a uma mini apresentação de nossa parte.

Tudo bem que esse convite foi formulado por um próprio companheiro nosso, isto é, a se configurar como uma ação entre amigos, mas na prática, tirante essa camaradagem implícita, o fato foi que essa oportunidade se revelou histórica para a nossa banda, que sonhara com participações dessa monta no âmbito da cobertura radiofônica e somente agora, na terceira década do século XXI, concretizou tal feito.

Bem, tradicionalmente o programa era realizado nos estúdios da USP, dentro do campus da cidade universitária, porém, a passar por reformulação, já de algum tempo a gravação estava a ser realizada no estúdio conhecido como "Mister Jungle", de propriedade do tecladista do Língua de Trapo, José Miletto, em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.

Para tocarmos de uma maneira elétrica, tivemos o apoio do percussionista do Língua de Trapo, Marcos Martins, que é também técnico de som e proprietário de equipamento de PA, portanto, ele prontamente nos emprestou toda a estrutura, montando um mini PA de pronto para que pudéssemos tocar.

Os apresentadores do programa "Rádio Matraca" e amigos de longa data: Alcione Sanna, Laert Sarrumor e Ayrton Mugnaini Junior.  Boca do Céu no programa "Rádio Matraca" da USP FM. 31 de janeiro de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

A minha ex-aluna e amiga, Alcione Sanna e eu, Luiz Domingues, a nos reencontrarmos após tantos anos. Boca do Céu no programa "Rádio Matraca" da USP FM. 31 de janeiro de 2024. Click (selfie), acervo e cortesia: Alcione Sanna

Foi um prazer reencontrar a minha ex-aluna, Alcione Sanna após tantos anos, e com a qual tive bons momentos de recordação ali nos bastidores dessa gravação, ao falarmos sobre as nossas reminiscências ocorridas nos anos noventa, quando das minhas aulas. 

Seguindo o roteiro do programa, nós primeiro gravamos as músicas do Boca do Céu. Tocamos as canções: "Rock do Cometa",  "Astrais Altíssimos" e "Desprogramação". 

E ali na hora, na base do improviso, a se considerar que Ayrton Mugnaini Junior e Carlinhos Machado também eram membros do grupo "Los Interessantes Hombres Sin Nombre", se resolveu convocar os dois guitarristas do Boca do Céu, Wilton Rentero e Osvaldo Vicino, e assim eles tocaram a música: "Rebel Dog Blues", composição do Ayrton, inclusive com a participação do Laert, canção que representou os "Los Interessantes", que também fariam o show conosco no Instituto Cultural Bolívia Rock, alguns dias depois.

 
Flagrantes da nossa apresentação durante entrevista concedida ao programa "Rádio Matraca". Primeira foto: Laert Sarrumor e Wilton Rentero. Segunda foto: Osvaldo Vicino e Laert Sarrumor. Terceira a foto: Eu (Luiz Domingues), com Ayrton Mugnaini Junior, atrás, em pé e Carlinhos Machado ao lado. Boca do Céu na gravação do programa "Rádio Matraca". 31 de janeiro de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

A seguir, fizemos a entrevista que foi muito boa, com todos a contar a história da nossa banda nos anos setenta e no momento pós-2020,  e logicamente com o Laert também a participar desse contexto, mesmo sendo ele também um dos apresentadores do programa. 

Um último bloco foi dedicado à minha pessoa e certamente que eu  vi como algo muito honrosa essa deferência à minha pessoa e trajetória pessoal. Nesse bloco, eu falei de praticamente todas as bandas pregressas que tive e também d'Os Kurandeiros, mediante trechos de músicas executados de cada trabalho destacado e a contar com o farto uso de "BG" a destacar músicas dessas bandas todas. 

Em suma, foi uma entrevista & apresentação em clima de completa descontração, entre amigos queridos e com a camaradagem explícita no ambiente, o que nos deu respaldo, certamente, para nos apresentarmos bem e falarmos com desenvoltura.  

A banda perfilada a atuar, com Ayrton Mugnaini Junior e Alcione Sanna a assistir da porta ao fundo e no canto direito a comandar a filmagem, Moacir Barbosa de Lima ("Moah"). Click, acervo e cortesia: José Miletto

O nosso excelente apoiador, Moacir Barbosa de Lima, o grande "Moah", fotografou e filmou toda a apresentação e o simpaticíssimo José Miletto nos forneceu o áudio das três músicas que gravamos e assim, eu pude compor três clips mediante mosaico de fotos para reforçar o acervo da nossa banda. 

Tal entrevista foi ao ar no dia 10 de fevereiro de 2024, pelas ondas da USP FM, a concretizar a primeira entrevista coletiva da banda em uma emissora de rádio do "dial" tradicional. Um marco para os meninos sonhadores de 1976, somente concretizado por senhores no alto da terceira idade em 2024, porém, a emoção foi a mesma, é preciso salientar.

Dias depois, o podcast para audição permanente foi disponibilizado pela emissora, através do seguinte link:

https://jornal.usp.br/radio-usp/sinopses/radio-matraca/

"Rock do Cometa" ao vivo no programa "Rádio Matraca" - USP FM de São Paulo. No ar no dia 10 de fevereiro de 2024

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fVf-CXpWFOw

"Astrais Altíssimos" ao vivo no programa "Rádio Matraca" - USP FM de São Paulo. No ar no dia 10 de fevereiro de 2024

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=xbdUT6i-bos

"Desprogramação" ao vivo no programa "Rádio Matraca" - USP FM de São Paulo. No ar no dia 10 de fevereiro de 2024

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=HwRTj2_cImw

Com a propaganda do show já "na rua" e a todo vapor, o programa foi com certeza um elemento de apoio nesse esforço. E então, para arrematar, fizemos mais um ensaio de segurança. Dessa forma, nos reunimos novamente nas dependências do estúdio Lumen de São Paulo, no dia 11 de fevereiro de 2024, para um último apronto. 

Da esquerda para a direita: Carlinhos Machado, eu (Luiz Domingues), Wilton Rentero e Osvaldo Vicino. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen de São Paulo. 11 de fevereiro de 2024. Click, acervo e cortesia: Moacir Barbosa de Lima ("Moah")

Sem o Laert, no entanto, apenas repassamos alguns pontos cruciais das canções para nos fornecer a segurança final e assim nos colocamos aptos para cumprir o nosso apontamento mais importante nesta etapa do grande resgate, para finalmente nos colocarmos novamente sob um palco, após um longo hiato de 46 anos.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário