terça-feira, 8 de julho de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 126 - Por Luiz Domingues

Para promover esse show, havíamos obtido algumas ações de mídia, anteriormente, que forneceu-nos um bom suporte. A primeira ação nesse sentido, foi ter participado do programa "Balancê", da Rádio Excelsior de São Paulo. Esse contato, eu havia conseguido graças ao Língua de Trapo, por ter participado do programa com tal banda, meses antes. 


Tratava-se de um programa anárquico, realizado ao vivo de um pequeno teatro de bolso (Teatro Pimpão), localizado na Rua Apa, em Santa Cecília, bairro próximo ao centro de São Paulo. Na sua condução, revezavam-se diariamente : Fausto Silva e Osmar Santos, e para intercalar-se às atrações musicais e de outros ramos artísticos (geralmente atores a promover peças teatrais e escritores a lançar seus livros), haviam as intervenções esportivas, com o boletim dos clubes de São Paulo, mediante comentários e sonoras a conter entrevistas. 
Nessa primeira aparição d'A Chave do Sol, o poeta, Julio Revoredo, esteve presente a acompanhar-nos, e a aproveitar o ensejo, tirou algumas fotos, inclusive, as que ilustram este capítulo a mostrar a banda na porta do teatro. Foi no dia 9 de julho de 1984 e fazia muito frio no feriado estadual em São Paulo. Concluímos a nossa performance, a dublar, o que foi exótico por tratar-se de um programa de rádio, mas teve um sentido : havia um público, por tratar-se de um teatro, portanto, cerca de cinquenta pessoas apareciam ali todos os dias e geralmente eram os operários do Metrô, pois estavam nessa época, a concluir as obras da linha 3, leste / oeste, com a estação Marechal Deodoro a ser concluída, ali ao lado. 
O apresentador, Fausto Silva, ainda não era famoso como o é hoje em dia, mas foi certamente o Balancê que motivou sua ida à TV, primeiramente para fazer o "Perdidos na Noite", que culminaria em mudar-se de estação três vezes antes de chegar à TV Globo e diluir-se no popularesco : "Domingão do Faustão", que está no ar, desde o final dos anos 1980. Nesse dia, após o término do programa, o Faustão convidou-nos para um café na padaria da esquina da Rua Apa, com a Rua das Palmeiras, e disse-nos para levarmos o nosso material promocional para a sua produtora, uma moça chamada, Lucimara Parisi, para visar levar-nos a participar do "Perdidos na Noite", na TV.  Eu já havia participado desse programa uma vez com o Língua de Trapo e de fato, era o "Balancê", só que na TV, com o mesmo formato, praticamente.

E a outra movimentação que fizemos, foi na Rádio Jovem Pan AM, no dia 16 de julho, em um programa chamado : "São Paulo Agora", com cunho jornalístico. Estarmos em uma emissora com grande audiência como essa, foi um feito notável para uma banda independente e ficamos contentes em poder falar do lançamento do disco; promover o show do Lira Paulistana e ter a nossa música, "Luz", executada para uma audiência de milhões de pessoas em rede por todo o Brasil. Esse programa foi conseguido graças a um contato fornecido pelo Luiz Calanca, da Baratos Afins. As portas do "Balancê" abriram-se para nós, e no dia 26 de julho, voltamos e reforçamos a divulgação do show do Lira Paulistana. E desta feita, levamos ingressos cortesia para ser distribuídos aos ouvintes.

Fotos do dia em que fomos às instalações da RTC (Rádio e Televisão Cultura, acompanhados do poeta, Julio Revoredo.

Já no dia 27 de julho, eu e Rubens fomos aos estúdios da Rádio Cultura e divulgamos disco e show, no programa "Panorama", sob um outro contato que eu tinha feito graças ao Língua de Trapo. E um outro contato que eu havia obtido de meus tempos no Língua de Trapo, ocorreu no programa de TV,  "Realce Baby". Exibido pela TV Gazeta de São Paulo.

Gravamos a nossa participação pela primeira vez nessa atração televisiva, e foi ao ar, no dia 20 de julho de 1984. Nesse dia, havia um grupo de dançarinos de "Break", uma dança de rua que representava uma autêntica febre no início dos anos 1980, e o seu apresentador, o argentino, Mister Sam, não fez-se de rogado e deixou-os no cenário, a dançar atrás de nós, como figurantes.

Foi hilário ter esse pessoal ali, pois obviamente que o nosso som não fazia sentido algum para eles. No vídeo, dá para sentir o clima de constrangimento por parte desse pessoal.

A entrevista que o Mister Sam realizou conosco, foi hilária e em todas as vezes que participaríamos do programa doravante, sempre seria nesses termos, com total improviso e nonsense.

Eis o Link para assistir no You Tube : 

https://www.youtube.com/watch?v=o0ZR6XZwB6A

Assista acima essa performance nossa no Realce, da TV Gazeta de São Paulo, em 20 de julho de 1984


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário