domingo, 3 de agosto de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 158 - Por Luiz Domingues

Na manhã de quarta-feira, precisávamos estar nos estúdios da TV Record, de São Paulo, pontualmente às 8:00 h. da manhã. Participaríamos do programa : "A Mulher dá o Recado", típico programa feminino matinal, mas que abria espaço para aparições de bandas independentes, além dos tubarões das "majors". Nunca canso-me em dizer que se detesto a década de oitenta por diversos aspectos, devo reconhecer que nessa época, havia ao menos locais para tocar, e abertura na mídia mainstream, ainda não totalmente corroída pela máfia do jabá. Achávamos que era válido apresentarmo-nos em programas femininos e não exatamente especializados em música, e muito menos no Rock, por que era uma oportunidade de expansão, a atingir um tipo de público diferente. De fato, continuo a pensar assim. Acho muito válido aparecer em programas de TV, não necessariamente especializados em música. 

A apresentadora, foi a Márcia Maria, uma atriz que fora bem famosa nas décadas de sessenta e setenta, e que agora estava a atuar em uma nova função. A música que dublamos, foi : "Luz". Fora uma escolha única, pois só tínhamos o compacto na ocasião, e o lado B do disco continha o tema : "18 horas", uma música instrumental e longa, portanto inadequada para o formato de dublagem na TV. A entrevista foi trivial como poder-se-ia esperar de um programa dessa natureza e dessa forma, só o básico foi relatado na mini entrevista promovida por ela. 

Claro, o curioso ficou por conta de Chico Dias ter que dublar a voz do Rubens, presente no disco. Não tínhamos outra alternativa, submetendo-o a tal constrangimento, pois não havia cabimento em apresentarmo-nos sem a presença dele, Chico, pois estávamos a forjar uma nova imagem como quarteto. E dentro dessa perspectiva, já tínhamos feito fotos promocionais novas (clicadas pelo amigo, Carlos Muniz Ventura, que depois tornar-se-ia fotógrafo profissional), inclusive. 

Aliás, cabe o parênteses, é dessa sessão de fotos que saiu uma foto publicada na revista "Mix", posteriormente, sobre o universo de instrumentos e equipamentos musicais, onde o Rubens foi entrevistado, e a sua imagem foi recortada dos demais, pois havia destacado-se ao dar um pulo muito alto, a parecer o Pete Townshend na imagem. De volta ao programa, infelizmente eu tenho a cópia preservada em VHS, mas ela está muito comprometida pela ação do tempo. Digitalizei assim mesmo, mas não tem condições de ser postada no You Tube, pois é irritantemente ruim, com problemas de rotação, inclusive. Tentarei, por outro lado, aproveitar de alguma forma as poucas tomadas razoáveis de tal vídeo, e quem sabe, utilizar em algum promo, só com alguns "frames", no futuro. Aparecemos no programa : "A Mulher dá o Recado", da TV Record de São Paulo, na manhã do dia 24 de outubro de 1984. 

Ao sairmos dali, o próximo compromisso seria só para a dupla Rubens Gióia e Chico Dias, por que tivemos um acordo interno na banda, onde entrevistas de rádio, seriam feitas só por uma dupla a representar-nos. Isso por que geralmente, seria inútil a participação de todos, para o desenvolvimento da conversa. E como da última vez que participáramos do programa "Balancê", da Rádio Excelsior, a dupla participante fora a formada por eu, Luiz Domingues e José Luiz Dinola, no revezamento acordado, foi a vez de Rubens e Chico Dias. Portanto, ao meio-dia dessa quarta-feira, lá estavam eles a representar a nossa banda, e a divulgar o show de logo mais a noite no teatro Lira Paulistana...
Essa nota no Jornal da Semana, foi publicada no domingo, dia 21, mas o nosso show no Lira Paulistana só aconteceu na quarta, dia 24 de outubro de 1984

Continua...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário