sábado, 6 de agosto de 2022

Floresceres - Por Telma Jábali Barretto

Esse parece ser nosso destino, karma, dharma... trilhar. Eternos e mais ou menos solenes ou casuais... inesperados ou consequências daquilo que a experiência já antes anunciava e... como sementes, quebramos cascas e vamos trazendo à luz novas roupagens, diferentes formas de apresentação daquilo que no cerne já éramos nem mesmo sabíamos antes que as mais diversas revelações desmascarassem, expusessem... 

Seguimos entre espanto e admiração, encanto e decepção forjando quem viemos sendo, viemos conhecendo de nós, em nós e... daqueles com quem convivemos que, por vezes, criam o clima para tais despertares a eles levamos, consciente ou inconscientemente, ao processo sagrado desse contínuo inovar, recriar e reinventar que a vida se incumbe de propor, servir, oferecer como prato do dia em que alguns são apetitosos?!... ou... como única opção de serviço, "oferecimento da casa"... e seguem alimentando, abastecendo, nutrindo de forma pródiga! 

Muitos acontecimentos impactam como verdadeiras revoluções, quebras e disrupções marcantes, aqueles que ficam na memória com dia e hora definidos... Já outros vêm de mansinho tomando espaço devagar e sub-repticiamente vão definindo seus contornos e deixando suas marcas trazendo florescer, desabrochar que da perspectiva da flor nasceu, surgiu inaugurando novo existir e, de outro lugar, o da semente, fecha sua participação e atuação dando espaço ao fluxo da germinação bem-vinda onde, igual, humilde volta ao húmus que se forjará em outras facetas... rendendo-se reverente ao próprio fluxo, natureza, processo da Vida. 

Assim seguimos nós entre os ‘surgires‘ e rebentos já adormecidos, "adolescentares", "amadureceres" e "envelhereceres" e... "partires"’ nesse inevitável curso que em nós se fazem sementes, símbolo de promessas, botões e flores sinônimo de vir a ser, colheita e resposta ao adiantar do desfecho que segue, segue e seguirá sempre e nobre a cada etapa desse eterno vir a ser... ... ... nesse incorporar e abdicar carregados da beleza e importância dos ciclos perenes.

Que tenhamos a força da semente, o perfume irradiante da flor e a maturidade confiante, por vezes sábia e outras teimosa que insiste e no ‘junto e misturado’, no transitar em nós mesmos, dentro e fora, com tudo e todos, por nós e pelos demais, pela Vida... saudando oportunidades de revelações e floresceres!!!

 

Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil é também uma experiente astróloga, consultora para a harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.

3 comentários:

  1. Excelente reflexão! Florescer envolve atingir um estágio de bom funcionamento, viver uma vida boa e significativa. É uma capacidade de todo ser humano. Martin Seligman trouxe o conceito de florescimento humano para a Psicologia propondo que esse deve ser o principal objetivo da Psicologia: florescer pessoas, instituições e comunidades. Estimo sucessos contínuos para Telam Jabáli Barreto e Mestre Luiz Domingues!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos sua leitura e comentário, interagindo conosco.
      E sim! capacidade de todos nós que quanto mais conscientizada e exercida, fluiremos melhor nos processos que convidam, movem e levam as mudanças pelas mais diversas vias e seguimos, seguimos e SEGUIREMOS...como costumamos sempre acreditar e dizer.

      Excluir
  2. Que tenhamos a força da semente, o perfume irradiante da flor e a maturidade confiante, por vezes sábia e outras teimosa que insiste e no ‘junto e misturado’, no transitar em nós mesmos, dentro e fora, com tudo e todos, por nós e pelos demais, pela Vida... saudando oportunidades de revelações e floresceres!!!
    Mb!!!! Sigamos na arte de florescer... forte abraço!

    ResponderExcluir