quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 126 - Por Luiz Domingues


O clima nesses dias finais, foi expresso pela melancolia por estar a deixar novamente o Língua de Trapo, e assim causar uma mágoa pessoal ao amigo, Laert Julio, o dito, Sarrumor. Mas também haveria tensões nesses últimos momentos, que intensificavam a necessidade urgente em interromper esse processo por estar em duas bandas autorais, simultaneamente. 

Por exemplo, ao final de semana que sucedeu o show que fizéramos em Ribeirão Preto / SP, tive problemas com as duas bandas. O show em Ribeirão Preto, que relatei no capítulo 125, caiu em uma quarta-feira. Na noite anterior, eu havia gravado participação no programa : "A Fábrica do Som", da TV Cultura (já relatado no capítulo d'A Chave do Sol, e que trata-se daquela aparição onde joguei o compacto recém lançado da banda, para alguém da plateia, e ele planou, e foi estacionar no teto do teatro do Sesc Pompeia). E no final de semana, haveria dois shows d'A Chave do Sol : um na sexta-feira, e o outro no sábado. 

Eu havia consultado o nosso empresário, Jerome Vonk, bem antes, para poder confirmar os shows d'A Chave do Sol nessas datas, e ele confirmara que só haveria o show de Ribeirão Preto / SP com o Língua de Trapo, naquela quarta-feira citada, e depois disso, somente no final de semana seguinte, teríamos uma mini temporada a cumprir no Centro Cultural São Paulo, na capital. Mas quando aproximou-se a semana do show de Ribeirão Preto / SP, recebi a comunicação de que ele fechara um show de última hora, na cidade de Jundiaí / SP, no sábado, ou seja, no mesmo dia em que já estava fechado um show d'A Chave do Sol, em São Paulo. Apesar de todos os melindres de lado a lado, nunca, nesses meses todos em que estive a equilibrar-me nessa corda bamba, houvera ocorrido uma situação limítrofe desse porte, e ironicamente, eis que culminou em ocorrer, justamente nesse momento tenso, quando eu estava de saída do Língua de Trapo, e com um clima pesado no ar, devido à minha decisão em partir. 

O Jerome sabia de minha situação delicada, mas justificou ao dizer-me que não teria cabimento não marcar esse show, só por que eu tinha esse conflito pessoal, e que isso foram "os ossos do ofício". Bem, ele teve razão, teria sido completamente fora de cogitação para a banda, recusar um show, ainda que marcado em cima da hora, pois a data estava livre e sua obrigação como empresário, seria buscar o máximo em oportunidades para a banda. Perfeito, sem questionamentos, nesse sentido. Por outro lado, também seria uma absurdo eu dizer aos companheiros d'A Chave do Sol, que precisávamos cancelar o nosso show, devido ao fato de que eu teria que cumprir um compromisso com o Língua de Trapo, sendo que esse show d'A Chave do Sol, fora fechado mediante consulta prévia sobre a disponibilidade de minha parte, com o empresário do Língua de Trapo. Desagradável demais essa situação, mas por outro lado, confirmara a minha decisão em não mais equilibrar-me sob uma corda bamba, e gerar insatisfações para os dois lados em que estava comprometido. 
Bem, haveria uma possibilidade para conciliar esse conflito, e dessa forma, negociei com o Jerome, e também com os meus companheiros d'A Chave do Sol, uma saída que minimizasse-se esse desastre logístico, onde eu cumpriria o meu compromisso com ambas as bandas, com um mínimo de prejuízo para todos. Isso vislumbrou-se na medida em que o show do Língua de Trapo em Jundiaí / SP, seria realizado em um horário clássico, no padrão de uma peça teatral (21:00 horas), e o show d'A Chave do Sol, seria no horário "maldito" da meia-noite, portanto, se houvesse um esforço colaborativo entre as bandas, seria possível que eu fizesse os dois shows. No caso d'A Chave do Sol, seria um show no "Morro da Lua", aquela pista de motocross, onde houvéramos tocado em junho de 1983 (história que está contada nos capítulos sobre "A Chave do Sol"). Como não seria em um teatro, tampouco casa noturna, nesse caráter em termos de show ao ar livre, sob uma área inóspita, haveria uma flexibilidade de horário, portanto. 

Então, consegui com o Jerome, um acerto, no qual um carro trazer-me-ia antes da comitiva do Língua de Trapo, como carona informal, a fim de adiantar-me na chegada à São Paulo. E da parte d'A Chave do Sol, o Rubens Gióia prontificou-se em buscar-me no ponto onde o carro deixar-me-ia, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, a fim de levar-me para o "Morro da Lua, no Morumbi, zona sul de São Paulo. Com esse esforço colaborativo mútuo, viabilizei cumprir os dois compromissos, ainda que para dar margem a atrasos e com as pessoas das duas bandas a irritar-se com a minha manobra tão engenhosa...


Continua... 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário