domingo, 25 de novembro de 2018

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 320 - Por Luiz Domingues

No soundcheck, eis uma foto clicada pelo vidro da sala técnica, onde vê-se a presença de Marta Benévolo e Rodrigo Hid em meio aos acertos finais para que pudéssemos tocar e por um pequeno detalhe, vê-se a persona de Rolando Castello Junior, agachado a arrumar as peças da sua bateria. Patrulha do Espaço no programa "Live on the Rocks", da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Click, acervo e cortesia de Ana Amb 

Alguns dias antes mesmo dos ensaios que precederam o show no Sesc Pompeia, o Rolando já havia avisado-me que uma emissora de rádio da internet, uma webradio, havia solicitado a presença da Patrulha do Espaço para a gravação de um programa especial e que envolveria entrevista e uma apresentação ao vivo, gravada previamente em estúdio. 

Ora, nem precisou dizer-me que emissora ou nem mesmo o programa em questão, pois logo deduzi ser o ótimo: "Live on the Rocks", da Webradio Stay Rock Brazil. 

Eu já havia participado de uma edição desse programa, em outubro de 2015, com Os Kurandeiros e conhecia bem os seus artífices, Rockers inveterados, ativistas culturais incansáveis e também todos, sem exceção, ótimas pessoas. 

Portanto, fiquei feliz por participar mais uma vez desse programa, na condição de um "ex-componente" convidado para atuar na turnê final da nossa banda e a conter esse compromisso radiofônico como um adendo bem agradável, por sinal. O local foi o Rocks Studio, o mesmo em que eu participara com Os Kurandeiros em 2015, capitaneado pelo competente guitarrista e técnico de áudio, Fábio Hoffmann.

Cheguei cedo, bem antes do horário pré-combinado e isso deu-se pela facilidade de sua localização ser bem próxima de minha residência. Mas acho que superestimei tal prerrogativa, pois exagerei mesmo em minha avaliação ao ponto de tocar a campainha do estúdio e verificar que não havia ninguém presente no estabelecimento em questão. 

Cerca de meia hora depois, eis que uma moça jovem e bonita, aproximou-se e mediante a posse da chave da casa, deduziu que eu fosse músico, pela obviedade da minha cabeleira Rocker, à moda antiga. E pelo figurino dela, eu também logo notei que ele mantinha uma relação com a música, ainda que certamente pelos signos mais modernos a denotar apreço pelas vertentes do Rock pesado pós anos oitenta. 

Bem recebido pela simpática, Júlia Saad Rittner, eu logo fui informado que ela era assistente de áudio do Studio Rocks, a trabalhar com o Fabio Hoffmann. Ótimo, juventude a renovar e manter a chama acesa dentro da grande cadeia que envolve a música profissional. 

Mais um pouco de tempo passou e eis que o pessoal da Webradio Stay Rock Brazil chegou e sempre foi (é um prazer estar na companhia agradabilíssima de Adilson Oliveira, um tremendo guitarrista, que nutre uma paixão pelo Rock brasileiro, que é contagiante, mais o gentleman, Renato Menez e o ultra ativista cultural, Rogério Utrila. Nós ficamos ali sob uma conversa super prazerosa, quando o Renato falou-me que haveria uma série de convidados presentes para assistirem a entrevista e a gravação do especial ao vivo. 

Bem, eu esperei algo dentro da normalidade desse programa, com uma gravação discreta, mas ao mesmo tempo, compreendi que a presença da banda estava a ser tratada de uma forma especial a ostentar uma reverência muito bonita da parte deles, a demonstrarem respeito e admiração.

Da esquerda para a direita: Luiz Domingues, Marta Benévolo e Rodrigo Hid. Patrulha do Espaço, no programa Live on the Rocks, da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Click, acervo e cortesia de Ana Amb

Então, muitas pessoas convidadas pela Webradio chegaram e o engraçado foi que eu conhecia a maioria ali presente, por vê-los constantemente presentes nos shows d'Os Kurandeiros. 

Entre tanta gente boa ali reunida, destaco as presenças de Carla Maio (fotógrafa), Índia Dias (que eu conhecia desde a época da banda, "A Chave/The Key", ou Chave "sem" Sol, como ficou apelidada), ou seja, lá pelos idos de 1988, 1989. 

Ana Amb, Ka Tagnin, Humberto Morais (fotógrafo), além do Raphael Rodrigues, o fã/amigo, que é um dos maiores estudiosos sobre a história do Rock brasileiro que eu conheço. 

Marcos Kishi, o fotógrafo classe A e também uma testemunha ocular da história a contar-me sempre sobre ter visto a minha atuação com o Língua de Trapo nos idos de 1983 e 1984, várias vezes, in loco. 

E também a presença do gentleman, Toni Estrella, que na verdade estava ali também com uma dupla missão, visto que a sua banda, "Masmorra" iria participar do programa e na verdade, a data pertencia-lhes e por uma intervenção especial a aproveitar a presença da Patrulha do Espaço, agrupada para o show que fizéramos na noite anterior no Sesc Pompeia, houve um esforço para encaixar-nos. 

Outras pessoas estiveram presentes, também, inclusive a presença de um jovem músico de uma boa banda emergente, chamada: "Picanhas de Chernobyl", bem comprometida com a estética vintage, chamado: Leonardo Barbosa Sacramento, popular, "Ratão". Gostei de conversar com ele, rapaz humilde, ótimo músico e com aquele brilho no olhar de quem sonha com o Rock, como nos tempos de outrora, portanto claro que identifiquei-me de imediato com ele, pela nossa óbvia similaridade nos ideais.

Rolando Castello Junior em plana ação! Patrulha do Espaço no programa Live on the Rocks, da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Click, acervo e cortesia de Rogério Utrila

Bem, gravamos a entrevista inicialmente e o estúdio ficou pequeno para tanta gente. Os três entrevistadores estiveram visivelmente emocionados com a presença da banda e deixaram isso claro, ao explicitar o sentido da comoção e da honradez em contar com a nossa presença ali e claro que eu também não só apreciei tamanha demonstração de respeito e reverência, mas igualmente pela comoção gerada que também comoveu-me. 

Principalmente quando o Rogério Utrila também manteve a tradição do programa, ao declamar um poema de sua autoria, para homenagear a banda, mediante um jogo de palavras a conter títulos de diversas canções da mesma e que foi muito bonito, em que várias músicas da minha fase na banda com Hid & Schevano, foram citadas e ali, calou-me fundo. 

Logicamente, a maioria das perguntas foram dirigidas ao decano da banda, membro fundador e brigadeiro-mor da nave azulada, visto que foi o único que perdurou em todas as fases e gravou todos os álbuns da banda. O Rolando falou, portanto, dos primórdios da formação da banda, a luta empreendida durante esses anos todos, os momentos bons e ruins, como a perda de vários membros, infelizmente abatidos pela inevitabilidade da morte. 

Eu, Luiz Domingues, com a palavra... Patrulha do Espaço no programa Live on the Rocks, da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Click, acervo e cortesia de Marcos Kishi

Enfim, eis que surgiu a brecha para eu manifestar-me e eu falei que a minha relação com a banda começara em 1977, quando da sua formação, na qualidade de um fã e que bem mais tarde, tivera o prazer de ser um componente, a partir de 1999. 

Ressaltei também que a nossa formação Chronophágica foi uma formação que marcou na história da banda por ter princípios muito bem delineados em prol do resgate vintage da sonoridade e estética. 

Não ocorreu-me mencionar, devido a brevidade do tempo, mas eu acrescento aqui, que sob uma maneira intermediária, a minha relação com a Patrulha do Espaço tornou-se forte entre 1982 e 1983, por conta dos muitos eventos e situações em que a minha então banda, A Chave do Sol, fora ajudada por Rolando Castello Junior, portanto a se configurar como algo histórico, igualmente.

Da esquerda para a direita: Eu (Luiz Domingues), Rodrigo Hid, Rolando Castello Junior e Marta Benévolo. Patrulha do Espaço no programa "Live on the Rocks", da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Click, acervo e cortesia de Marcos Kishi

Então, o Rodrigo falou também sobre a sua experiência em nossa fase Chronophágica, ao relembrar diversas passagens de nossa formação e Marta Benévolo também teve a oportunidade para falar sobre a sua etapa com a banda, mais moderna e a tendência a pender para um material mais pesado, ao gosto dos apreciadores de sonoridades do Hard-Rock e Heavy-Metal oitentistas. 

Encerrada a entrevista, foi a hora para gravarmos algumas canções. Tocamos: "Não Tenha Medo", "Ser", "Transcendental", "Arrepiado" e "Simples Toque".

Luiz Domingues (foto 1) e Rodrigo Hid (foto 2). Patrulha do Espaço no programa Live on the Rocks, da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Clicks, acervo e cortesia de Rogério Utrila

Concluída essa gravação, encerrou-se a nossa participação e assim nós fomos embora do local, satisfeitos com a acolhida dos amigos da Webradio Stay Rock Brazil e também da parte do Rocks Studio.
Da esquerda para a direita: Eu (Luiz Domingues), Marta Benévolo, Renato Menez, Rolando Castello Junior e Adilson Oliveira. Agachados: Rodrigo Hid e Rogério Utrila. Patrulha do Espaço no programa Live on the Rocks, da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Click, acervo e cortesia de Marcos Kishi

Foi muito bom ter tido essa oportunidade, por tudo o que já comentei anteriormente e sobretudo pela reverência demonstrada pelos rapazes à banda e a cada um de nós, individualmente.
A confraternização total com todo mundo que esteve presente no Rocks Studio para prestigiar-nos na gravação do programa. Patrulha do Espaço no programa Live on the Rocks, da Webradio Stay Rock Brazil. Rocks Studio de São Paulo. 12 de maio de 2018. Click, acervo e cortesia de Marcos Kishi 

Bem, um show extra fora marcado para a cidade de São Paulo. Tratou-se da participação da Patrulha do Espaço, na Virada Cultural de São Paulo, edição de 2018, que realizar-se-ia, no final de semana subsequente.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário