Cada vez que apresenta-se, Lincoln Baraccat inventa um nome novo para a banda e o seu show, especialmente cunhado para cada ocasião e desta feita, apresentar-nos-íamos como: “The Uncle & Friends”.
Fui informado que Caio Durazzo estava a chegar, por dirigir-se diretamente de um outro evento onde tocara no início daquela tarde, e Roy Carlini, idem, pois apresentara-se em uma cidade interiorana próxima, e sinalizara estar na estrada, de volta a São Paulo, e já quase a chegar. Viria com ele, a sua esposa, a cantora, Amanda Semerjion, que também participaria. Eis que o excepcional baterista, Franklin Paolillo chegou e a banda que precedera-nos, tocava os seus últimos números.
Em
tom de brincadeira, algum amigo falou ao Lincoln, que não teríamos outra
alternativa, a não ser tocarmos como trio, visto que os demais convidados não
haviam chegado ainda. Ele brincou também, ao responder que acalentara desde sempre esse sonho em
tocar com um formato “Power-Trio”. Eu não receei, pois se isso de fato
concretizasse-se, pelo fato dele ser o compositor das canções, sabia toda a harmonia,
melodia e letras das canções, obviamente. E como eu estava seguro sobre a minha
parte e o Franklin Paolillo, além de ser um baterista monstruoso, também já
havia feito outras apresentações a tocar esse trabalho do Lincoln, portanto, eu não enxerguei
nenhum problema em começar o show só entre nós três, caso os demais chegassem
atrasados.
O senhor que subiu inesperadamente ao palco para cantar e ao seu lado, mais jovem e alto, o organizador da Feira, Cleber, do Centro Cultural da Vila Pompeia. Lastimavelmente, desconheço o nome do senhor veterano para citá-lo, aqui. Festival A Gosto Musical, na Vila Pompeia em São Paulo. 19 de agosto de 2018. Click, acervo e cortesia: Zéppa de Souza Filho
Então subimos ao palco e iniciamos os preparativos pessoais, quando o
organizador geral da Feira, o Cleber, que costuma organizar todas as feiras do bairro ao
longo do ano inteiro, surge no palco a conduzir um senhor idoso, e eu notei que este veterano senhor,
balbuciou alguma coisa com o Lincoln, mas nessa confusão com técnicos a fazer
ajustes na troca de set up de uma banda para a outra, eu imaginei que o senhor
queria falar ao microfone, talvez para fazer um agradecimento ou emitir algum
recado com interesse público.
Mas eis que o vejo a falar com o Lincoln, sobre tonalidade de músicas e assim que percebi a situação que desenhara-se, não deu tempo para esboçar uma reação sequer, pois o senhor em questão virou-se em minha direção e perguntou-me: -“o senhor é que vai tocar contrabaixo?”
E nem deu tempo para eu responder-lhe, pois a seguir falou-me: -"La menor, vamos tocar uma canção mariache, mexicana”... Bem, não foi nada difícil para executar, mas assim sob surpresa, realmente... e o público adorou, não pela excelência musical, dada a improvisação absoluta ali estabelecida, mas gostaram da figura do senhor idoso, e que empolgara-se em cantar, ao soltar a voz, mediante um gestual bem típico de cantores de outrora, a sua referência pessoal, certamente.
Tudo bem, não
custou-nos nada dar atenção ao senhor idoso e nessa altura, Roy Carlini já
havia chegado e montava o seu amplificador ao meu lado. Mas eis que o senhor
fulmina-nos ao dizer ao microfone: -“Ré menor, Rock Around the Clock”... e
saiu a cantar, mesmo que nós não houvéssemos emitido um acorde inicial para ele ajustar a
sua voz, à tonalidade. O público apreciou, mesmo ante a precariedade inusitada
da situação e mesmo a atrapalhar-se com a letra e não respeitar o mapa harmônico
da música, ele conseguiu interpretar até o seu final.
O senhor em questão, com a minha presença encoberta, atrás, com Lincoln "The Uncle" Baraccat, ao seu lado e Franklin Paolillo, atrás na bateria e encoberto. Festival "A Gosto Musical", na Vila Pompeia em São Paulo. 19 de agosto de 2018. Click, acervo e cortesia: Marcos Vinícius Troyan Streithorst
Então, mais uma vez o senhor forçou a situação, ao
anunciar: -“Rock Around the Clock”, quando o Lincoln retrucou-lhe: -“mas o senhor
acabou de cantar essa”... e o senhor em questão, a mostrar-se desorientado, respondeu-lhe: -“já cantei? Bem, realmente seria de bom tom ter parado ali e tudo bem, mas o idoso
a seguir, gritou, entusiasmadamente: -“Tutti-Frutti” e começou a cantar o clássico de Little
Richard, mas nós tocamos apenas um pequeno trecho e logo o Lincoln deu um basta, ao
agradecer a participação do senhor, e deu a entender que estava encerrada a sua forçada participação
e que por conseguinte, nós precisávamos iniciar oficialmente o nosso show.
Nessa altura, o
guitarrista, Caio Durazzo já estava no palco, pronto para atuar conosco e a
cantora, Amanda Semerjion, encontrava-se no backstage, também pronta para atuar
e ela não cantaria em todas as canções, apenas aguardaria o seu momento para atuar, ali no início do espetáculo.
Na última canção, “Bolinha de Gude”, o radialista, Rogério Utrila, subiu e cantou junto com Lincoln. Em suma, foi uma apresentação autoral de um trabalho que não teve um ensaio prévio, mas que soou tão bem, que pareceu uma banda a trabalhar com regularidade.
Mais flagrantes da apresentação. Festival "A Gosto Musical", na Vila Pompeia em São Paulo. 19 de agosto de 2018. Click, acervo e cortesia: Marcos Vinicius Troyan Streithorst
Por ser um fotógrafo sob alto padrão, Lincoln Baraccat atraiu a presença de inúmeros colegas seus a prestigiá-lo. Aqui neste capítulo, usei algumas das fotos disponíveis desse evento, mas nos tópicos referentes ao material desse trabalho, o leitor encontrará o material completo, bem mais vasto. É só pesquisar no meu Blog 3.
Mais flagrantes da apresentação. Festival "A Gosto Musical", na Vila Pompeia em São Paulo. 19 de agosto de 2018. Click, acervo e cortesia: Leandro Almeida
E mais uma particularidade, que na verdade revelou-se uma incrível coincidência: Lincoln, Roy e Caio, tocaram com guitarras Fender Telecaster! Creio que não combinaram entre si, mas os três usaram o mesmo modelo, algo que eu não nunca tinha visto antes e até o Luiz Carlini observou com precisão, ter sido algo muito exótico.
Confraternização final no pós-show. Festival "A Gosto Musical", na Vila Pompeia em São Paulo. 19 de agosto de 2018. Click, acervo e cortesia:Vanderlei Bavaro
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário