quinta-feira, 18 de junho de 2015

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 316 - Por Luiz Domingues


Como eu comecei a contar, alguns capítulos atrás, havíamos sido abordados por um grupo de empresários interessados em contratar uma banda de Rock para fazer parte de seu elenco de contratados. Na primeira conversação, estes haviam alegado ter chegado até nós, motivados por uma "pesquisa" de mercado, de onde haviam se convencido de que éramos "a banda mais promissora a ser trabalhada", e portanto, queriam a nossa contratação.

Que pesquisa? Quais critérios foram usados? Que outras bandas entraram em um comparativo para conosco? O que realmente dimensionavam que poderíamos alcançar com uma eventual ascensão ao mercado mainstream? 

E para ir além, a nossa dúvida óbvia foi sobre o próprio poder de fogo deles... quem eram, quais seriam os seus contatos? Boa parte da confiança prévia no projeto ocorreu quando nos foi informado o nome de um dos donos do escritório, e que aliás, dava título à empresa: Miguel Vaccaro Netto. 

Radialista famoso nas décadas de sessenta e setenta, ele tinha um histórico de contribuição à radiodifusão da música Pop em geral, incluso o Rock, através de seu programa que promovia não só a execução das canções, mas também continha entrevistas com artistas emergentes, e algumas brincadeiras com artistas e ouvintes, como por exemplo o jogo de palavras que ele popularizou, chamado: "Não Diga, não", onde mediante o uso de um cronômetro, o participante tinha que conversar com ele, Miguel, a estabelecer uma conversação de improviso proposta pelo radialista, e onde a regra seri não dizer sob hipótese alguma as palavras: "Não", "Não é" ou "Né" . 

Ganhava um brinde quem conseguisse cumprir tal tarefa mediante um espaço de noventa segundos, ou o participante que conseguisse a melhor marca de cronômetro, pois dificilmente um participante conseguia chegar ao final da prova sem ser traído pelo maneirismo de incluir negativas em tudo o que fala... 

De fato, Miguel Vaccaro Netto conduziu muita gente boa ao seu programa, por anos a fio, e muitos desconhecidos que posteriormente ficaram mega famosos, caso d'Os Mutantes, por exemplo. Já na década de setenta, Miguel foi para a TV, onde comandou programas musicais e se tornou executivo da gravadora RGE, um braço da Som Livre (da Rede Globo), e lá criou um selo chamado: "Young", onde ele lançou muitos artistas mais próximos do mundo Pop radiofônico, incluso aquela safra de artistas brasileiros que usavam pseudônimos americanizados, e que cantavam uma espécie de Pop Music, em inglês, caso de Fábio Junior, por exemplo, que era conhecido como: "Marc Davis".

Além disso tudo, Miguel criara uma empresa para vender discos barateados, como uma espécie de sistema de clube, nos moldes do "Clube do Livro", com sistema de vendas semelhante à de empresas de cosméticos, ou seja, um esquema de trabalho de porta em porta com vendas feitas sob encomenda, por catálogo, como procedia a Avon, por exemplo.

Quando nos foi falado que o nome "Studio V" fora por conta de uma dos programas que ele teve com sucesso no mundo radiofônico, ficamos bem animados, pois ele foi sem dúvida um comunicador e empresário de sucesso, portanto, tinha bastante credibilidade.


Sendo assim, o "V" era de Vaccaro, e não o número "5 (cinco)" em algarismo romano, como muitas pessoas interpretavam.

Mas até descobrirmos que o Miguel seria o "Big Boss", demorou um pouco, por conta dos contatos iniciais terem sido feitos sob um véu de mistério, e por outras pessoas, no caso, por intermédio de um casal que se apresentou como empresários associados, mas só depois descobrirmos serem na realidade, sócios do Miguel. E na verdade, só bem depois descobrimos serem associados em outros termos, pois toda a estrutura física do estúdio & escritório, na verdade, era mesmo de propriedade do Miguel.

Antes de avançar no relato, deixo o link de uma sintética biografia que achei sobre o Miguel, no site do Milton Neves:

http://siteold.terceirotempo.com.br/quefimlevou/qfl/sobre/miguel-vaccaro-netto-3363.html



Continua... 

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