quinta-feira, 18 de junho de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 88 - Por Luiz Domingues

Matéria na Revista Guitar Player, publicada em março de 2001, a focar em nossa dupla de guitarristas, Rodrigo Hid e Marcello Schevano

As nossas atenções voltar-se-iam nesse instante, para a gravação do novo álbum. Tínhamos seis canções preparadas, e com aquele estúdio do Cambuci na mira, planejamos adentrar com essa produção, no feriado de Corpus Christi, que se aproximava.

Todavia, teríamos alguns compromissos pela frente, ainda. O próximo, ocorreu na Feira de Artes da Vila Pompeia, tradicional feira daquele simpaticíssimo bairro, da zona oeste de São Paulo.
Fomos o Headliner do palco Rock, na Rua Caraíbas, no quarteirão entre as ruas Venâncio Aires e Padre Chico, e a apresentar como convidados especiais: Luis Sérgio Carlini e Helena T., que vinha a ser a vocalista do Tutti-Frutti à época. 


Para essa participação especial, ensaiamos com o casal citado, alguns dias antes, em um pitoresco estúdio localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Sou amigo do dono desse estúdio e moro perto dele, atualmente (a escrever este trecho em 2013).

Nele, seu dono era (é), um rapaz chamado: Lourival, que é músico também, e já trabalhou como roadie por muitos anos. O pitoresco no caso, ficou por conta de que além de manter essa sala de ensaio no fundo de seu quintal, ele trabalhava também com artigos de couro, ao fabricar e consertar bolsas; malas, mochilas, e diversos objetos de uso musical, como "cases" (estojos) de instrumentos e correias para serem usadas com guitarra; baixo, e violão.

Placa na porta da oficina & estúdio do Lourival, onde a Patrulha do Espaço ensaiou algumas vezes em 2001.

E ao ir além, o que realmente chamou a atenção pelo exotismo, ficara por conta dele, Lourival, ser um ufólogo muito estudioso da matéria, e por isso, ministrar aulas e consultorias sobre o assunto, e anunciar na porta de sua casa, essas três funções tão dispares entre si, aparentemente, o que despertava a atenção do bairro inteiro. Esse rapaz, inclusive, chegou a ser entrevistado no então famoso programa do Jô Soares, por causa disso.  

Ensaiamos no estúdio do Lourival, e Carlini e Helena tocariam e cantariam conosco em três músicas: "Ando Meio Desligado"; "Jardins da Babilônia" e "Agora Só Falta Você".

No dia da Feira, sabíamos de antemão que cerca de cento e cinquenta mil pessoas circulavam por ela. Eram centenas de barracas de artesanato; comidas, e bebidas ali instaladas, normalmente. E vários palcos espalhados por vários quarteirões do bairro em questão. O mais concorrido, tradicionalmente, era sempre o palco Rock. E por sermos o headliner do dia, tocamos com o pico de público daquele palco, que deve ter sido com pelo menos três mil pessoas, naquele momento. 


Foi um show tenso, no entanto, por conta do praticável de bateria estar a balançar, e assim deixar o Rolando Castello Junior bastante incomodado para tocar, porém, pelo aspecto energético para o público, foi muito bom. A participação do casal do Tutti-Frutti foi ótima também, a arrancar muitos aplausos e urros da plateia. Isso ocorreu no dia 20 de maio de 2001, um domingo, com bastante frio na Vila Pompeia. 

Depois do show, fomos todos para a casa do Luis Carlini, que ficava localizada há dois quarteirões desse palco, e ficamos a tocar por horas em seu estúdio particular de ensaios. Lembro-me bem de fazermos uma versão gigantesca de: "Little Wing", do Jimi Hendrix, e com a participação do guitarrista gaúcho, Bebeco Garcia (ex-Garotos da Rua), que estava hospedado na casa do Carlini, a passar uns dias em São Paulo.  
Uma rara foto dessa visita à residência do Luiz Carlini, que descrevi acima. Da esquerda para a direita: Helena T.; um amigo de infância do Carlini, cujo nome não recordo-me, Rodrigo Hid e Bebeco Garcia.
A mesma turma da foto acima, acrescida de Luiz Carlini (primeiro à esquerda; Marcello Schevano (o mais alto no fundo, de bata indiana de cor rôxa), e eu, Luiz Domingues (primeiro à direita)


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário