domingo, 29 de dezembro de 2013

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 32 - Por Luiz Domingues

Nessa época em que conheci o Fickle Pickle, eles haviam abandonado a verve autoral quase por completo. Tocavam nessa fase da sua carreira, 99 % de covers, e a base era movida por sons dos Rolling  Stones, The Beatles e The Who, predominantemente. Anos depois, a banda voltou em paralelo ao Golpe de Estado e chegou a lançar disco autoral, com o André Christovam de volta à guitarra. 

O Catalau era o vocalista da banda, e eu já o conhecia desde 1980, pois ele era amigo do pessoal do Terra no Asfalto, banda cover em que toquei naquela época. 

Sim, essa formação do Fickle Pickle, foi sem dúvida o pré-"Golpe de Estado" ali já anunciado. Representara 3/4 do Golpe de Estado, que só nasceria oficialmente , contudo, ao final de 1985. Nessa época eles nem conheciam o Hélcio Aguirra. Eu conheci o Hélcio antes deles, em 1984, só para você, leitor, ter uma ideia. 

Tocar no palco principal do Victoria Pub, era sensacional, pois a estrutura era muito boa, e o ambiente lembrava o de um cabaré europeu dos anos 1920. E havia a questão do status quo, pois era ali que efetivamente chamava-se a atenção, visto que no palco secundário, o ambiente era mais ao estilo "lounge", para tocar bem baixo, e passar despercebido. E verdade... quase todos os álbuns do Golpe de Estado tem agradecimento à minha pessoa.
De fato, eu já ajudei o Golpe de Estado em muitas ocasiões, mas os seus componentes (mesmo antes de existir como banda, propriamente dita), que começaram a ajudar-me nessa época do Victória Pub. O fato é que eu estava sem um amplificador nessa época, e usei o equipamento do Nelson nessas apresentações no Victoria. O Nelson mal havia me conhecido e disponibilizou o seu equipamento, em uma gentileza que selou a nossa amizade, de forma instantânea. Fora o prazer de tocar com um amplificador que era o meu sonho de consumo, e a última foto deste capítulo, explica o por que disso...
Nunca esqueci-me dessa ajuda, e dali em diante, o ajudei sempre que pude, sob uma retribuição eterna.
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário