quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Autobiografia na Música - Boca do Céu / Bourréebach - Capítulo 48 - Por Luiz Domingues


Esse show foi providenciado pelo Laert, que encaixou a banda para tocar durante um bingo, a ser realizado no pátio do colégio onde ele estudava à época, o Colégio Claretiano, instituição gerida por padres católicos, localizado no bairro de Santa Cecília, próximo ao centro de São Paulo. Claro que animamo-nos, e passamos a ensaiar com afinco, diante dessa perspectiva. O baterista, Cido Trindade, aceitou o nosso convite, e assim passou a ensaiar conosco, regularmente. Nessa nova fase, voltamos a ensaiar na minha casa, mas desta vez a tomar o cuidado de não fazer do ensaio, um ponto de reuniões freaks, como acontecera em 1977. O Laert havia fechado com a ideia em tocar teclados o tempo todo, mas sem instrumento, limitava-se a participar a cantar nos ensaios e estudava piano isoladamente, ao preparar-se individualmente. Era o que tínhamos...


Ele estudava piano na casa de meus tios, próximo à minha casa (aliás, um gentil oferecimento de meus tios e incentivado pelos meus primos, Marco Antonio; José Rubens; Mara e Alcione Turci, que haviam simpatizado com ele, indo além do fato de apoiarem-me simplesmente, como primo), e também em uma loja da Yamaha em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, onde usava um órgão, para adaptar-se. Claro que isso não foi o ideal. O sonho dele era ter um órgão Hammond, com caixa Leslie, próprio, mais um Fender Rhodes (piano elétrico). Mas a realidade era outra, infelizmente.
O Cido Trindade tinha um nível técnico infinitamente superior ao do Fran Sérpico, que nunca ultrapassara a barreira do iniciante primordial. Com o Cido na banda, o som cresceu, claro, e ele também reconheceu que nós havíamos melhorado.
Dessa forma, preparamo-nos até a data marcada : 17 de junho de 1978, um sábado gelado, de fim de outono. Fomos para o show bem ensaiados e confiantes. O Laert novamente desembolsou um bom dinheiro, e dessa maneira, alugou um órgão Yamaha, mais uma vez e o acordo com o colégio Claretiano, previa que eles providenciassem um P.A. e dois amplificadores, para prover a guitarra e o baixo.
Chegamos ao colégio no horário marcado, mas o amadorismo foi total, pois o equipamento previsto, simplesmente não estava lá, no horário combinado. As horas passavam e só víamos funcionários do colégio a arrumar as mesas para o bingo, fazer ações de faxina e preparar o globo das bolinhas. O equipamento havia sido alugado de uma banda de bailes, e chegou somente, ó às nove da noite.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário