De volta à gravação do EP, as sessões para gravar-se os overdubs de guitarras e vocais,
ocorreram em várias madrugadas do mês de julho de 1985. Foi tudo
bastante corrido, pois não tínhamos muitas horas disponíveis, isso porque o
produtor, Luiz Calanca ofereceu-nos um orçamento bastante modesto, no
padrão típico de produções independentes. Lógico, além de termos a
compreensão de que fora o melhor que o Luiz Calanca poderia oferecer-nos, estávamos gratos pela oportunidade, e quero deixar bem claro
que houve um esforço bem grande de nossa parte em sermos colaborativos.
Luiz Calanca e Rubens na técnica, a ouvir o material gravado.
Presentes também, o guitarrista da banda Fênix, Iran Bressan, sentado e a usar camiseta preta com estampa do guitarrista, Eddie Van Halen; no canto direito, semi-encoberto, vê-se ainda que encoberto, Ricardo Giudice, guitarrista do Abutre, e eu, Luiz Domingues, que estou sentado e encoberto, na linha da lata de cerveja na mão do Rubens. Click de Carlos Muniz Ventura
No caso das
sessões de guitarra, o Rubens trabalhou com todo o nosso apoio e foi
tudo tranquilo, apesar de corrido. Todos os solos e contra-solos estavam
montados previamente, mediante os nossos ensaios caseiros. Eventuais novidades criadas sob improviso, foram
mais em termos de efeitos, principalmente a alavancada de extensão na
região grave, que deu um toque "Tony Iommi", na música "Ufos".
Em
relação aos vocais do Fran Alves, um fato muito engraçado aconteceu logo na
primeira sessão : enquanto ele fazia os seus primeiros testes para estabelecer o "level"
para o técnico, ouvíamos um sutil zunido em cada emissão ocorrida em seu microfone. O
técnico pensou em mil coisas relacionadas à frequências, depois mexeu
nos patches de paramétricos e por fim, intrigado, checou a sala de
gravação à procura de algum objeto que pudesse estar a vibrar e assim permitir
essa estranha frequência, que parecia-se com um autêntico, "wistle". Então, para a surpresa de todos, o Fran soltou uma frase que despertou a atenção de todos : -"Ah... acho que eu já sei o que é"...
Inacreditavelmente, colocou a mão em sua boca, e através de um movimento forte, porém calculado, arrancou um pivô de sua arcada dentária ! Ficamos
todos atônitos com essa atitude inusitada, mas desdentado e convicto do
que estava a fazer, pediu para voltarmos aos testes, indo direto para a
sala de gravação. E assim que começou a cantar, novamente, o estranho zumbido erradicara-se !
Rimos
muito da situação, que na verdade fora tragicômica, no entanto, de fato, o pivô
que não estava devidamente cimentado com o material odontológico,
produzia esse sutil sopro, que submetido a um microfone dotado de uma sensibilidade
absurda, parecia um canto de Banshee... e mais engraçado ainda, foi
que ele o recolocava tranquilamente em sua arcada dentária, ao demonstrar estar acostumado com
essa espécie de auto-odontologia, digamos assim...
Tudo correu bem depois desse
artifício insólito da parte dele, e assim foram as sessões de gravação
dos vocais do vocalista Fran Alves. Outro fator que precisa ser
lembrado : no início das gravações, o técnico de som foi um sujeito
chamado, "Nico". Ele fez a captura inicial das bases, mas logo a seguir,
por uma determinação da direção do estúdio Vice-Versa, assumiu outro
técnico, chamado, Zé Luiz.
Alta madrugada, a ouvir o resultado até ali coletado...
Na frente, sentados, Zé Luiz, o técnico; o produtor fonográfico, Luiz Calanca dorme sobre duas cadeiras, e Fran Alves. Em pé, da esquerda para a direita : Eliane Daic (produtora da banda e namorada do Zé Luiz Dinola na ocasião); Zé Luiz Dinola; Luiz Domingues; Rubens Gióia; e Iran Bressan (guitarrista da banda Fênix). Click de Carlos Muniz Ventura, baixista da banda Fênix.
Esse Zé Luiz era bem mais jovem, mas
demonstrava capacidade, e o que tranquilizou-nos, sem dúvida, foi o fato
de que ele estava a operar as gravações do disco do Platina, após a
retomada dos trabalhos dessa banda, conforme já expliquei anteriormente. Dois
pontos negativos eram salientes na personalidade dele :
1)
Infelizmente, era um pouco distante, e demoramos um pouco para
estabelecermos uma proximidade, visto que o Nico era bem mais simples no
trato pessoal;
2) Ele demonstrava estar obcecado por conceitos modernosos de áudio, e
no meio da década de oitenta, tornara-se impossível que não fosse alguma coisa
abominável...
Outra foto do mesmo momento de cansaço no estúdio Vice-Versa, mas o click desta feita foi meu, para que o amigo, Carlos Muniz Ventura, pudesse ser fotografado. Ele é o quarto em pé, da esquerda para a direita, a usar uma camisa xadrez avermelhada.
De fato, nunca esqueço-me que em uma determinada
madrugada dessas, uma discussão surgiu sobre como seria o padrão da
mixagem, e o técnico fez um mise-en-scené para mostrar-nos o que ele
considerava o máximo da qualidade moderna de uma mixagem. E não deu
outra, eis que ele colocou sob um volume ensurdecedor, o hit "Relax", da banda
britânica : "Frankie Goes to Hollywood".
As abominações que eu escutava das pessoas nos anos oitenta, veja só... nada como um dia após o outro, pois eu pergunto-lhe leitor amigo : o que representa "Frankie Goes to Hollywood" para a história do Rock ? Pois é...
Claro que era bem gravado
e mixado, e claro que fora o que havia de mais moderno em termos de áudio, para 1985, mas
também era um pastiche Pop, com a costumeira dose exagerada de reverber,
típico daquela década. Fora os timbres de plástico daqueles
instrumentos ridículos da época, sem nem ser necessário exprimir as razões pelas quais essa bandinha insignificante representava, estética e artisticamente a falar. E por fim, se
fôssemos uma banda dessa estética do Pós-Punk, a flertar com o
Techno-Pop oitentista, teria tudo a ver, mas nunca teríamos aquela
sonoridade, e nem preciso explicar o por quê, não acha ?
Outra
curiosa passagem com tal técnico, ocorreu em uma sessão de mixagem,
posterior. Mediante o surgimento de uma polêmica levantada pelo Zé Luiz Dinola, ele irritou-se,
a demonstrar um destempero fora de propósito. Irritado pelo pedido de
mais volume em um tom-tom (um dos tambores de uma bateria), durante uma virada de determinada música, ele
falou algo do tipo : -"Ah, querem mais volume ? Então toma"... para em seguida, levantar
o botão master com certa truculência proposital.
A presença ilustre no estúdio, dos irmãos Giudice, Ricardo e Wagner, respectivamente guitarrista e vocalista do Abutre.Click de Carlos Muniz Ventura
E ainda nessa toada,
mas agora em tom de piada, contou-nos uma "técnica" que usava para
ludibriar músicos "chatos". Segundo ele, quando estes perturbavam-no para
que ele imprimisse mais volume, ele colocava dois dedos a envolver o botão e os
girava em falso, e em seguida falava para o músico : "e agora, melhorou" ? Em
99% dos casos, o músico dizia que sim, pois como um efeito placebo,
psicologicamente acreditava que o volume aumentara, quando na verdade, não
havia mudado nem um milímetro... Ha ha ha... foi óbvio que a galhofa conteve
significado duplo com essa "revelação" de sua parte...
O produtor Luiz Calanca, vencido pelo cansaço na sessão de gravação. Click : Carlos Muniz Ventura
Ao ser justo, falei de
aspectos negativos, mas com o tempo, ele colocou-se a afeiçoar-se um pouco mais
conosco, e já nas sessões de mixagem, o clima foi quase em termos de camaradagem,
mas nós entendíamos que o temperamento dele era assim mesmo.
A brincar de imitar a capa do LP Sheer Heart Attack, do Queen...
Continua...
Neste meu segundo Blog, convido amigos para escrever; publico material alternativo de minha autoria, e não publicado em meu Blog 1, além de estar a publicar sob um formato em micro capítulos, o texto de minha autobiografia na música, inclusive com atualizações que não constam no livro oficial. E também anuncio as minhas atividades musicais mais recentes.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 211 - Por Luiz Domingues
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