segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 425 - Por Luiz Domingues

E assim, eis que a nossa antiga banda continuou a gerar novidades em 2022. Para início de conversa, com a minha iniciativa de finalmente organizar os canais de YouTube com os quais tinha disponíveis e simplesmente não usava até então, e pelo fato de ter aprendido a usar as ferramentas básicas dos mesmos, se abriu por conseguinte a possibilidade concreta para que eu movimentasse novidades para todas as bandas pelas quais atuei e atuava em 2022 e A Chave do Sol entrou nessa perspectiva, certamente.

O primeiro passo que eu empreguei foi no sentido de providenciar o áudio de todas as faixas dos discos oficiais, devidamente renderizadas sob o meu domínio, exatamente para não depender mais de postagens de outros canais e assim, ficar à mercê de possíveis quedas desses respectivos canais por questões técnicas, punições impostas pelo portal em razão de supostas irregularidades cometidas pelos usuários em questão e até a a conter a volubilidade da parte de pessoas que simplesmente resolvem encerrar as suas contas pessoais em redes sociais, sem medir consequências de seus atos impulsivos e assim jogar o acervo que acumulavam, no lixo.

Ou seja, eu estava cansado de não ter o domínio sobre as minhas gravações oficiais e assim, no caso d'A Chave do Sol, a primeira iniciativa adotada foi colocar todas as faixas referentes ao compacto de 1984, o EP de 1985 e o LP "The Key", de 1987, asseguradas sob a minha guarda.

E a seguir, eis que eu consegui preparar, ainda que sem nenhuma sofisticação no acabamento sonoro ou visual (por ainda estar a aprender a lidar com isso, certamente), vídeos para contemplar os fãs da nossa banda com raridades do nosso acervo e confesso, fiquei muito feliz por publicar tal material. 

Antes porém, eu participei de uma entrevista interessante, na qual me ofertou uma boa oportunidade para esclarecer a confusão que existia há anos no imaginário popular, a considerar que a banda "The Key", fundada em 1988, tenha sido uma continuidade d'A Chave do Sol e assim, eu pude explicar a desfazer esse falsa afirmativa, ao demarcar que se trata de uma banda inteiramente distinta em sua constituição, mediante a sua identidade própria e história em separado, ainda que de fato tenha surgido através de uma dissidência d'A Chave do Sol.

Assista o podcast # 011 do Programa CL Guitar, comandado pelo guitarrista, professor e comunicador, Carlos Lichman. 29 de junho de 2022

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=jLMpyBJlCdM&t=39s 

E assim ocorreu no canal CL Guitar do Carlos Lichman, um guitarrista brasileiro que vivia há anos na Europa onde era muito respeitado (ele residia em Cracóvia, Polônia, na ocasião) e com a participação de um outro guitarrista de primeira linha e também radialista, Adilson Oliveira em 29 de junho de 2022. 

No dia 3 de agosto de 2022, o fã/amigo, Beto Ribas, colorizou essa foto acima, oriunda de uma sessão de fotos produzida pela fotógrafa, Tereza Pinheiro em fevereiro de 1987, e cujo original é em preto e branco. Quando ele postou a foto na rede social Facebook (e sem nenhum texto explicativo em especial), o fato foi que movimentou mais de duas centenas de comentários acalorados sobre a nossa velha banda e eu naturalmente interagi de pronto a responder tal manifestação, um a um, com bastante satisfação e sim, emoção, não posso deixar de acrescentar, pois, foi incrível, trinta e cinco anos após a sua dissolução, A Chave do Sol ainda era tratada com tanto carinho, admiração e saudade por tantos admiradores.

Mais uma execução radiofônica com música d'A Chave do Sol ocorreu logo a seguir.

O programa "Momento Só Brasuca" da Webradio Crazy Rock, relacionou mais uma vez a nossa interpretação da música "Muito Romântico" do Caetano Veloso, a se destacar a performance vocal exuberante da nossa então vocalista, Verônica Luhr. Como o leitor atento desta autobiografia sabe bem, essa gravação, apesar da sua precariedade sonora, é uma raridade que conseguimos preservar e incluir no CD bootleg "Ao Vivo 1982/1983", portanto, foi motivo de orgulho que tenha suscitado execuções radiofônicas (essa foi a segunda) em 2022. Ocorreu na semana entre os dias 13 e 19 de agosto.

E sobre as outras raridades que eu comecei a disponibilizar nos meus canais de YouTube, falo a seguir.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário