domingo, 20 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 142 - Por Luiz Domingues

Eis que então a versão da música, "Tragédia Gramatical", proveniente da fita K7, "Sutil como um Cassetete", ganhou a sua exposição no YouTube, para se somar ao armazenamento que já existia na plataforma, "Soundcloud", anteriormente providenciado pelo Laert Sarrumor.

Sobre a gravação de "Tragédia Gramatical" em si, creio já ter comentado amplamente em capítulos anteriores sobre tal peça e a circunstância com a qual a gravamos para essa demo de 1980. 

Posso acrescentar que guardadas as devidas proporções, o áudio que ouvimos nessa gravação é bem razoável e mostra com fidedignidade como a banda soava em seus primórdios, a demarcar bem a minha primeira passagem pela banda (1979-1981), se visto pela minha história em particular.

"Tragédia Gramatical" (Laert Sarrumor). Faixa extraída da demo-Tape "Sutil Como um Cassetete", gravada em e lançada em 1980.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=mEaJ9sa2sic

Formação do Língua de Trapo nesta faixa:

Pituco Freitas: Voz 

Lizoel Costa: Guitarra 

Celso Mojola: Piano 

Fernando Marconi: Percussão 

Laert Sarrumor: Backing vocals 

Carlos Castelo (Mello): Backing vocals 

Guca Domenico; Backing vocals 

Luiz Domingues: Baixo

"Romance em Peruíbe" (Laert Sarrumor-Guca Domenico). Faixa extraída da Demo-tape "Sutil como um Cassetete", gravada e lançada em 1980.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=_X9my13ZMJQ

Formação do Língua de Trapo nesta faixa: 

Laert Sarrumor: Voz 

Lizoel Costa: Guitarra 

Celso Mojola: Piano 

Fernando Marconi: Percussão 

Guca Domenico: Backing vocals 

Pituco Freitas: Backing vocals 

Luiz Domingues: Baixo

"A Vingança do Hipocondríaco" (Carlos Mello-Celso Mojola). Faixa extraída da Demo-tape "Sutil como um Cassetete", gravada e lançada em 1980.

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=C6b-4zcdE9c

Formação do Língua de Trapo nesta faixa: 

Laert Sarrumor: Voz 

Lizoel Costa: Cavaquinho 

Celso Mojola: Piano 

Fernando Marconi: Percussão 

Guca Domenico: Violão 

Luiz Domingues: Baixo

Faixas gravadas no estúdio Cia. Iltda. de São Paulo em algum dia não registrado de novembro de 1980, em quatro canais. Técnico de captura e mixagem: De Boni.

Para aproveitar o ensejo, acrescento que algumas fotos inéditas surgiram e foram devidamente coletadas nos últimos anos (falo sobre o período em que eu encerrei o capítulo geral da minha história com o Língua de Trapo dentro do contexto da minha autobiografia que alimentou o meu primeiro livro, "Quatro Décadas de Rock"), e que se encontram, portanto, disponíveis no arquivo do meu Blog 3 da internet. Para ver tais fotos recuperadas das minhas duas passagens pelo Língua de Trapo, acesse:

http://luizdomingues3.blogspot.com/

Outra novidade recente (2020), foi o lançamento de uma almofada a conter a capa e contracapa do Compacto "Sem Indiretas" como estampa, a se tratar do único álbum oficial que eu gravei com o Língua de Trapo em 1984. Neste caso, fui eu mesmo que encomendei tal peça junto à artesã e artista plástica, Amanda Fuccia.

No início de 2021, eu participei de uma sessão de fotos para repercutir essa linha de capas de almofadas criadas pela Amanda, sob a lente de sua mãe, a fotógrafa Ana Fuccia, igualmente uma grande amiga e que nos idos do começo dos anos 2000, comandou várias sessões de fotos promocionais da Patrulha do Espaço, banda da qual eu fui membro na ocasião, além de fotografar o nosso grupo ao vivo, muitas vezes em diversos shows.

Paulo Elias Zaidan, o popular Paulinho, que nos deixou em 2022. Fonte: internet. Click: desconhecido

A nota triste sobre o Língua de Trapo em 2022, foi o falecimento do nosso companheiro, Paulo Elias Zaidan, o popular, Paulinho. Severamente comprometido por um câncer, ele nos deixou em 10 de junho. Jornalista e portanto colega da maioria dos membros originais por ter sido estudante da mesma turma de 1979, que se conheceu na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, ano em que o embrião mais remoto da banda foi formado, Paulinho foi mais que um entusiasta e colaborador inicial, ao se tornar logo a seguir um membro a atuar como ator nos shows e a se revelar um elemento muito importante para o desenvolvimento das sketches, piadas e afins que compunham as apresentações do nosso grupo.

Amigo querido de todos, sempre foi um companheiro gentil, solícito e muito bem-humorado nos bastidores, a garantir o bom astral sempre preservado entre nós, mesmo ante aborrecimentos pontuais que toda banda enfrenta na estrada. Que descanse em paz, agora ao lado do Lizoel Costa, que também nos deixara anteriormente.

E neste momento de 2022, eis que vieram três músicas da demo-tape de 1980, devidamente alojadas no YouTube, como um adendo de material para enriquecer a minha autobiografia, notadamente sobre a minha participação como componente do Língua de Trapo.

Por dedução, fica em aberta a perspectiva de surgir mais material concernente às minhas duas passagens por essa banda (1979-1981 & 1983-1984) e assim, a abrir caminho igualmente para um prolongamento da minha própria história com essa banda.

Viva o Língua de Trapo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário