segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - Sidharta - Capítulo 41 - Por Luiz Domingues

Então, como um primeiro passo para disponibilizar publicamente esse material inédito, eu resolvi priorizar as músicas inteiramente inéditas, que não foram reaproveitadas pela Patrulha do Espaço quando da movimentação em torno da formação chronophágica, que foi a fusão natural que ocorreu em março de 1999, ou regravadas pelo Pedra a posteriori. 

Com uma única exceção, no caso da canção, "Abstrato Concreto", que de fato foi gravada pelo Pedra em seu CD Fuzuê (lançado em 2015), mas nesse caso eu levei em consideração o fato de que a versão do Sidharta é bem diferente, a pender para o Rock Progressivo em sua formulação harmônica e melódica e também reforçada pelo arranjo que imprimimos nos esforços do Sidharta ao final dos anos noventa.

Cabe acrescentar que em seu nascedouro, essa música teve uma terceira versão (primeira na verdade), ainda mais diferenciada ao pender para a vertente da Soul Music, e assim, eu acho que ficou justificada a publicação dessa segunda versão do Sidharta e a abrir caminho para que em uma eventual segunda safra de vídeos lançados com áudios contidos nas fitas 1 a 6, eu resolvesse também disponibilizar essa primeira versão ao estilo Soul Music.

Para início de exposição, a primeira música que eu resolvi trabalhar, foi: "O Futuro", um Funk-Rock bem setentista em sua essência, a lembrar bastante o estilo de grupos sensacionais como "Sly and the Family Stone", por exemplo e similares sessenta-setentistas desse porte. Com uma letra bastante interessante, escrita pelo poeta Julio Revoredo (meu velho amigo e colaborador d'A Chave do Sol desde os anos oitenta), essa música continha (contém) um grande potencial e quem sabe poderia ser reaproveitada em um outro trabalho?

"O Futuro" (Rodrigo Hid-Marcello Schevano-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=FiaSXu4-7jo

A seguir, eu preparei para o YouTube uma versão da exótica peça chamada: "Cosmo Ego". Tema com elementos do Hard-Rock ao sabor do Krautrock germânico e setentista, a presença de experimentalismo e vocais bastante incomuns se uniu à letra com característica hermética escrita pelo poeta Julio Revoredo, que cita o "genoma humano" como um ponto de transição para a civilização humana, em termos de mote. Há também uma junção bastante germânica em sua concepção, no sentido de haver uma parte da canção inteiramente baseada no Rock'n Roll tradicional de matriz cinquentista, ou seja, bandas alemãs como o "Nektar", "Eloy" e "Guru-Guru" entre outras, costumavam praticar tais simbioses entre o experimental e o básico em seus trabalhos e nós também seguimos essa tendência para arranjar a música, "Cosmo Ego".

"Cosmo Ego" (Rodrigo Hid-Marcello Schevano-Julio Revoredo)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=L_CjnKLdc8Y

A terceira música que eu escolhi lançar foi "Do Começo ao Final", que não foi aproveitada pela Patrulha do Espaço e tampouco pelo Pedra, mas que chegou a ser gravada nos idos de 2006 para compor um possível disco solo de Marcello Schevano. Entretanto, como o projeto não avançou, dada a constatação de que o Marcello passou a acumular participação em diversas bandas de forma simultânea, tal gravação ficou engavetada sem chegar à fase de mixagem ao que me consta.

Balada Soul Music com bonita melodia, tem em sua letra (que supostamente teria sido escrita pela esposa do José Luiz Dinola à época, Paula). Em todo caso, a música é do Marcello Schevano e em tese, a letra, do José Luiz Dinola.

"Do Começo ao Final" (Marcello Schevano-José Luiz Dinola)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=ArDbhxp_4uM

"Fogueira das Vaidades" é uma música que também ficou pelo caminho ante o esforço do Sidharta. Tema fortemente influenciado pela Soul Music e mais a pender para o R'n'B na prática, é uma composição de minha autoria (Luiz Domingues). Lembra de certa forma a verve Soul de Tim Maia, ou seja, há uma certa brasilidade implícita na sua concepção.

"Fogueira das Vaidades" (Luiz Domingues)

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fqyJavVVcPY

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário