terça-feira, 22 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 426 - Por Luiz Domingues

A primeira grande novidade que eu pude providenciar aos fãs do trabalho d'A Chave do Sol via YouTube, foi a publicação de todas as faixas (separadamente), de um show ao vivo que realizamos no Teatro Mambembe de São Paulo em 28 de julho de 1986.

É claro que esse material ao ter sido digitalizado em 2020 pelo guitarrista Kim Kehl, meu amigo e companheiro d'Os Kurandeiros na ocasião, teve como primeiro objetivo, ser lançado no formato de um disco pirata e em 2022, tal meta continuou na pauta, todavia, eu ponderei que uma publicação no YouTube não inviabilizaria o projeto dessas gravações servirem para compor um disco "bootleg" e assim, procedi.

"Profecia" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Mambembe de São Paulo em 28 de julho de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=tLyHR-38ayA

Eu não pude fazer nessa ocasião o tratamento sonoro mais adequado por não dominar tal técnica até então, e a imagem fixa a se mostrar simples, denunciou a minha falta de habilidade para compor um material mais rico, no entanto, considerei que independente de ser iniciante nessa prática de preparação de vídeos para o YouTube, se fazia mister a celeridade da publicação, ante a constatação de que esse material ficou escondido em um armário, por trinta e seis anos. 

"Ficar sem Ninguém" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Mambembe de São Paulo em 28 de julho de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=3mRaaf4tZw0

"O Que Será de Todas as Crianças?" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo em 28 de julho de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=KYB62156B9A

Sobre a performance da banda nesse show, eu diria que o registro apresentado dessa gravação é muito bom, com uma vibração que refletiu muito claramente o estado de espírito ótimo no qual vivíamos, mediante uma enxurrada de boas notícias que vínhamos a receber nesse tempo e basta ler ou reler os capítulos referentes ao final do primeiro semestre de 1986 em diante, desta autobiografia, para tomar contato ou relembrar tais fatos narrados.

"Saudade" ao vivo. A Chave do Sol no teatro mambembe de São Paulo em 28 de julho de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=QUSAr-3ipcA

Sobre a balada: "Lírio de Um Pantanal", cabe acrescentar que foi uma experiência muito interessante introduzir o Beto Cruz a tocar guitarra e neste caso, ele faz o segundo solo da canção. E sobre o vídeo em si, por absoluta falta de experiência de minha parte, eu não consegui manter o padrão estético apresentado pelos demais e assim, tive que usar uma outra plataforma de edição e portanto, esse vídeo ficou diferente, com o uso de diversas fotos do mesmo show.

"Lírio de um Pantanal" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo em 28 de julho de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=A0ozkKVyHk0

"Solange" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo. 28 de julho de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=uFKSeQj-Mo8

"O Cometa" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo. 28 de julho de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=h3cWFXNj84E

"Sun City" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo. 28 de julho de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=RWrggKA8Uss

"Guerra Quente" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo. 28 de julho de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=33CYrcvWOOg

"Pesadelos" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo. 28 de julho de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=4bKb3VRnJOw

"Que Falta me Faz, Baby" ao vivo. A Chave do Sol no teatro Mambembe de São Paulo. 28 de julho de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=fZBV4XjVhEY

Sobre o repertório, ele reflete bem a nossa predisposição à época para introduzir as músicas novas que vínhamos a preparar desde a entrada do Beto Cruz na formação, em outubro de 1985, e neste caso, a demarcar a nossa planificação clara no sentido de adequar o trabalho à realidade oitentista em voga. É claro que tocamos nesse show, muitas músicas dos trabalhos anteriores, mas privilegiamos gravar na fita K7, as músicas então mais recentes, exatamente para analisarmos a sua sonoridade, além de termos testado a reação da plateia sobre tais novidades.

Nesses termos, eu até comemorei tal fato ao me deparar com o material em 2020 e depois em 2022 para a publicação no YouTube, pois a presença de muitas músicas inéditas ou com pouca visibilidade no nosso acervo, vieram para enriquecer a memória da banda.

Dessa forma, nestas publicações feitas no YouTube, se observa a presença da base de canções que compuseram a demo-tape que havíamos gravado em abril de 1986, ou seja, três meses antes da realização desse show no Teatro Mambembe de São Paulo.

"Sun City", "Profecia", "O Que Será de Todas as Crianças?", "Lírio de um Pantanal", "Saudade" e "Que Falta me Faz, Baby" (posteriormente repaginada para o idioma inglês e rebatizada como "Keep me Warm Toninght"), rapidamente se tornaram recorrentes nos shows e quase todas foram compor o LP "The Key", no ano seguinte, 1987 (menos "Saudade").

Portanto, é interessante ouvir versões ao vivo de músicas como "O Cometa", "Guerra Quente", "Pesadelos, "Solange" e "Ficar Sem Ninguém", raras por natureza. Mesmo a se descontar o fato de que entre essas, algumas foram, compostas no esforço para se produzir um "Hard-Rock" então moderno em voga, portanto, longe das verdadeiras raízes setentistas da nossa banda, porém, fica a ressalva de que almejávamos alcançar o padrão mainstream e nesse esforço, cometemos muitos erros por falta de noção adequada sobre o mercado da época e sobretudo, falta de uma boa orientação realista da parte de alguém que realmente entendesse os meandros da indústria musical  no geral e em específico dessa época.

Eis abaixo a ficha técnica base que eu escrevi para todos os vídeos concernentes ao show citado:

"Esta é uma raridade resgatada diretamente de uma fita K7, armazenada desde 1986. Em 28 de julho de 1986, A Chave do Sol se apresentou no Teatro Mambembe de São Paulo. Localizado no bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo, esse teatro foi muito marcante para a cena Rocker paulistana, paulista e brasileira na segunda metade dos anos oitenta ao abrir as suas portas e rapidamente se transformar em uma espécie de "Fillmore West" do Brasil, guardadas as devidas proporções, logicamente. 

É bom frisar que a qualidade do áudio não é das melhores, pela maneira precária com a qual a captura foi feita na ocasião e sobretudo pelo armazenamento em uma simplória fita K7, no entanto, e por outro lado, ganha em importância óbvia a sua preservação e agora, exposição pública pela obviedade de se tornar doravante, um material arqueológico da história da nossa banda e por conseguinte, da história do Rock brasileiro".

A Chave do Sol ao vivo Teatro Mambembe - São Paulo-SP. 28 de julho de 1986 

Produção: Antonio Celso Barbieri 

Roadies: Edgard Puccinelli Filho e Eduardo Russomano 

A Chave do Sol: 

Rubens Gióia: Guitarra 

José Luiz Dinola: Bateria 

Beto Cruz: Voz 

Luiz Domingues: Baixo

No mesmo embalo, eu logo providenciei mais publicações com material ao vivo, raro e muito empolgante d'A Chave do Sol, também oriundo de um show de 1986.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário