domingo, 13 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - Sidharta - Capítulo 40 - Por Luiz Domingues

O fato concreto, deu-se com a minha predisposição em 2022 para enfim providenciar o uso de meus canais de YouTube na internet. Por anos, eu soube que possuía três canais abertos, pois a cada blog que eu  criei, automaticamente o sistema "Google" havia me disponibilizado um canal na plataforma de vídeos citada.

No entanto, como eu mantinha uma inabilidade para lidar com tal recurso, por anos a fio, não fiz absolutamente nada para alimentar tais canais e nem sequer havia me interessado em fomentar a configuração básica, embora vez por outra eu fosse notificado de que havia recebido a inscrição de uma pessoa e até estranhava tal predisposição, pois os canais eram completamente insípidos, sem nenhum conteúdo.

Mas foi em 2022 que eu notei que a plataforma ficara mais acessível para o usuário menos habituado com a informática/computação & afins, meu caso e assim, me senti animado para investir tempo nas melhorias dos três canais.

Em primeiro lugar, eu tratei de preencher os itens básicos da configuração de cada um e notei que poderia mudar o nome dos canais, sem prejuízo algum aos blogs pelos quais estavam vinculados, respectivamente. Para tanto, nomeei cada um à moda dos Blogs ao chamá-los como Luiz Domingues Canal 1, Luiz Domingues Canal 2 e Luiz Domingues Canal 3. Dessa forma, percebi que manteria a vinculação básica dos Blogs a usar cada canal como uma ferramenta de divulgação de cada Blog e dessa forma a abrir caminho para a criação de vídeos em uma primeira instância, para divulgar as atividades de cada Blog.

O seguinte passo, foi criar playlists bem organizadas a conter todo o material de vídeo de cada banda pela qual atuei e atuava na ocasião e unificar tal esforço para os três Blogs.

E o terceiro passo foi criar, além de vídeos de divulgação curtos para repercutir o material lançado em Blogs, conteúdo exclusivo, com material raro e/ou obscuro gerado por todas as bandas pelas quais atuei/atuava.

E também, nesse sentido, eu percebi que precisava disponibilizar todas as músicas dos discos oficiais que gravei, e não mais ficar à mercê da publicação desse material da parte de terceiros e no caso, haviam discos da minha carreira que eu dependia de pessoas que haviam disponibilizado tal material, mas que eu nem conhecia. E assim, me esforcei para buscar tais fontes, uma a uma e criar a minha versão e aí sim, com ficha técnica robusta para cada vídeo, ou seja, algo que eu observava em publicações de terceiros e até de gente autorizada que deveria ter caprichado mais nesse quesito, mas não o fez.

O Sidharta entrou nessa rota, portanto, quando eu aprendi a lidar com corte de edição de áudio, transformação de mp3 para mp4 e a acrescentar imagem aos vídeos produzidos por eu mesmo, e assim, o plano de efetuar uma grande decupagem em torno das dez fitas K7 que eu mantinha sob a minha guarda e a conter ensaios diversos dessa banda, para eventualmente lançar discos "bootleg" não se modificou na sua essência, mas abriu espaço para que independente de haver a produção de discos, eu pudesse lançar material de vídeo com tais áudios, antecipadamente para alimentar os meus canais de YouTube.

De cima para baixo: Marcello Schevano, Rodrigo Hid, José Luiz Dinola e eu (Luiz Domingues), em fotos que nos mostram como estávamos na época do Sidharta, entre 1997 e 1999 

Bingo, daí em diante eu criei uma imagem bem simples a conter quatro fotos dos ex-membros da banda, bem da época retratada (entre 1997 e 1999) e assim, montei mais de sessenta vídeos a conter músicas em fase de ensaio do Sidharta nessa época (a maioria esmagadora de ensaios ocorridos em 1998).

Trabalhei inicialmente com as fitas 7 a 10, que teoricamente contém as melhores versões das canções, mediante o fato de que quase todas as músicas estavam em estado avançado de arranjos, ou seja, a visar obter assim, uma audição bem palatável para o público dos meus canais e interessado, certamente, na história dessa banda e que contém por conseguinte, relação umbilical com a Patrulha do Espaço em sua formação chronophágica, além de elo direto com o Pedra, pelo fato dessa banda ter regravado duas músicas do Sidharta.

Continua...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário