terça-feira, 15 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - Sidharta - Capítulo 42 - Por Luiz Domingues

A seguir, eu lancei a música: "Amon", que foi a última que trabalhamos durante a existência do Sidharta, antes de promovermos a fusão com a Patrulha do Espaço e consequente criação da formação chronophágica dessa histórica banda.

Sobre o tema, propriamente dito, se trata de uma peça instrumental com influência do Jazz-Rock setentista, na sua concepção inicial. Nenhum ex-membro do Sidharta, incluso eu mesmo (Luiz Domingues), sinalizou até os dias atuais (agosto de 2022, quando escrevo este trecho), se pretende reaproveitar a música em outra banda ou sob esforço solo, mas deixo claro que considero a composição bastante interessante.

"Amon" (Marcello Schevano-Rodrigo Hid)

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=S-8RYMOPND4

A próxima música lançada, foi "Sonhos Siderais". Rock Progressivo bem setentista a misturar diversas influências naturais da parte de seu autor, Rodrigo Hid, foi uma das primeiras músicas com as quais trabalhamos desde o início das atividades do Sidharta.

O Rodrigo chegou a oferecê-la anos depois para ser reaproveitada pelo Pedra, mas no ambiente interno dessa banda havia um membro que resistia fortemente ao estilo e também quanto à opção pelo investimento em temas com forte identidade "vintage" e assim tal ideia nunca prosperou, embora de minha parte é claro que o meu voto sempre foi a favor da sua inclusão e de uma forma enfática.

Posteriormente, o Rodrigo também cogitou gravá-la para compor o repertório de um possível álbum solo de sua parte, no entanto, tal esforço ainda não foi empreendido da parte dele, ao menos enquanto estou a redigir essa parte da minha autobiografia (falo sobre agosto de 2022). Todavia, acho que ele mantém a sua predisposição para tal e assim, essa canção poderá vir a abrilhantar o seu disco solo e eu espero que ele me convide para gravar o baixo.

"Sonhos Siderais (Rodrigo Hid)

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=noyhcA1FGuE

Música composta nos primeiros tempos do Sidharta", "Sistema Solar" foi descartada do projeto por conter uma semelhança harmônica em sua parte A, com a também parte A de uma música do grupo de Rock norte-americano, "The Black Crowes" (música: "Wiser Times", contida no CD "Amorika" lançado por essa banda em 1992). No entanto, na prática a melodia dessa parte de "Sistema Solar" não é idêntica à de "Wiser Times", portanto, não penso que caracterizaria exatamente um "plágio", porquanto, em termos de prudência, foi algo salutar termos evitado problemas na época ao deixá-la em desuso, porém, fica a possibilidade dessa música ser reaproveitada, quiçá com algumas modificações pontuais na harmonia e melodia da parte A, para que não resta nenhuma dúvida em termos de originalidade autoral.

Em termos de estilo, a música é baseada nos preceitos do bom e velho estilo "Southern Rock" setentista, embora a sua letra com certa influência esotérica talvez tivesse sido mais adequada para musicar um tema com pendência ao Folk-Rock ou ao Rock Progressivo, por sintonia mais imediata.

"Sistema Solar" (Luiz Domingues)

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=wsw2EOjHpRs

O Sidharta não foi uma banda que utilizava o exercício da "jam-session" para buscar ideias para elaborar composições. Geralmente um dos componentes trazia uma ideia bruta de casa e daí trabalhávamos a desencadear músicas, com o estabelecimento eventual de co-parcerias pontuais entre os colegas. 

Mesmo assim, em meio à decupagem das fitas 7 a 10, a conter tais ensaios do Sidharta, eis que eu achei uma curta e interessante jam e claro que a lancei no meu canal como uma peça rara e bastante interessante da nossa rotina de trabalho nos idos de 1998.

Jam-Session livre (criação coletiva)

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=zsgUeJw_j6w

E finalmente para consagrar o meu esforço inicial de disponibilizar músicas inteiramente inéditas do Sidharta, eu acrescentei uma que foi gravada a posteriori pelo Pedra, ou seja, de certa forma quebrei a minha própria estratégia inicial. 

Contudo, anteriormente eu já havia esclarecido que neste caso, apesar da música ter sido aproveitada por outra banda, houve a questão do arranjo diferente exercido na gravação do Pedra em relação ao que praticávamos para o Sidharta. E acrescento que esse arranjo que aqui apresento, foi o segundo, pois inicialmente ainda em esforço empreendido pelo Sidharta, tal música teve um primeira arranjo bem diferente, portanto, "Abstrato Concreto" foi uma música que apresentou muitas metamorfoses em sua criação.

A respeito de uma outra particularidade referente a esta canção, eu já pude explicar amplamente nos capítulos mais antigos sobre a minha história com o Sidharta e também nos capítulos sobre o Pedra, mas cabe relembrar que a letra dessa canção foi aproveitada de um poema escrito pelo pai de Rodrigo Hid, o meu amigo Tufi Hid, em 1974.

"Abstrato Concreto" (Luiz Domingues-Rodrigo Hid-Tufi Hid)

Eis o link para assistir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=9KdNtTVBLCM

A seguir, eu preparei uma nova safra de canções extraídas dessas fitas que preservaram ensaios do Sidharta, baseadas em músicas que foram gravadas a posteriori pela Patrulha do Espaço e Pedra. 

É claro que eu tenho consciência de que a partir do momento que foram acolhidas pelo repertório da Patrulha do Espaço ou gravadas pelo Pedra, todas elas ganharam feições e até arranjos diferentes. No caso das músicas que se incorporaram ao repertório da Patrulha do Espaço, por exemplo, isso ficou muito nítido, mesmo nos casos em que pouco se mexeu no arranjo original do Sidharta em termos estruturais.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário