quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 428 - Por Luiz Domingues

Quando eu idealizei o lançamento de diversos discos bootleg d'A Chave do Sol, naturalmente que priorizei inicialmente o material mais antigo para ser lançado, e foi o que ocorreu entre 2020 e 2021, quando os seis discos iniciais privilegiaram shows ao vivo do período de 1982 a 1985 e três demos gravadas entre 1983 e 1986, com fragmentos de uma quarta demo, então perdida, que eu consegui recuperar ao menos duas músicas.

E desde essa época, eu mantive a predisposição em torno de tal planejamento prévio dessa fase inicial, no sentido de lançar os shows de 1986 e 1987, que eu tinha disponíveis, o que aliás, ocorrerá a qualquer momento. Além disso, havia disponível material de imprensa, radiofônico em sua totalidade, haja vista que as aparições na TV das quais eu dispunha, eu já havia esgotado, ainda que não "renderizados" nos meus canais próprios, mas espalhados em canais geridos por terceiros. 

Sobre o material de rádio, o que eu tinha armazenado em fitas K7, continha muitas entrevistas com componentes da nossa banda e menções & testemunhais da parte de radialistas a falar sobre a nossa banda. Ainda posso acrescentar as muitas fitas de ensaio, a contar com fragmentos de músicas, ideias dispersas que gravávamos o tempo todo a cada jam-session livre que executávamos nos ensaios e esforços em torno do aprimoramento de convenções, solos, linhas de baixo e bateria e até de vocais.

Sobre o material de ensaios, eu idealizei uma compilação a conter trechos significativos e assim registrar tais momentos, tal qual os Beatles lançaram na série de álbuns "Anthology" nos anos 1990, com inúmeras gravações nesse mesmo teor, obtidas em ensaios & afins. 

E sobre o material radiofônico, sinceramente eu fiquei em dúvida se valeria a pena lançar tais áudios em disco, por conta dessas gravações terem sido gravadas de uma maneira absolutamente prosaica, mediante gravador amador diretamente apontado de uma forma externa a um alto-falante de "receiver" de aparelho de som "hi-fi" caseiro ou mesmo de um reles radinho de pilhas em algumas circunstâncias. Neste momento de 2022, no qual escrevo este trecho do capítulo, ainda não decidi exatamente como proceder no sentido de produzir um disco, mesmo por que, a comercialização desse material só deveria atender um nicho bem pequeno de interessados, ou seja, os realmente muito fãs d'A Chave do Sol e com forte espírito de colecionador, pelo fato desse material em específico, ser muito detalhista sobre a carreira da banda, sem nenhum apelo comercial mais óbvio (deixo a ressalva que em algumas dessas intervenções radiofônicas, há a presença de trechos de músicas ao vivo, portanto, existe o elemento da raridade embutido em algumas intervenções).

E neste momento de 2022, quando eu comecei a organizar efetivamente o material gerado especialmente para os meus canais de YouTube, foi muito natural que surgisse a ideia de publicar o material radiofônico d'A Chave do Sol sem empecilho algum, nem mesmo a conter uma preocupação sobre o interesse que geraria ao público em geral, e neste caso, a abrir a possibilidade de conter todo o contexto histórico que cada intervenção dessa gerou para a história da banda, isto é, consequentemente a enriquecer muito o acervo geral da nossa memória. 

Em suma, mesmo que despertasse pouca atenção, com pouco engajamento com visualizações, comentários e sinalização de positivo, isso pouco importaria ante a constatação de que o importante seria que tais peças estivessem expostas exatamente no sentido de um museu virtual.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário