quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 427 - Por Luiz Domingues

O próximo passo em termos de publicação de material raro e inédito no YouTube, aconteceu com mais um áudio resgatado de um show realizado em 1986. Desta feita, a fita K7 a conter, não em sua íntegra, mas com grande parte do espetáculo que protagonizamos no palco do histórico Teatro Brasileiro de Comédia, o popular "TBC" de São Paulo, em 29 de dezembro de 1986, gerou diversos vídeos individualizados com as músicas que conseguimos preservar.

Na mesma predisposição do show anterior que eu havia postado no YouTube (A Chave do Sol ao vivo no Teatro Mambembe de São Paulo em 28 de julho de 1986), este espetáculo do "TBC" também apresentou muitas músicas raras, algumas com apenas este registro disponível de sua existência na história da banda, portanto, a caracterizar um adendo importante em demasia para o acervo da banda e para a sua memória, certamente.

"Profecia" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=BQXngOelT_E

Como praxe desse período (1986-1987), abríamos os shows com a música: "Profecia". E nesse show em específico, como tivemos a oportunidade de usar o palco por tempo ilimitado, nós resolvemos exibir uma quantidade enorme de músicas inéditas, exatamente para testá-las e a orientação dada ao técnico que operou a gravação, e o PA do teatro, Clovis Roberto da Silva, foi privilegiar na gravação, as músicas novas. O lado ruim dessa nossa escolha feita à época, foi que automaticamente perdemos as versões das músicas antigas que também tocamos no espetáculo, entretanto, por mero acaso, abriu a possibilidade de se preservar algumas músicas inéditas para sempre.

Dessa forma, não pensamos na época com o legado que essa decisão poderia gerar no futuro, mas apenas em ter conosco tais gravações à nossa disposição para efeito de estudo imediato, no entanto, visto pela ótica de 2022, ou seja, trinta e seis anos depois, foi uma decisão que nos garantiu um registro raríssimo desse material e portanto, acho que se revelou como um ponto positivo de longo prazo, ainda que tal decisão tenha sido algo meramente fortuito e não planejado em 1986.

"Flores Pessoas" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=22pO6sjuxtE 

"Aflição" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=YyRZnuXvbpk

"Ninho do Amor" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=f5dquco3kOw

"Change My Evil Ways" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=bj1NB1-lB9Y

"Saudade" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=79vW_9gSolE

"Trago Você em meu Coração" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=6DbeVXMzo6Q

"O que Será de Todas as Crianças?" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=iZzoc-vgnec

"Sun City" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=F7XNddbIaC8

"Perfume de Almíscar" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=vGsUHie6HkQ

"Lírio de um Pantanal" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=8SJMMt3oPIc

"Ficar Sem Ninguém" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para escutar no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=C1G1RkWVDnY

"Guerra Quente" ao vivo. A Chave do Sol no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), de São Paulo. 29 de dezembro de 1986.

Eis o link para ouvir no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=qYW5DhFrH_A

Bem, há de se mencionar que a mixagem dessa fita não é adequada. Gravada diretamente da mandada do monitor, apresenta a voz principal do Beto, muito alta, com guitarra e bateria aquém e o baixo muito prejudicado, a se revelar quase inexistente.

Sobre o repertório, conforme eu já expliquei no capítulo anterior, quando mencionei a publicação de diversas músicas inéditas provenientes de um outro show cumprido igualmente em 1986, neste caso do show no TBC ocorreu o mesmo, ou seja, a presença de diversas músicas inéditas e com tendência a buscar uma adequação estética ao Hard-Rock sob o viés Pop-Rock então em voga no panorama de metade da década de oitenta. 

Ainda que houvesse uma nítida influência setentista explícita e inerente da nossa parte por condição intrínseca, nessas canções inéditas, predomina o esforço para soar "moderno" na época e neste caso, mais erramos do que acertamos no quesito da estratégia, pois o que poderia soar Pop em uma ambientação californiana dessa ocasião, no Brasil nunca esteve na "crista da onda", aliás muito longe disso. O mainstream oitentista brasileiro em termos de Rock foi inteiramente capturado pelo Pós-Punk e seus muitos derivados & correlatos e dessa forma, o que poderia ter sido um nicho para nós termos alguma chance maior, na realidade nunca existiu. 

A trocar em miúdos, o tal Hard-Rock, que buscávamos sob a inspiração principalmente do ambiente norte-americano em voga nesse momento, nunca deixou de ser underground no Brasil e assim, realisticamente a analisar, antes nós tivéssemos permanecido fiéis ao nosso estilo com influência sessenta-setentista, dos primórdios da nossa carreira, pelos idos de 1982 a 1984, estabelecidos em um nicho tão pequeno tanto quanto o que Hard-Rock gerou na cena local, porém, mais permaneceríamos autênticos como criadores autorais e consequentemente, mais felizes como artistas.

Devo deixar a ressalva de que apesar disso, é claro que as músicas que criamos nesse período de 1985 a 1987 tem os seus méritos, não são execráveis de forma alguma, eu preciso admitir. E fora isso, a questão da nossa forte labuta tem que ser reverenciada e da minha parte, tem todo o respeito e sentimento de dever cumprido de minha parte e de meus três colegas. Portanto, dessa luta eu tenho saudade, pois demos o nosso melhor, mesmo que tenha nos faltado uma melhor visão gerencial e artística sobre os meandros do mercado na época.

Eis abaixo, uma parte da ficha técnica geral que eu providenciei para cada vídeo postado no YouTube: 

"A Chave do Sol teve a honra de se apresentar em um palco nobre na história do teatro brasileiro, o Teatro Brasileiro de Comédia, popularmente conhecido como "TBC" no meio teatral do Brasil. Tal oportunidade foi rara no sentido de que tal palco histórico quase nunca promovia shows musicais e menos ainda shows de Rock, portanto, agradecemos a oportunidade e nos orgulhamos naturalmente de termos feito um espetáculo ali. 

Uma particularidade desse show em específico se deu com o fato de que usamos tal apresentação como um teste, pois como a duração do espetáculo foi longa, nós aproveitamos para tocar diversas músicas inéditas, que havíamos composto recentemente, muitas das quais nem sequer foram gravadas nas duas demo-tapes que havíamos gravado nesse mesmo ano, a última delas, inclusive, cerca de dois meses apenas antes dessa apresentação. 

É preciso salientar que o áudio aqui apresentado tem as suas deficiências peculiares por vários motivos. Primeiro por ter sido uma captura simples na ocasião, mediante um gravador duplo-deck ligado diretamente na mesa de mixagem do sistema de PA que foi usado no teatro. O segundo ponto, foi que o patch usado pelo técnico não foi a mandada do PA para a frente, com tudo mixado, mas a mandada do monitor, daí o fato da voz do vocalista Beto Cruz estar alta em demasia,, com a bateria em segundo plano, guitarra em terceiro e o baixo quase imperceptível, pois foi tirado de uma linha ordenada nessa resolução, obviamente escolhida pelo Beto para se ouvir mais alto e o fato do baixo ter ficado ameno, sinaliza que ele, Beto, considerou que o som do amplificador do baixo, direto no palco, foi o suficiente para ele se guiar. E o terceiro aspecto sobre o áudio, foi que o armazenamento foi feito em uma limitada fita K7 e que ficou guardada em armários inadequados para a sua preservação, por décadas, portanto, ao se considerar isso, até que é razoável a qualidade".

A Chave do Sol Ao vivo no Teatro Brasileiro de Comédia ("TBC"), em 29 de dezembro de 1986. 

Técnico de PA e gravação: Clovis Roberto da Silva 

Roadies: Eduardo Russomano e Edgard Puccinelli Junior 

Produção executiva: Eliane Daic 

Produção geral: Studio V 

Digitalização da fita K7 em 2020: Kim Kehl 

Foto promocional usada em todos os vídeos a representar o mesmo show, extraída de uma sessão organizada em fevereiro de 1987, com click de Tereza Pinheiro. 

A Chave do Sol - formação nesse show: 

Rubens Gióia: Guitarra e voz

José Luiz Dinola: Bateria e voz

Roberto Cruz: Voz e guitarra

Luiz Domingues: Baixo e voz

A seguir, eu trabalhei na decupagem e preparação de uma série de gravações inéditas a conter entrevistas com componentes, testemunhais e menções sobre a nossa banda em diversos programas de rádio no período de 1983 a 1985.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário