quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - Boca do Céu - Capítulo 79 - Por Luiz Domingues

No pós-ensaio do Boca do Céu de 29 de maio de 2022, a tomar café na padaria próxima do estúdio Lumen. Da esquerda para a direita: eu (Luiz Domingues, o mascarado), Wilton Rentero e Osvaldo Vicino. Click (selfie), acervo e cortesia: Osvaldo Vicino

Tivemos uma novidade maravilhosa quando o Laert anunciou que se lembrara de mais duas músicas do nosso velho repertório. Uma delas, inclusive, com a letra inteira, algo incrível. E assim, mediante o apoio de um áudio a cantarolá-las e ao nos enviar a letra impressa das mesmas, comemoramos muito a inclusão de mais duas músicas devidamente resgatadas para o nosso projeto, direto da década de setenta: "Tango x Tanga" e "Desprogramação". 

No caso de "Tango x Tanga" se tratou de uma sátira sensacional de costumes que o Laert compusera naquela época remota, bem no estilo do "Joelho de Porco", uma referência para ele fortíssima e também para todos nós demais componentes do Boca do Céu. 

A letra de "Tango x Tanga", que o Laert conseguiu recordar, na sua íntegra! Maio de 2022

Com uma parte "A" inteiramente calcada no tango argentino clássico e a conter uma ruptura brusca para uma parte "B" baseada no Rock, em linhas gerais repetia a fórmula de "Revirada", portanto, ficou em aberta a necessidade de se criar diferenciais nos respectivos arranjos de ambas, naturalmente.

Sobre a letra de "Tango x Tanga", em sua parte "tango" a ideia foi caracterizar um discurso moralista proferido por uma pessoa fortemente arraigada por valores conservadores e o contraste com o Rock, servira certamente para realçar o conflito entre gerações em uma primeira instância, uma pauta bastante recorrente nos anos setenta, porém, ao ler a letra com atenção, é óbvio que a conotação mais profunda sobre a postura conservadora tem outro contorno.

E assim, foi marcado mais um ensaio para o dia 29 de maio de 2022, no estúdio Lumen da Vila Mariana, novamente no formato do trio de cordas. Nesse ensaio, trabalhamos então com "Tango x Tanga" mediante o áudio do Laert e conseguimos harmonizar a parte do tango. Também surgiu nesse ensaio uma ideia inicial para diferenciar a parte do Rock e assim buscarmos sair do formato Rock'n' Roll tradicional com o viés cinquentista e buscarmos um riff mais setentista em termos de Blues-Rock.

Wilton Rentero e Osvaldo Vicino em um momento do trabalho. Ensaio do Boca do Céu em 29 de maio de 2022 no estúdio Lumen de São Paulo. Click e acervo: Luiz Domingues

E no mesmo ensaio, trabalhamos também com uma ideia do Wilton para harmonizar a ótima canção, "Instante de Ser", mediante o mesmo processo em termos de apoio, ou seja, ao fazermos uso do áudio com o Laert a cantarolar a melodia e igualmente com o devido apoio da letra impressa por ele fornecida.

Letra de "Instante de Ser", providenciada pelo Laert. maio de 2022

Avançamos então nesses termos e na semana subsequente ao ensaio, o Laert fez várias observações pertinentes sobre o que havíamos trabalhado.

Eu (Luiz Domingues) a iniciar o processo de recolher o material, no momento de fim de ensaio do Boca do Céu em 29 de maio de 2022. Click, acervo e cortesia: Wilton Rentero

E outra música que o Laert nos enviou o áudio a cantarolar, foi "Desprogramação". Nem ele mesmo acreditou que conseguira se recordar de um bom pedaço da melodia e letra e pelo que nos enviou, foi praticamente a música inteira a caracterizar mais do que um parco fragmento, portanto, ficamos muito contentes com esse resgate sensacional de uma composição da parte dele e que tocávamos nos nossos ensaios durante os anos setenta, cuja memória havia sido perdida por todos, até para o Laert que a compusera. Que vitória para o resgate, portanto!

Osvaldo Vicino em ação. Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen de São Paulo em 29 de maio de 2022. Click e acervo: Luiz Domingues 

Uma boa ideia surgiu no sentido de organizarmos uma série de ensaios com o quarteto completo reunido e assim a contar com a valiosa participação in loco do Laert para nos auxiliar nessa fase B do nosso resgate. Ficamos então de organizar tal hipótese muito produtiva para acelerar o processo.

Wilton Rentero a sinalizar como nos velhos tempos em que a nossa banda foi forjada nos anos setenta, nada mais simbólico e alvissareiro! Ensaio do Boca do Céu no estúdio Lumen de São Paulo em 29 de maio de 2022. Click e acervo: Luiz Domingues

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário