segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Show 50 Anos Cantando Raul/Edy Star + Convidados) - Capítulo 115 - Por Luiz Domingues

Após o espetáculo no qual Os Kurandeiros participaram como banda base de Edy Star e seus convidados, especialmente encenado no palco do Teatro Sergio Cardoso de São Paulo em forma de "live" transmitido em agosto de 2021, via Internet, eis que uma nova solicitação foi feita da parte desse mesmo artista para que a nossa banda novamente o auxiliasse, além de contar com alguns músicos de apoio suplementares e cantores convidados para um show a ser realizado na unidade do Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo, com a data de 10 de junho como base.

Dessa forma, definido um repertório definitivo para o evento, a ideia foi dividir o espetáculo em duas partes, isto é, a conter a íntegra do LP "Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das Dez" e uma segunda parte a conter algumas músicas do Raul e artistas contemporâneos dele, portanto a se constituir de uma versão mais robusta do que a "live" promovida pela Secretária de Cultura do Estado de São Paulo em 2021. Contudo, desta feita houve uma diferenciação básica em termos de adequação para a minha autobiografia na música.

Primeiro, por conta de que ao contrário do show por nós cumprido em 2021, o papel d'Os Kurandeiros foi minimizado neste espetáculo, portanto, sem o mesmo destaque para a nossa banda, este trabalho entrou em outro setor da minha autobiografia, a se tratar de um trabalho avulso, apenas a lidar com a presença de dois companheiros da minha banda unidos neste mesmo trabalho, como algo meramente ocasional.  

E outro ponto se deu no fato de que uma segunda parte do show foi acrescentada, a apresentar diversas músicas do Raul Seixas, Sérgio Sampaio e até uma peça da MPB antiga, tema regravado por muitos artistas, mas a prevalecer a versão de Gal Costa para o samba, "Teco-Teco" (de autoria de Pereira Costa e Milton Vilela).

Sobre os músicos convidados, estes foram velhos conhecidos nossos, a se tratar de Michel Machado e Mateus Schanoski e no caso dos cantores, Jonnata Doll, um jovem ligado à cena do Indie-Rock/Nova MPB (ele era então líder do grupo Indie-Rock: "Jonnata Doll & Os Insolventes") e Marcia Castro, também oriunda da cena moderna da MPB de 2022. 

Três ensaios foram marcados para o início de junho de 2022, sendo que no penúltimo deles, uma enfermeira designada pelo Sesc foi ao estúdio alugado pela produção para efetuar o teste de infecto pela Covid com todos os artistas envolvidos e naturalmente que se alguém fosse detectado de forma positiva, teria a sua participação vetada sumariamente. Ao se tratar dos músicos, subentendeu-se que a produção deveria ter músicos substitutos sob a ação de sobreaviso estratégico, no entanto, isso não nos foi revelado formalmente. O mesmo deve ter ocorrido em relação aos cantores convidados, portanto, a única possibilidade do show não acontecer se daria acaso a estrela máxima, Edy Star, fosse o contemplado com tal má notícia, pela razão óbvia do seu caráter insubstituível nessa circunstância.

No ensaio de 8 de junho de 2022 no estúdio Mad do bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo, Carlinhos Machado comanda a selfie nas duas fotos Na segunda, além dele, o percussionista Michel Machado e eu, Luiz Domingues, acenamos para a lente. Click (selfie), acervo e cortesia: Carlinhos Machado

Entretanto, foi exatamente o que ocorreu nesse dia, com todos os músicos e cantores convidados a testar negativo para a incidência do coronavírus, com exceção de Edy, que testou positivo, o que gerou muita apreensão sobre a saúde dele naquele instante.

Bem, o produtor do show, Rodrigo, ligou imediatamente para o Sesc e por decisão sumária dessa entidade, o show foi cancelado e considerado como adiado, mas sem previsão de nova data agendada para aquele instante. Em questão de minutos a entidade já postou um cartaz em seu site a demarcar o cancelamento por motivo de contaminação da Covid e deixou o esclarecimento aos que haviam comprado ingresso, de que poderiam buscar o ressarcimento do ingresso ou guardá-lo para a próxima data, mesmo ainda não havendo tal definição naquele instante.

Em agosto, Edy convidou Os Kurandeiros (menos o tecladista, Nelson Ferraresso), os mesmos músicos avulsos convidados e a exuberante, Renata "Tata" Martinelli, para participar do show realizado na Praça da Sé, no centro de São Paulo, cuja história já foi contada em capítulo anterior. 

Foi então que veio a confirmação enfim da nova data para este show no Sesc, para o dia 14 de outubro de 2022. Um ensaio apenas foi marcado para cumprir tal data, no caso, na véspera, dia 13. 

Nessa altura dos acontecimentos com a pandemia decorrente da Covid aparentemente encerrada, o Sesc abolira as medidas de segurança e assim, não houve teste prévio de contaminação e tampouco alguma exigência básica como a apresentação do comprovante de vacinação e uso de máscara em suas dependências, portanto, o ensaio foi realizado sem tais apreensões de ordem sanitária.

Ainda bem que todos estavam familiarizados com as músicas, pois o ensaio se mostrou insuficiente em termos de tempo hábil para cobrir a execução de todas as canções. Mas isso não gerou uma preocupação exacerbada no sentido de que mesmo não sendo possível executar todas as peças, deu para sentir que tudo daria certo no dia do show. 

Continua...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário