segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Gravação de Tema Antidrogas) - Capítulo 75 - Por Luiz Domingues



Algum tempo depois em ter trabalhado com os rapazes do "Essex" e também com os do "Eternal Diamonds" em estúdio, ainda em 1997, recebi o telefonema do vocalista, Nando Fernandes (Cavalo a Vapor, Hangar), ao convidar-me para participar de uma gravação de um tema, em prol de uma campanha contra as drogas. 

      Um dos melhores vocalistas do Brasil, Nando Fernandes

Seria tudo patrocinado por uma entidade, mas claro, a participação dos músicos, seria sem cachet. Aceitei o convite por tratar-se de uma causa nobre, evidentemente. Segundo o Nando, seria formada uma banda base, e diversos vocalistas e guitarristas revezar-se-iam nos vocais e na realização de diversos solos. Foi marcado um primeiro ensaio, e para a minha sorte, era bem perto de casa, questão de dois quarteirões.
Curiosamente, eu já morava, naquela época, há sete anos no bairro (Aclimação, zona sul de São Paulo), e não conhecia esse estúdio de ensaio, mesmo ao passar constantemente em sua porta. Compareci ao estúdio, e por morar perto, fui o primeiro a chegar. A sala que usaríamos estava ocupada ainda pelo cliente anterior, que verifiquei ser o "Exaltasamba". Quando o segundo participante chegou, vi que tratava-se do baixista, Luis Mariutti, naquela época já bem famoso por tocar na banda de Heavy-Metal, "Angra". 
                     O ótimo baixista e gentleman, Luis Mariutti

O sucesso não o mudara em nada. Calmo, educado e humilde, lembrou-se de minha pessoa, e assim ficamos a conversar, ao relembrarmos o fato dele ter ficado doente, e eu tê-lo substituído em um show de sua então banda, o "Firebox", sete anos antes (relatado em capítulo anterior). Então chegaram paulatinamente os outros participantes, e os pagodeiros do "Exaltasamba" terminaram o seu ensaio, para abrir o caminho para nós.
          Átila Ardanuy, excelente guitarrista e produtor musical   

Lembro-me da presença do Átila Ardanuy, irmão do guitarrista, Edu Ardanuy. Também da escola do virtuosismo, Átila tocava muito bem, mas seu espectro de música, era o do som pesado oitentista, como praticamente todos os demais envolvidos naquela produção. O Hélcio Aguirra estava presente também; havia um tecladista; outro guitarrista que não recordo-me exatamente quem seria, e o baterista, que foi o Franklin Paollilo.

Um dos melhores bateristas do Rock brasileiro, de todos os tempos, Franklin Paollilo

Surpreendi-me contudo, pois quando o ensaio começou, o Nando perguntou se alguém tinha alguma ideia inicial. Achava que o tema já estava composto, e só o ensaiaríamos. Todavia, a proposta foi criá-lo ali na hora, ensaiar, e dali há poucos dias, entrar em estúdio para gravá-lo. O Átila tomou a dianteira, e pôs-se a dirigir a criação do tema, que ficou bem Pop anos oitenta, meio Van Halen / fase Sammy Haggar, meio Yes fase  / Trevor Rabin. Combinei com o Mariutti, para eu tocar bem simples, ao estabelecer uma linha reta, e sem frase alguma, e ele ficar livre para criar intervenções, assim não embolaríamos, visto que o Nando queria dois baixos no track. A gravação ocorreu alguns dias depois, no estúdio Mosh. Ali no estúdio, eu e o Franklin fizemos a base geral, junto ao Átila e Hélcio Aguirra, porém, haveria uma enorme gama de guitarristas convidados, para executar os solos.

                       Luiz Carlini, lenda do Rock Brasuca   

Lembro-me em ver no estúdio, o Luiz Carlini, Edu Ardanuy e Faiska, entre outros. Fui embora, após ter feito a minha parte. Lembro-me que o estúdio tornou-se uma balbúrdia com tanta gente. Tal produção ocorreu na sala "C".


                   Faíska Borges, um guitarrista impressionante

Na sala "A", estava a cantora de MPB, Simone, a gravar um novo álbum. Os dias passaram e o Nando não ligou-me mais. Alguns anos depois, quando eu estive na Patrulha do Espaço, o encontrei ocasionalmente em uma lanchonete. Ele então disse-me que ficara engavetada a música, e que estava para ser dada uma solução para isso, e que avisar-me-ia para providenciar-me uma cópia. Ficou por isso, e não consigo nem lembrar-me dessa canção, nem mesmo o nome que a designou. No cômputo geral, ficou bem gravada, lógico, pois tratava-se do Mosh, um dos melhores estúdios do Brasil, e com um contingente de músicos bons, a tocar. Mas o seu formato ficara bem Pop oitentista, cheio de solos virtuosos e intermináveis, com a letra a ficar muito piegas. Bem seria difícil tratar de um assunto dessa natureza e não soar ingênuo, eu reconheço. O Nando é extremamente gentil e bem intencionado, portanto, sem dúvida que esse destino mal traçado para o projeto, não foi sua culpa.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário