sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Autobiografia na Música - Sala de Aulas - Capítulo 3 - Por Luiz Domingues

Realmente... a filtragem era necessária, mas sem maiores rigores. Mesmo por que, não havia meios para filtrarmos ainda mais. Foi simples : se demonstrasse interesse na carta, ao mencionar que queria tocar, ou que já possuía uma banda, mostrava-se o suficiente para nós. Tive uma sensação muito estranha na primeira aula. Isso por que em 1983, eu havia tido uma experiência como professor, mas de uma forma diletante. Eu ministrara algumas aulas de teoria musical para um guitarrista de uma banda, que gravitava na órbita d'A Chave do Sol (Archibald's Band, e que posteriormente mudou o seu nome para : "Fênix"), um rapaz chamado : Iran Bressan. Foram poucas e gratuitas. Mas nesse outro momento, seria diferente, pois estava a cobrar, e assim adquiri a responsabilidade em passar informações com muito maior conteúdo e responsabilizar-me pelo aprendizado dos alunos.

Posto isso, digo que a primeira aula foi muito estranha, pois havia absorvido a realidade de que estava a assumir-me como um professor, e foi algo inusitado na minha trajetória musical. Para efeito de informações deste relato, devo alertar o leitor, que infelizmente, perdi o meu caderno com anotações sobre as aulas. Da maioria dos alunos, eu simplesmente esqueci seus nomes e datas precisas de seu início e término de aulas comigo.
Peço desculpas antecipadas à todos que não mencionarei nominalmente neste relato, por essa falha. Citarei alguns que foram mais marcantes, mediante histórias engraçadas  e / ou inusitadas, mas ficarei a dever o nome da maioria. E em alguns casos, citarei apenas nome; ou sobrenome ou ainda, talvez só um apelido, fruto dessa perda lastimável de meu caderno, que muita falta faz agora que trato deste capítulo da minha sala de aulas. Lembro-me que as primeiras aulas em julho de 1987, foram ministradas no escritório do Zé Luiz Dinola, em Pinheiros, onde ele também ministrava as suas aulas de bateria.
A fachada do Edifício Dinola, pertencente à família do José Luiz. Na frente, a loja de produtos finos de cerâmica e porcelana, da irmã dele, Beth Dinola. Em uma das salas, ficava o escritório do José Luiz Dinola.


Mas logo em agosto, mudei-me para a casa do Beto Cruz, para tornar assim, tal endereço, a minha a sala de aulas, dali, até meados de 1989.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário