domingo, 7 de junho de 2015

Autobiografia na Música - Sala de Aulas - Capítulo 61 - Por Luiz Domingues

O futebol sempre animou a minha sala de aulas, sem dúvida...

Ao proximar-se o final de ano, além do campeonato de futebol indoor, que produziu muita euforia na minha sala de aulas, as atenções voltavam-se às crescentes apresentações de bandas de alunos, onde uns apoiavam os outros, e isso foi muito positivo, sem dúvida alguma. E nesse processo, eu ficava muito contente, por que além do conceito de ajuda mútua, que eu achava nobre, houve a natural expansão que o élan de assistir uma banda ao vivo, causava.
Quem ainda não possuía uma banda, ficava obcecado para ter uma, e isso estimulava-os a estudar mais, e assim melhorar o seu desempenho ao instrumento. 

Cali Keller a descer de seu carro, e Alexandre "Leco" com o seu cão, na porta de minha residência. Foto de 1996

Outro aspecto muito bom que eu valorizava muito, foi no sentido de haver essa mobilização toda, e que inevitavelmente, trazia elementos agregados. Muitos amigos dos amigos; namoradas e primos dos alunos, acabaram por se envolver, a engrossar assim, o meu crescente "exército Neo-Hippie". Sob um futuro não muito distante, essa tropa, ajudar-me-ia em diversas ocasiões e circunstâncias. 

Ao final de 1994, um novo aluno entrou, motivado ao extremo para estudar, chamado: Ricardo Schevano. 
Marcelo Bueno; Ricardo Schevano, e Marcello Schevano, posicionados da esquerda para a direita, em foto de 1996, na minha sala de aulas                 

Entre muitos alunos que detinham essa característica, Ricardo chamou-me a atenção desde a primeira aula, pois mesmo ainda muito jovem, demonstrava possuir uma força de vontade incrível, e sobretudo, a convicção de que queria ser um músico profissional, e um Rocker, sem sombra de dúvida. Agregado às suas aulas, ele trouxe desde o primeiro dia, o seu irmão caçula, que na verdade era ainda maior que ele em tamanho físico, chamado: Marcello Schevano. E idem, demonstrava um talento extraordinário, como guitarrista. Com apenas quinze anos de idade, ele já fazia solos com grande desenvoltura, e eu notei uma característica de sua parte, incrível: por assistir as aulas de seu irmão, Marcello ficava quieto a observar o que eu ensinava ao Ricardo, e quando surgia uma brecha, eu o notava a pegar o baixo, e executar tudo o que eu ensinara ao Ricardo, com precisão total... 
Foto promocional da Patrulha do Espaço, em 1999. Click de Moa Sitibaldi. Atrás: Rolando Castello Junior. Na linha de frente, da esquerda para a direita: Marcello Schevano; eu, Luiz Domingues e Rodrigo Hid

Estava claro em minha percepção, que Marcello detinha um ouvido musical excelente, e de fato, ao longo dos anos posteriores, 1995; 1996, e 1997, eu só pude comprovar o seu crescimento vertiginoso, até que em 1998, ele estivesse a tocar comigo no Sidharta, e a partir de 1999, a se tornar membro da Patrulha do Espaço, junto comigo, e Rodrigo Hid. 

Nessa época, os irmãos Schevano, possuíam uma banda, que durou até meados de 1997, e se chamava: "Essex". Esse nome era oriundo do fato de ser o nome do edifício onde eles moravam, e tinham como vizinho, o baterista, Marcelo Burani, sobrinho de Diógenes Burani, este seu tio, ex-baterista da Gal Costa nos anos sessenta e da banda Moto Perpétuo, nos setenta (onde Guilherme Arantes foi tecladista).
O baterista do "Essex", e agregado de minhas aulas, Marcelo "Always" Burani

E para fechar tal banda, o outro guitarrista e vocalista, era Toni Peres Rodrigues, irmão do meu aluno, Alexandre Peres Rodrigues, popular "Leco". Enfim, os irmãos Schevano foram parar na minha sala de aulas, por essa conexão do Alexandre, meu aluno, e com o apoio do Toni. Claro, os membros da banda inteira, "Essex", passaram a frequentar a minha sala de aulas com regularidade, e nos tornamos amigos. O auge dessa amizade se deu quando me convidaram para produzir um fita demo, que gravariam em 1997 (fato amplamente relatado no capítulo dos "Trabalhos Avulsos"). 

E através dos irmãos Schevano, um aluno novo, apelidado como: "Jamé", apareceu em dezembro de 1994, também, e dois anos depois, eu ministrei aulas para o seu irmão, o "Jamézinho"... 

1994 encerrou-se com o clássico Futebol Indoor, e 1995 prometera...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário