terça-feira, 23 de julho de 2013

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 6 - Por Luiz Domingues

Antes de falar sobre essa fase de ensaios com o vocalista, Percy Weiss, preciso falar sobre como surgiu o nome da banda.
Realmente, o nome "A Chave do Sol" foi criado pelo Rubens, e ele já o tinha usado em bandas de garagem que tivera anteriormente, tendo feito pequenas apresentações, mas sem relevância artística, alguma. Por isso, ele o sugeriu, quando apelou à nossa consciência, para que o aceitássemos sem reservas, pois fora um nome com grande significado afetivo para ele, um sonho da infância etc. 
Não deveríamos ter aceitado assim um argumento meramente sentimental, como definitivo. O nome "A Chave do Sol" era / é composto; enorme; com preposição e artigo; dúbio, portanto sujeito à interpretações errôneas, fora o fato de ser um tanto quanto piegas.
Pensei muito nesses aspectos acima elencados, nos anos seguintes, em todas as ocasiões em que ele trouxe-nos algum tipo de constrangimento, como por exemplo na mídia, onde várias vezes foi grafado errado, ou mesmo pronunciado equivocadamente, caso de emissoras de rádio e TV.
"A clave de Sol" (nome de escola de música ? ); "A Chave de Ouro" (joalheria ?), e mesmo quando acertavam, ficava às vezes aquela estranheza no ar, pois convenhamos : soava como uma certa estranheza como nome para banda de Rock ? Um problema inicial com o nome, foi gerado logo depois dos primeiros shows, mas falo sobre isso, oportunamente.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário