sábado, 6 de julho de 2013

Autobiografia na Música - Terra no Asfalto - Capítulo 27 - Por Luiz Domingues


Lembro-me em ter assistido a peça teatral, Calabar, no Teatro Pedro II, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Fui com o Paulo Eugênio; Wilson e Gereba, e lá encontramos os amigos, Roatã Duprat, e a Virgínia, namorada do Fernando "Mu".

http://homenagemaomalandro.blogspot.com/2009/06/peca-calabar.html

Nesse link acima, consta a ficha técnica dessa montagem, com o nome do Mu, citado.   

Foi um espetáculo denso, bem produzido e recheado por atores famosos. O Fernando "Mu" tocava violão; guitarra e bandolim muito bem, obviamente, e a banda, formada por músicos de alto nível, claro.
O Fernando "Mu" é o primeiro, da direita para a esquerda, na parte mais alta, a usar um paletó de cor clara

Infelizmente, soubemos que o Fernando "Mu" fora demitido pouco tempo depois, por motivos desagradáveis. Fomos informados que ele costumava chegar atrasado nas apresentações, além de apresentar sinais de embriagues. Soubemos também, que ficou insustentável a situação dele, e infelizmente ele foi demitido daquela que poderia ter sido a sua grande porta aberta para voos maiores na carreira.

Como instrumentista, seu talento e preparo eram inquestionáveis, mas no quesito profissionalismo, infelizmente ele não adequou-se à uma situação de alto nível.

Depois de sua saída do Terra no Asfalto, e dessa vez que fui ao teatro assisti-lo atuar em Calabar, só fui vê-lo novamente em 1982, por acaso, quando apareceu de surpresa no bar Deixa Falar, onde A Chave do Sol ensaiava em seus primeiros momentos. Foi uma visita curta e inesperada, visto que ele procurava a Dona Sabine, dona da casa, provavelmente para tentar agendar uma data para uma banda cover em que estava a atuar. E depois, no início de 1984, o vi a atuar a atuar em uma banda autoral orientada pelo Prog Rock, pela TV, ao apresentar-se no programa : "A Fábrica do Som". Lembro-me que o tecladista dessa banda foi o Fernando "The Crow" Costa, futuro guitarrista do Inox. Mas que eu saiba, essa banda não avançou. Também pudera... Rock Progressivo em 1984, representaria lutar contra a maré daquele momento, ao caracterizar-se quase como uma afronta. Soube também que ele fora assaltado na saída de um bar no Brooklin, zona de sul de São Paulo, e agredido, ficou desmaiado. Quando foi socorrido, sua Gibson Les Paul Junior, ano 1958, havia desaparecido. Hoje em dia, ela estaria a valer ainda mais que naquela época. E muitos anos depois, soube que ele fora assassinado em uma padaria, no Brooklin, bairro da zona sul de São Paulo.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário