domingo, 14 de julho de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 32 - Por Luiz Domingues

E chegou o grande dia da estreia ! Antes de falar disso detalhadamente, preciso relatar alguns fatos paralelos. Primeiro, alguns dias antes, tive que administrar o primeiro conflito Língua de Trapo x Chave do Sol. 
Ocorreu que para a sorte da Chave do Sol (que ascendia a olhos vistos, graças as performances vitoriosas em duas edições do programa, "A Fábrica do Som", da TV Cultura), a banda recebeu o convite para participar de uma edição especial desse programa, onde supostamente os artistas mais pedidos tocariam em uma edição especial, sob uma grande festa organizada no Circo Anhembi, no pátio do pavilhão de exposições do Anhembi. O que eu não esperava, foi a data da gravação desse programa especial : 15 de novembro, dia da estreia do novo show do Língua de Trapo no TUCA. Já tornara-se um problema constrangedor explicar que eu tocaria no mesmo dia, e pior ainda ao saber que mesmo a esforçar-me para tocar com a Chave do Sol, e ir apressadamente para o Tuca, evidentemente estaria sujeito a atrasos, visto que não haveria nenhuma garantia de que tudo funcionasse a contento na gravação da TV Cultura.
E mesmo que tudo ocorresse dessa forma sincronizada, o Circo Anhembi ficava montado no pátio do Anhembi, na zona norte, e o deslocamento até o Tuca, nas Perdizes, zona oeste, seria temerário pela questão do trânsito etc e tal. Os membros do Língua de Trapo, aceitaram, pois sabiam que seria importante para A Chave do Sol, e não queriam contrariar-me logo de início, mas ficaram apreensivos.
E tinham toda a razão, pois não seria um show comum para a banda (e mesmo que o fosse...), mas de fato, a estreia de um show inteiramente novo, e onde haveria um grande público, com a presença de importantes jornalistas para cobrir o novo trabalho do Língua de Trapo. Isso sem contar a imprudência em não estar tranquilo, pelo menos duas horas antes no camarim, ao saber que a parte técnica estava sob controle com meu amplificador, meu baixo preparado etc. Eles tinham toda a razão por preocupar-se, mas eu não poderia recusar o convite, pois A Chave do Sol estava a crescer, e não poderia perder mais essa chance na TV, com uma audiência daquelas...

O segundo aspecto em relação à este show, fora o próprio teatro em si. O Tuca, era / é o Teatro da Universidade Católica, anexo ao campus da Pontifícia Universidade Católica. Foi um teatro histórico para a cidade de São Paulo, por muitos anos, com uma infinidade de peças teatrais importantes ali encenadas; shows musicais de grandes artistas da MPB; Rock, e outras vertentes musicais (o famoso show "Divino e Maravilhoso", dos Tropicalistas em 1968, só para citar um...), além de ter protagonizado uma série imensa de palestras, congressos e eventos culturais em geral. 

Mas aí veio a ditadura, e as manifestações estudantis no campus da PUC, foram duramente reprimidas. Em 1977, em um dos mais truculentos episódios dessa fase, o campus foi invadido pela tropa de choque da polícia militar, e o caos instaurou-se, com dezenas de pessoas feridas, inclusive algumas com muita gravidade (eu conheci uma garota que sofreu queimaduras terríveis nesse dia). 

Tempos depois, o teatro pegou fogo, "misteriosamente". Ficou anos fechado, e sob um esforço muito grande, finalmente, mesmo ainda não concluída a sua reforma completa, foi liberado para abrir suas portas novamente. E qual artista teve essa honra em estar no primeiro espetáculo após esse hiato ? Sim, foi o Língua de Trapo, nesse show de 15 de novembro de 1983. E como agravante, ainda estávamos na ditadura, e o Língua de Trapo tinha uma imagem como simpatizante da esquerda. Boatos alarmistas diziam que havia pessoas descontentes com a reabertura do teatro... 

Não aconteceu nada, mas mesmo enfraquecida e quase por encerrar-se, a ditadura sempre foi ameaçadora no tocante ao exercício da livre expressão artística. Então, foi esse o ambiente para o show, com toda a apreensão do Língua de Trapo pela estreia; esse temor velado por causa do Tuca ser reaberto para o descontentamento de alguns oponentes da abertura política no país, e o stress a mais que eu causei, ao assumir um compromisso com outra banda, no mesmo dia da minha estreia oficial na banda. Havia, portanto, tensão no ar...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário