quarta-feira, 3 de julho de 2013

Autobiografia na Música - Terra no Asfalto - Capítulo 26 - Por Luiz Domingues



Os ensaios acústicos tiveram a função apenas em estudar a harmonia das músicas; decorar letras; fazer arranjos vocais etc. Para nós, foi o melhor possível que poderíamos realizar em uma fase em que a banda reformulara-se, e ficou sem local de ensaio. Mas é claro que fora insuficiente e inadequado. Tanto foi assim, que após quatro shows com essa formação, a banda encerrou atividades e só voltaria quase seis meses depois, aí sim, com uma nova formação firme, e que estabeleceu a melhor fase da sua história. Já vou chegar nesse momento, logo mais nos relatos. 

Eu usava apenas um violão, pois não seria possível ligar -se amplificadores e tocar bateria no sobrado germinado do Luis "Bola". Ele usava uma bateria de borracha, daquelas de estudo, e os demais trabalhavam com violões.

Nessa época eu tinha um desenvolvimento nulo no violão. Isso por que a maioria dos baixistas começa com violão e guitarra, e depois, especializa-se no baixo. Mas no meu caso, eu fui direto da estaca zero para o baixo, sem aprender nada no violão ou guitarra. Só fui desenvolver um pouco desses instrumentos, anos depois, ao pegar instrumentos emprestados de amigos guitarristas em brechas de ensaios, gravações e afins. Mesmo assim, nunca desenvolvi a contento. Toco muito mal esses dois instrumentos.

Insisto : se aprendi a tocar e adquiri uma certa destreza, foi por absoluta força de vontade, perseverança, e por estar obcecado em atingir o meu ideal. Minha musicalidade foi forjada a fórceps...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário