quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 62 - Por Luiz Domingues


Antes de falar sobre a nossa primeira aparição na TV (tirante a fortuita e microscópica aparição no programa : "Comando da Madrugada", do jornalista Goulart de Andrade em 1982, e cujo relato está lá para trás nesta narrativa), na "Fábrica do Som", da TV Cultura, preciso mencionar mais um fato ocorrido nesse ínterim. Assim que perdemos a vocalista, Verônica Luhr, e passamos um período a tentar adaptarmo-nos para tocar em bares com o Rubens e o Zé Luiz a cantar, nem chegamos a procurar com grande afinco um(a) novo(a) vocalista. Mas o fato, é que surgiu duas garotas interessadas, e nós chegamos a realizar testes com ambas. Uma delas, chamava-se Soraya e a outra, Regiane. A Soraya era conhecida da irmã do Rubens, e chegou a assistir-nos a tocar no Victoria Pub, ainda com a presença da Verônica Luh em nossa formação. Quanto à Regiane, sinceramente não lembro-me qual foi o elo de ligação que a aproximou de nós. 
Nesta foto recortada, Soraya Orenga a gravar Backing Vocals na música "Luz", em janeiro de 1984, como convidada especial

A Soraya era loira; bonita e tinha uma boa voz. Não era um potencial vocal exuberante como o da Verônica, mas tinha condições de ser vocalista d'A Chave do Sol, certamente. A Regiane era morena, e não tinha o mesmo potencial da Soraya, embora eu não possa afirmar que fosse ruim. Talvez faltasse-lhe um maior "punch" para ser vocalista de uma banda de Rock, e seu negócio fosse cantar MPB mais intimista, a bordo de dinâmicas leves a estilo Bossa Nova. Nenhuma das duas no entanto, empolgou-se com o estágio onde encontrava-se A Chave do Sol naquele momento, que fora crítico para a banda, pela falta de melhores perspectivas. E nem nós por elas, pois não pareciam ser adequadas para a banda. A Soraya cantara anteriormente em duas bandas cover pela noite : "Ferro Velho" e "Alhures". E a Regiane, no "Super Bastião", todas evidentemente obscuríssimas. Nunca mais tive notícias da Regiane, mas a Soraya ficaria um pouco mais na história d'A Chave do Sol, pois em janeiro de 1984, participaria da sessão de gravação dos Backing Vocals da música : "Luz", que gravaríamos para o nosso primeiro compacto simples. Ela está inserida nos créditos da ficha técnica do compacto, assim como Rosana Gióia, irmã do Rubens, que também cantou nessa gravação. E assim foi a quase entrada de uma nova vocalista, ainda no primeiro semestre de 1983.


Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário