No dia da sessão de gravação do grande Manito, que imortalizou um sax sensacional em "Sunshine"
E foi então iniciada a segunda etapa das gravações. Com baixo; bateria; e
muitas bases de teclados e guitarra prontas, começamos as sessões de
gravação dos solos. Foram dias memoráveis de gravações.
Muitos momentos
mágicos de inspiração por parte do Rodrigo e do Marcello, ao registrar solos
infernais de guitarra, e teclados, ambos.
Lembro-me bem de uma sessão
onde o Rodrigo gravou o solo da canção : "O Pote de Pokst", a utilizar uma câmera
de eco Ecoplex, aquela bem típica dos anos setenta. Ele a usou em
partes de efeitos, onde a sua guitarra simulou ruídos emitidos por pássaros,
gaivotas para ser preciso, para deixar o final da música bem emocionante, e a
altura das tradições melódicas do Rock sessenta / setentista. E começaram
a gravar também, os convidados do disco.
Lembro-me bem da presença da
vocalista, Alexandra "Xandra Joplin", que veio gentilmente de Santos, no
litoral do estado, para colocar a sua voz nas músicas : "Sunshine", e "Terra
de Mutantes".
Em uma sessão ocorrida em um domingo a tarde, Paulo Zinner, e o
técnico de som, Daniel "Lanchinho", gravaram percussão na música
: "Ser".
Paulo gravou um micro solo com o timbales, enquanto o Daniel tocou
uma conga bem acelerada, simultaneamente. Mas o dia mais emocionante durante as
sessões de convidados, certamente foi quando o Manito apareceu para
gravar um solo de sax, na música : "Sunshine".
Realmente, foi muito bonita a
participação dele. Ele gravou em tomada única, sem ao menos ouvir a
música, previamente. Fez um solo de arrepiar, e continuou a criar frases na parte
final, sob uma intervenção que não era prevista por nós, mas ficou tão lindo, que deixamos
assim na edição final da mixagem.
Eu, Luiz Domingues; Manito; e sua esposa, a ouvir o resultado da gravação de seu solo.
Gravadas todas as partes
instrumentais, finalizamos os vocais com tranquilidade. Já na metade de
fevereiro de 2000, estávamos no processo da mixagem em andamento. A ideia dos convidados foi do Júnior, e os esforços em prol da pré-produção,
idem. O Paulo Zinner foi fácil e lógico, pois estava a produzir o disco. O Daniel
"Lanchinho" foi uma opção inesperada que deu certo, pois até então, nem
sabíamos que ele era músico, e "pilotava" congas com desenvoltura. Já no caso da
Alexandra, fora uma observação antiga do Júnior que já a conhecia por vê-la
atuar como Janis Joplin cover.
E quando fomos tocar na cidade de Praia
Grande / SP, no início de 2000, ela esteve presente, e foi feita uma troca de
contatos. E quanto ao Manito, foi um pouco mais trabalhoso, mas deu certo,
ainda bem.
Lembro-me bem que por uma certa imprudência de nossa parte, amigos apareceram na sessão em que o Manito iria gravar a sua
participação, e ficamos sem jeito para pedir-lhes que retirassem-se. Dessa forma, o estúdio lotou com curiosos, indevidamente. Isso foi
desagradável, claro, mas o Manito, super experiente que era, nem intimidou-se, e gravou a sua participação com a exuberância de sua condição
como um virtuose que era.
Ricardo Schevano; Rodrigo Hid, e Manito
Todos os vídeos das gravações do
CD Chronophagia ficaram com o Júnior, e pelo que eu saiba, ele ainda não
providenciou a digitalização desse material. Ao surgir novidades sobre isso, reabro os capítulos concernentes a tal etapa do relato, e acrescento-os, naturalmente.
As sessões de gravação
foram amplamente filmadas, e seria possível produzir um documentário só para falar
sobre esse disco. Isso inclui a participação do Manito, e seu sax inspirado.
Da esquerda para a direita : Luiz Domingues; Manito; Rodrigo Hid; Marcello Schevanno; Rolando Castello Junior, e Paulo Zinner. Click : Eduardo Donato
Continua...
Neste meu segundo Blog, convido amigos para escrever; publico material alternativo de minha autoria, e não publicado em meu Blog 1, além de estar a publicar sob um formato em micro capítulos, o texto de minha autobiografia na música, inclusive com atualizações que não constam no livro oficial. E também anuncio as minhas atividades musicais mais recentes.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 38 - Por Luiz Domingues
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muito legal saber da participação do grande in memorian Manito e grande singer Xandra Joplin.No caso grande Manito , em 2010 estive no teatro da omsp no bairro do Tauapé onde o Som Nosso fez o som.Como cheguei antes,deu para dar um abraço no Pedrao Baldanzã( ja o conhecia pessoalmente antes em 2009,onde lembrou de mim ).Nees tempo que estavos conversando o grande Manito chegou perto e tambem educadamente me cumprimentou ( tinha vindo bar , acho que foi tomar tomar um café ).Deposi dessa noite ele ainda iria ter uma apresentação nesse local na seguinte seguinte com sua Banda a la Blues Jazz .Deposi fiquei sabendo pela net do seu falecimento.Nao sabia que era dele o som do Sax, obrigado pelas informações grande Luiz Domingues e como sempre um otimo detalhista .abraços .
ResponderExcluirMas que legal saber que surpreendeu-se com tal revelação. Sim, de fato, foi o Manito que imortalizou aquele sax sensacional na nossa regravação de "Sunshine".
ExcluirMuito bacana a história que contou sobre o Pedrão Baldanza.
Continue acompanhando que vem mais histórias legais da Patrulha !