Foto: Marcia Oliveira
Uma ótima
nova surgiu quando o produtor Antonio Celso Barbieri recolocou os dois vídeos
que havia produzido para o Pedra em 2008 na plataforma do Youtube e que por conta de uma mal-entendido
de ambas as partes, foram retirados do ar, de forma abrupta e a gerar o rompimento de relação entre ele e a banda. Foi muito boa a atitude dele de
acabar com essa rusga e colocar no ar os dois ótimos vídeos que proporcionou-nos
e dessa forma, a banda, seus fãs e o Rock brasileiro agradeceram pelo seu gesto.
Eis o link de seu site, onde Barbieri anunciou
o relançamento dos vídeos que estão novamente disponíveis no YouTube, desde
então.
Eis o link para assistir o clip de
Longe do Chão, produzido por Antonio Celso Barbieri, sob imagens do artista
gráfico, Paul Whittington. Realizado em 2008 e repostado no YouTube em 2013.
E também o clip da música “Projeções”,
produção de Antonio Celso Barbieri sob imagens do artista plástico, Diogo
Oliveira, de 2008 e relançado no YouTube, em 2013.
Com as sessões de "overdubs" da gravação do disco a ocorrem,
nós tivemos finalmente uma perspectiva de show em vista. Graças a um contato do
Rodrigo, que costumava apresentar-se nessa casa de shows, com trabalhos realizados através da sua atuação com bandas cover em que participava paralelamente ao Pedra, uma rara data aberta para
uma banda autoral aconteceu no Café Teatro Piu Piu, no coração do Bexiga, na Rua
13 de maio.
Apesar do nome ridículo (que só perde em fator de constrangimento
para o salão de Rock, "Fofinho"), tal casa noturna foi uma das, senão
a única, da Rua 13 de maio, que ainda mantivera uma tradição de agenda contínua de música ao vivo e público
assíduo, nessa decadente rua, que há anos não foi mais era nem sombra do que fora nos
anos setenta e oitenta.
Bem estruturada, com um bom palco, som de PA compatível e iluminação digna para uma
artista apresentar-se bem, claro que aceitamos o desafio de tocarmos em um domingo,
um dia aparentemente ruim para movimentar o público.
Porém, o fato é que a nossa
divulgação funcionou bem e nós fizemos um bom show para uma plateia
inteiramente interessada no Pedra, sem recorrer a habitues da casa e pelo
contrário, a própria direção do Café Piu Piu surpreendeu-se com a presença do
público que foi motivado pela presença do Pedra, em significativo número e em pleno domingo, aliás,
a se tratar de uma noite de inverno e bem fria.
Por um pedido da direção da casa, acostumada
com bandas cover na maioria esmagadora de sua agenda habitual, a sua cúpula nos pediu para
dividirmos o show em duas partes, ao estabelecermos uma pausa de cerca de vinte
minutos.
Prática recorrente em casas noturnas não acostumadas a abrirem
espaço para bandas autorais, geralmente não percebem que quebrar o show no meio é
contraproducente para um artista autoral, a aniquilar a “magia” do espetáculo.
Algo imperdoável, portanto. Só pensam na dinâmica de se usar a pausa para forçar mais consumo da parte das pessoas, naturalmente.
Tudo bem, apesar de ser inconveniente pelo nosso ponto de vista mais romântico sobre o papel da arte,
nós aceitamos seguir a orientação deles e de certa forma foi até interessante, pois
haviam tantas pessoas amigas nossas presentes na casa, que esse tempo foi importante para
todos os componentes da banda visitarem as mesas, ao lembrar até a ação de
noivos em festa de casamento, que cumprimentam os seus convidados nesse momento da festa.
Ao interpretamos como
mais como uma pequena vantagem, já que o show fora fragmentado, resolvemos cumprir as duas "entradas" mais robustas, portanto, a tocarmos mais
músicas do que o tempo de um show padrão.
Pedra em ação no café Teatro Piu-Piu de São Paulo, em setembro de 2013. Fotos de Deco Ferracini
Todo
mundo gostou, banda & público e a minha lembrança foi de um show bastante
agradável e com a banda bem ensaiada, a emitir um recado forte no palco.
O
público aplaudiu bastante e ali nós tocamos até músicas que entrariam na composição do álbum
"Fuzuê" em fase de conclusão de gravação e que nunca havíamos tocado
anteriormente ao vivo, caso de "Abstrato Concreto”. Noite fria de 8 de
setembro de 2013, com cem pessoas no Café Piu Piu.
"Pra Não Voltar" no Café Piu
Piu em 8 de setembro de 2013.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=bwRl4p9AZLI
"Jefferson
Messias" no Café Piu Piu em 8 de setembro de 2013.
Eis o Link para
assistir no YouTube:
"Reflexo
Inverso" no Café Piu Piu em 8 de setembro de 2013.
Eis o Link para
assistir no YouTube:
Dali em diante, a meta foi trabalharmos na conclusão do disco e um próximo
compromisso ao vivo só ocorreria em novembro.
Antes disso, em setembro, o Barbieri procurou-nos
internamente e propôs um possível show em Londres, a ser realizado na casa: “The Barbican”, onde
ele mantinha contatos e de fato, tal casa de espetáculos era bem aberta a receber
artistas de toda parte do planeta, com um público específico que apreciava com
muito interesse conhecer trabalhos não cantados em inglês, ligados ao Rock, mas
também com possibilidade de mostrar facetas regionais em sua música, que aos ouvidos
britânicos, soavam "exóticas".
Bem
diante dessa possibilidade e ao verificarmos que Barbieri estava de bem conosco de novo,
ainda bem, nós demos sinal verde para ele negociar, ao buscar a viabilidade com
possíveis patrocínios etc.
Em princípio, ele falou que desejava fazer uma
noitada dupla de Rock brasileiro, ao propor a presença de uma banda nova e uma clássica, no
caso a Patrulha do Espaço.
Negociações iniciaram-se, mas o Barbieri teve que mudar o seu projeto paulatinamente, na medida em que os ingleses reagiam com contrapropostas
e dessa forma, a ideia evoluiu para um possível festival de Rock brasileiro,
com mais bandas, provavelmente cinco para um momento inicial, mas que evoluiu para
um número muito maior posteriormente.
Talvez para o The Barbican, fosse
conveniente tal predisposição, mas um número enorme de bandas inviabilizou
completamente a captação de recursos para se bancar avião, estadia e toda a
logística operacional para tal, a envolver tanta gente. Foi uma pena, pois eu
conhecia o Barbieri desde os anos oitenta e confiava (confio) nas produções em
que ele se propõe a fazer.
Como tentativa de angariar simpatias e apoio, ele chegou a abrir uma petição
pública para alavancar a produção, mas o projeto encerrou engavetado, uma grande
pena.
Eis abaixo, o link da petição pública que o Barbieri abriu:
Eis abaixo, o link da petição pública que o Barbieri abriu:
https://secure.avaaz.org/en/petition/ROCK_SAO_PAULO_THE_BARBICAN/?pv=0
Uma outra boa nova ocorrida em setembro, foi que um programa de Internet recém lançado e comandado por dois jornalistas importantes no jornalismo cultural e especificamente do campo do Rock, chamado: "Heavy Lero", falou sobre nós, ao mostrarem os nossos discos no ar e a recomendar a nossa banda.
Uma outra boa nova ocorrida em setembro, foi que um programa de Internet recém lançado e comandado por dois jornalistas importantes no jornalismo cultural e especificamente do campo do Rock, chamado: "Heavy Lero", falou sobre nós, ao mostrarem os nossos discos no ar e a recomendar a nossa banda.
Era comandado por Gastão
Moreira e Bento Araújo, dois experts no assunto e dos quais orgulho-me de ser
amigo pessoal de ambos. Apesar do nome do programa ser infeliz ao meu ver,
a denotar manter relação como o Heavy Metal (mas na percepção deles a palavra
"Heavy" teve a intenção de denotar uma "conversa da
pesada"), o programa era ótimo, pela óbvia qualidade de seus
apresentadores, a ostentarem cultura avassaladora no assunto e foi uma honra ser
citado por ambos.
Infelizmente esse episódio que cita-nos foi retirado do ar no
YouTube. Fico a dever o link, mas se o leitor quiser arriscar procurá-lo, quem
sabe o encontra postado novamente nesse portal da internet. Próxima missão para o Pedra:
Teatro Olido!
Continua...
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