A primeira oportunidade foi um show compartilhado com os amigos do Tomada, no
Centro Cultural São Paulo. Finalmente estávamos de volta ao Centro Cultural São
Paulo e de fato, não tocávamos ali desde 2009, quando tratara-se de uma
autêntica rotina cumprirmos ao menos uma apresentação anual.
Mas o órgão em si havia
mudado as regras e mesmo ao manter o mesmo programador, que eu conhecia desde os
tempos do Pitbulls on Crack e que agendara todos os shows da Patrulha do Espaço
que ali fizemos em nossa formação "Chronophágica", marcou negativamente no sentido de que até para se conversar com o programador (que
era um hippie da velha guarda, chamado: Nilson), e que anteriormente recebia-nos
de forma muito coloquial, ficara difícil doravante.
Lembro-me até de uma visita que eu e
Xando fizemos ali no escritório da direção do CCSP, para tentarmos agendar um show e que ele tratou-nos de forma
estranha, como se estivesse receoso com pessoas à sua volta, que supostamente
vigiavam-no e dessa maneira, ele exortou-nos a falarmos baixo, aos cochichos e ao mesmo tempo, mostrava-se não
focado na conversa, a olhar para todos os lados com ar de preocupação
acentuada, a nos causar estranheza.
Em um dado instante e para piorar ainda mais a
estranha situação ali instaurada, ele convidou-nos a irmos com ele para um outro
ambiente onde concluímos a conversa, mas sem que nenhuma providência concreta fosse
tomada para marcar-se enfim um show.
Em épocas passadas, acostumáramo-nos a
vê-lo abrir a agenda e perguntar-nos: -"Em quais dias vocês querem tocar?" Portanto, foi uma diferença e tanto na forma de negociação dentro dessa nova realidade e mudança essa para
muito pior, naturalmente.
Todavia, o baixista do Tomada, Marcelo "Pepe" Bueno havia conseguido a
data e na obrigatoriedade de se estabelecer um show compartilhado como condição sine
qua non para fechá-la, indicou-nos, gentilmente. Enfim, não foi através das condições
normais pelas quais habituáramo-nos, mas pelo menos um show marcado tivemos e nós estaríamos
de volta ao palco do Centro Cultural São Paulo.
No dia da apresentação, eu fui o primeiro a chegar e a seguir, o Marcelo Bueno apareceu. Ficamos
ambos a conversar por um longo período, a esperar o teatro ser liberado, pois à
revelia e nós só descobrimos no dia, uma apresentação de música folclórica fora
programada para o meio dia, portanto, até esta terminar tal espetáculo e o palco ser liberado
para nós, tal operação consumiu seguramente duas horas do tempo que achávamos
que tínhamos.
Essas medidas arbitrárias sempre contrastavam com o rigor burocrático do Centro
Cultural São Paulo, a estabelecer uma via dupla desigual, sem dúvida.
Quando a pequena
orquestra folclórica encerrou a sua apresentação e o público formado por crianças
e seus respectivos pais deixaram o teatro lentamente, já batia na casa das quatorze
horas e se não fôssemos ágeis, o soundcheck arrastar-se-ia e inevitavelmente
passaríamos pelo martírio de estarmos ainda a terminá-lo e com muitas pendências
não resolvidas, com um funcionário do CCSP a pressionar-nos para deixarmos o
palco imediatamente por que abririam para o público.
Em ritmo de cooperação
total, o backline foi todo compartilhado entre as duas bandas e na base do
mutirão, conseguimos agilizar o processo a tempo de um soundcheck bacana.
Não
teríamos o Renato Sprada nessa tarde, mas o técnico do CCSP, que foi um assistente
nos anos anteriores, havia crescido na sua carreira e nesse instante foi o técnico
oficial do teatro e dava conta do recado com qualidade. Molina foi a certeza que mais uma vez a iluminação foi ótima em suas mãos.
Camarim do Centro Cultural São Paulo em agosto de 2014. Da esquerda para a direita: Laert Sarrumor e sua filha, Lígia Sarrumor, Luiz Domingues e Xando Zupo
Antes do show
começar, eu recebi a visita de Laert Sarrumor e da sua filha, Lígia. Laert não
poderia assistir o show por conta de um compromisso assumido naquela
noite, mas a sua filha que também era grande fã de nossa banda, prestigiou-nos.
O
Tomada insistiu para tocar primeiro e lembro-me bem que eu assisti o início de seu
show atrás do palco. A banda estava ótima e essa formação foi de fato muito boa
com Vagner na guitarra, e Matheus nos teclados. Aliás, este levara consigo uma
tecladeira incrível ao estilo anos setenta, mas baseado em teclados
brasileiros construídos por um luthier especializado em construir instrumentos modernos, mas com design e sonoridade vintage.
O Rodrigo usou todo esse set de teclados e eu gostei
de fazer o show a ouvir aqueles timbres incríveis de bandas setentistas. Até um
Theremin esteve à disposição, para dar ares psicodélicos aos shows.
"Furos nos
Sapatos" no CCSP em 10 de agosto de 2014.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=-pWL6EDEfAw
"Pra
Não Voltar" no CCSP em 10 de agosto de 2014.
Eis o Link para assistir no
YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=AqGxw7CAQKA
https://www.youtube.com/watch?v=AqGxw7CAQKA
Intro com menção à
Jesus Christ Superstar + Madalena do Rock'n Roll no CCSP em 10 de agosto de
2014.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=8VqnYjV2tD8
https://www.youtube.com/watch?v=8VqnYjV2tD8
"Queimada
das Larvas dos Campos Sem Fim", no CCSP em 10 de agosto de 2014.
Eis o
Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=AtRofjLcsvc
https://www.youtube.com/watch?v=AtRofjLcsvc
"Cuide-se
Bem" no CCSP em 10 de agosto de 2014.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=jRNre3-Be3A
https://www.youtube.com/watch?v=jRNre3-Be3A
"Filme
de Terror" no CCSP em 10 de agosto de 2014.
Eis o Link para assistir no
YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=MHGaaB2hxE0
"To Indo a Mil" no CCSP em 10 de
agosto de 2014.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=qka1zgHaWPw
Um
medley do show do CCSP em 10 de agosto de 2014, em filmagem de Bolívia &
Cátia.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=JLRSWdsFqOc
Marcelo estava a estrear um novo baixo recém adquirido, um Gibson Les Paul dourado, muito bonito e ofereceu-me para eu usá-lo. Pensei até em usá-lo em duas músicas ao menos, mas optei a tocar o show inteiro com o meu Fender Precision, mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=JLRSWdsFqOc
Marcelo estava a estrear um novo baixo recém adquirido, um Gibson Les Paul dourado, muito bonito e ofereceu-me para eu usá-lo. Pensei até em usá-lo em duas músicas ao menos, mas optei a tocar o show inteiro com o meu Fender Precision, mesmo.
Pedra no Centro Cultural São Paulo em agosto de 2014. Fotos 1 a 3: Grace Lagôa. Foto 4: Bolívia & Cátia e foto 5: Leandro Almeida
O nosso show foi bom, embora o recado tenha
sido curto naquela noite, pelo fato
do show compartilhado reduzir o set list de cada banda em apenas
quarenta e
cinco minutos para cada uma.
No entanto, eu tenho a boa lembrança desse show, por haver sentido uma vibração muito boa que adveio do público, embora mais uma vez eu achasse que
em um
domingo de tempo bom, com estação do metrô acoplada ao local,; som e iluminação adequadas, duas bandas autorais com carreiras longas e a tocarem na mesma noite e sob
um valor
irrisório de ingresso cobrado... enfim, nada justificou um público tão
pequeno
diante dessas tantas condições favoráveis.
Na minha carreira, eu havia me apresentado ali naquele mesmo palco com mais de mil e trezentas pessoas presentes no
teatro,
nos anos oitenta, e nesse instante como um sinal desalentador dos tempos, apenas duzentas pessoas era
considerado um bom público...
Eis a capa e contracapa do CD coletânea "Independência ou Morte", a representar o Site "Nave dos Deuses" e o selo "Lado B"
Uma novidade boa veio em forma de convite, quando o produtor cultural, José André, ventilou o lançamento de um CD coletânea chamado: "Independência ou Morte" a representar o seu ótimo Site, "Nave dos Deuses", um dos maiores baluartes em prol do Rock Brasileiro, em parceria com o selo "Lado B".
Eis a capa e contracapa do CD coletânea "Independência ou Morte", a representar o Site "Nave dos Deuses" e o selo "Lado B"
Uma novidade boa veio em forma de convite, quando o produtor cultural, José André, ventilou o lançamento de um CD coletânea chamado: "Independência ou Morte" a representar o seu ótimo Site, "Nave dos Deuses", um dos maiores baluartes em prol do Rock Brasileiro, em parceria com o selo "Lado B".
Enviamos o fonograma da música: "P'ra Não Voltar", single gravado e lançado em 2010, para representar-nos nessa produção. O nosso próximo compromisso aconteceria em Santo
André-SP, na região do ABC paulista.
Foto: Paulo KrüegerContinua...
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