sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 160 - Por Luiz Domingues

Uma outra ideia que surgira entre outubro e dezembro de 2010, foi a de gravarmos uma série de músicas ao vivo dentro do estúdio, para um possível especial a ser veiculado na rádio Brasil 2000 FM. 

O Osmar "Osmi", produtor e locutor histórico daquela emissora, adorou a ideia e rapidamente isso ganhou a aura de um "projeto", com outras bandas também a participarem de tal empreitada e dessa forma, a abrir-se uma nova rente para tornar-se um programa da emissora, doravante.

Isso seria bom não apenas para o Pedra, mas também para o estúdio Overdrive, sob uma ação de marketing que certamente trazer-lhe-ia mais clientes. 

E muito bom para uma cena de bandas boas que cercavam-nos em nosso rol de amizades, mas com possibilidade de expansão, a atingir outras tantas que poderiam embarcar através dessa mesma oportunidade. 

Ao brincar com a ideia, eu falei que aquele projeto poder-se-ia ser chamado como: "Overdrive Live Sessions", ao interagir com o clássico programa da TNT, o "TNT Live Sessions", que fez muito sucesso nos anos noventa. 

O Xando gostou e levou a sério, ao batizar o projeto quase dessa forma, como: "Overdrive Sessions". Gravamos a nossa parte, com a presença do Renato Carneiro a auxiliar-nos na operação e o Osmar "Osmi" a assistir tal gravação e foi absolutamente ao vivo, sem nenhuma chance de se fazer overdubs.

Como uma "demo-tape de luxo", a gravação ficou excelente, ao se considerar que não houve a incidência de overdubs e muitos vazamentos foram inevitáveis, como se fosse um show ao vivo, potencializado pelo fato de tocarmos na sala de ensaio entulhada de equipamentos e todos eles a vazarem pelos microfones instalados na bateria, amplificadores e sobretudo nos microfones de voz dos quatro componentes da banda. 

Mesclamos músicas dos dois discos anteriormente lançados, além dos "singles", recém lançados em 2010 e com a presença de uma música absolutamente inédita chamada: "Luz da Nova Canção", que só seria gravada oficialmente em 2013, quando a banda estaria de volta à ativa após o hiato de 2011 (já estou quase a chegar nesse ponto de dissolução inicial de 2011). 

Contudo, o clima na banda estava pesado, apesar dos inúmeros sinais de sucesso que o clip de "Cuide-se Bem" estava a nos dar e tal projeto foi deixado de lado, para só ser retomado em 2012 e no momento oportuno, eu falarei mais detidamente dele, portanto.

Porém, isso não atrapalhou os planos de expansão do Xando para o seu estúdio e outras bandas gravaram o especial "Overdrive Sessions", entre elas, o Golpe de Estado que estava com formação novíssima, a apresentar o vocalista Dino Linardi e o baterista Roby Pontes em suas fileiras. 

E também: Tomada, Cracker Blues e o guitarrista Marcio Tucunduva, um artista muito criativo que não era do nosso rol de amizades, mas que o Xando descobrira na internet e encantara-se com o seu som. 

Eu cheguei a sugerir a inclusão da banda: "O Voo Livre" que eu também descobrira através das redes sociais e estava bastante impressionado com o seu trabalho, mas o projeto também não prosperou além desses nomes que citei e tudo foi engavetado logo a seguir. Salvo engano de minha parte, o guitarrista Marcio Tucunduva nem chegou a gravar. 

O ano de 2010 estava a encerrar-se...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário