Luiz Domingues no Centro Cultural São Paulo a atuar com o Pedra em 2009. Acervo de Fabiano Cruz
Todavia,
acostumados a lidar com a nossa versão de "Filme de Terror" do Sérgio
Sampaio e a pensar em todos os códigos inerentes que tal composição e
ligação do artista em si detinham, achávamos que sob um veículo mainstream
com foi a revista Veja e o seu braço audiovisual expresso pelo programa
"Veja Música", tal canção repercutiria mais, no entanto, "Cuide-se Bem"
sobressaiu-se de uma forma absurda, ao acender um farol para nós.
Tirante
uma manifestação desagradável de um músico veterano e infelizmente
disléxico, que colocou um enorme depoimento negativo no meu perfil do
Orkut (mensagem interna estilo "inbox", que só eu li, ainda bem), a criticar-nos por estarmos a "usar o Guilherme Arantes como
muleta" para alavancar a nossa carreira e que eu relevei completamente, a esmagadora
maioria das pessoas estavam encantadas pela escolha e pelo arranjo/performance da nossa parte.
Xando Zupo em ação com o Pedra. Foto: Grace Lagôa
Mérito grande do Xando, que teve a ideia e a bancou com vigor, logo apoiado pelo Rodrigo. Portanto,
diante desse resultado prático que passamos a observar, não demorou para
surgir a ideia de gravar-se uma versão elétrica da mesma canção e aí
sim, esta tornar-se-ia um sucesso ainda maior, mas é prematuro falar desse
desenvolvimento ainda. Já chego lá.
Neste momento, a narrativa chega ao ponto de março de 2010, em que um novo single esteve pronto para ser lançado através de seu veículo de internet, ou seja, um vídeoclip, ou, na minha maneira de ver, mais tradicionalista, um "promo".
Xando trabalhou desta feita com a música: "Pra Não Voltar", um Hard-Rock bastante vigoroso, eu diria e com uma execução difícil, mas bastante prazerosa pelo arranjo que ficou ousado em alguns aspectos.
Como em
janeiro, o Xando e a sua esposa, Grace Lagôa, haviam feito um cruzeiro
marítimo para a Argentina, eles haviam capturado imagens de sua viagem e
algumas eram completamente desconectadas da perspectiva familiar/ recreativa, portanto, foram muito bem usadas, como por exemplo
os impressionantes raios no horizonte oceânico, a prenunciar chuva.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=ri3UQmvj7yQ
Além da
beleza dos raios em alto mar que chegam a ser assustadores de certa
forma, contém cenas intercaladas de uma filmagem de show do Pedra no
Central Rock Bar, em 2009, mas não sei precisar de qual dos três shows
que lá fizemos nesse ano e desconheço que o Xando tenha disponibilizado
imagens desse show, separadas ou não, no YouTube.
Outro
recurso usado, foi o do Chroma Key, em que o improviso para capturar tais
imagens foi total, com um resultado elogiável, em minha análise.
É claro que um profissional acostumado com produção audiovisual vai examinar e constatar a precariedade dessa produção, mas para 99.9 % das pessoas que assistem o vídeo, a impressão que tem, é a de que usamos um estúdio com recursos, maquinário, parede Chroma Key preparada, iluminação profissional etc.
No entanto, tudo foi filmado na própria sala de ensaio do estúdio Overdrive, a se utilizar tecidos pretos improvisados nas paredes para fazer um Chroma Key ultra caseiro.
A direção foi do Xando, que teve em mente mais ou menos o que desejava e tudo foi bem simples: ele a cantar o tempo todo e os demais a terem aparições fantasmagóricas praticamente, a aproximarem-se à sua volta, para simular a entoação dos backing vocals.
Fora disso, há cenas do solo de guitarra, filmadas nas mesmas condições e momentos da banda inteira a cantar o refrão, mas divididos em quadros, ao estilo da capa do LP Let it Be, dos Beatles.
Aliás,
quando chega-se nesse ponto, eu destaco a performance pessoal do Rodrigo, que
fez uma expressão facial bastante convincente, como se fosse um ator
profissional, a mostrar um semblante que passa a impressão de um
personagem debochado, cínico mesmo e que tem a ver com a proposta da
letra de certa forma, ao falar sobre pessoas com dificuldades para
livrarem-se dos vícios em geral e da dependência química em específico.
Elogio bastante a criatividade e o esforço do Xando em ter concebido esse vídeoclip, absolutamente sem maiores recursos.
Ao lembrar-me das condições que tivemos e ao comparar ao resultado final, é realmente digno de elogio o esforço e a capacidade criativa em gerar algo tão convincente, com tão poucos recursos.
O embalo que observamos nesse início de 2010, ainda foi motivado por conta do primeiro clip lançado em janeiro e intensificado pelo advento da nossa participação no programa "Veja Música". Portanto, quando o clip de "Pra Não Voltar" foi lançado, a reação que conseguiu gerar na Internet foi boa e a qualidade da música agradou aos fãs do Pedra.
De minha
parte, eu ainda era muito iniciante na internet, mas também fiz o meu
esforço e angariei muitos simpatizantes novos para o Pedra. A interagir
com pessoas estranhas em muitas comunidades não necessariamente ligadas ao Rock
e nem mesmo sobre música em geral, eu trouxe a atenção e simpatia da parte
de muita gente para a nossa banda e estava contente em dar minha
contribuição mais incisiva no campo da divulgação, elemento que anteriormente eu não
tive meios para concretizar.
Os apresentadores do programa Tah Ligado: Maga Lieri & Paulo Ragassi
Ainda em
março, no dia 12, nós fomos convidados a participarmos de mais um programa
cultural interessante de uma TV de Internet. Desta feita, tratar-se do programa: "Tah
Ligado", do canal "ALL TV", a se tratar de uma revista cultural de bom nível, conduzida
pelo casal de apresentadores: Paulo Ragassi e Maga Lieri (esta uma
cantora de Soul Music que conhecíamos pelo fato dela ter discos lançados
pela gravadora "Ameliss Records", na qual o nosso primeiro disco também foi
lançado).
Xando e
Rodrigo tocaram violões ao vivo, mas nós resolvemos não levarmos o equipamento de baixo
para eu tocar também e assim, o Ivan igualmente não levou instrumentos de
percussão.
O físico e filósofo, José Luiz Goldfarb
Foi uma conversa
descontraída e com a presença do físico e filósofo José Luiz Goldfarb,
uma figura recorrente em muitos programas de TV, inclusive as emissoras abertas, que
estava ali para falar do "Twitter", que pareceu ser a bola da vez na
internet, daquele momento de 2010...
Eis o Link para assistir o programa no Vimeo:
https://vimeo.com/10167733
De volta a falar do promo lançado, nós prosseguimos a trabalharmos fortemente nesse esforço de divulgação e nessa
altura, sob um gesto de boa vontade, ofereci-me para cuidar dos dois perfis
que a banda mantinha no Orkut e um deles a controlar a nossa comunidade oficial
naquela rede social. De fato, cuidei de tudo até que o Orkut saiu do
ar, no dia 30 de setembro de 2014, quando eu postei uma mensagem final de
agradecimento em nome do Pedra, nos dois perfis e na comunidade.
Em 15 de
abril de 2010, uma matéria de página inteira foi publicada no Jornal da
Tarde de São Paulo, com um mote até surpreendente para a época, em que não
houve indícios de resgate de raízes setentistas no Rock. Mas se o
jornalista em questão (Marco Bezzi), percebeu isso no ar, ótimo, que bom
que alguém da mídia mainstream, geralmente comprometida com a oposição
ferrenha a tais ideais, levantasse tal hipótese em meio ao deserto
inóspito que o Rock brasileiro vivia há décadas.
Claro, ao se tratar de uma matéria geral, a entrevistar vários membros de bandas dessa suposta cena, não teve o foco exclusivo em nossa banda, mas claro que comemoramos o fato e deu-nos a sensação de uma avalanche midiática, super bem-vinda para nós e para as demais bandas enfocadas. E não posso deixar de mencionar o fato positivo de que a nossa foto saiu com grande destaque em relação às demais fotos de bandas amigas.
Um outro fato animador ocorrido ainda em abril, foi o convite para participarmos ao vivo, a tocarmos e conversarmos em um programa de internet, chamado: "Talk Show", na "Just TV".
O Pedra foi uma banda que teve pouquíssimas chances em programas de TV aberta, portanto, as poucas ocasiões em que abriram-nos espaço para divulgarmos o nosso trabalho, resumiram-se aos programas de internet, em talk-shows, predominantemente.
E foi o caso do convite que recebemos da produtora Célia Coev, que havíamos conhecido em 2008, por ocasião de nossa participação num programa por ela produzido, chamado : "Loucuras do Alexandrelli", na Just TV.
Desta feita, o seu convite foi para um outro programa sob a sua produção, chamado: "Talk Show", igualmente veiculado na Just TV. Contudo,
o estúdio onde era gravado tal "Talk Show", ficava em outra instalação,
no caso, nas dependências de uma faculdade particular no bairro de
Moema, na zona sul de São Paulo. Realizado ao vivo e sob um
ritmo frenético, pois não poder-se-ia admitir atrasos nessas
circunstâncias, foi bastante divertido participar dele.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=qsuyliWV240
O apresentador foi bastante simpático e chamava-se,
Fernando Sanini. A sua introdução no programa já começou hilária, ao citar um aforismo sobre sexo, a surpreender-nos completamente, pois não teve
nada a ver, obviamente com a nossa presença ali no estúdio a soar muito insólito. Nos bastidores ele contou-nos que era
músico também, a batalhar por sua carreira.
Conversa bastante descontraída e até com momentos hilários (um telespectador chamado: "Ben Hur", pediu uma mensagem da banda e o Rodrigo foi rápido: -"boa corrida de bigas aí para você, Ben Hur... estamos a torcer por você"...), além de termos tocado no mesmo molde acústico que fizéramos no programa da "Veja Música", todavia, sem o aparato de áudio e imagem daquela produção muito mais requintada.
Aliás, nesse quesito, é engraçado verificar no vídeo os estouros de áudio provocados pelo baixo e também pela bateria, com o técnico a buscar correções drásticas ali no calor da execução ao vivo. A falta de microfones para todos, também denunciara a precariedade de uma produção de internet, mas foi o tal negócio: foram programas assim que abriam-nos as portas e praticamente eu posso afirmar que eram outsiders como nós, a buscarem espaço, portanto, além de sermos agradecidos, solidarizamo-nos com a luta deles, também.
Mas foi bastante divertido e tocamos: "Filme de Terror", "Meu Mundo é
Seu", e "Nossos Dias". Aconteceu na noite de 20 de abril de 2010. O mês
de maio de 2010, traria mais novidades boas para a banda, ao dar-nos a
impressão de que os ventos mudariam, enfim...
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