segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 177 - Por Luiz Domingues


Ainda a falar sobre a estreia oficial do vocalista, Fran Alves, além da divulgação tradicional, tivemos também apoio de dois programas de TV. No mesmo dia do show, 31 de janeiro de 1985, havíamos comparecido novamente ao programa feminino e vespertino, "A Mulher dá o Recado", da TV Record de São Paulo. No período da tarde, no dia do show, gravamos o programa "Realce", da TV Gazeta, que foi ao ar às 18:00 horas, e que sempre oferecia-nos um bom apoio. No programa da TV Record, apesar de ter sido ao vivo, não esperávamos obter tanto retorno assim, visto que a sua audiência básica não era formada por Rockers, mas muito pelo contrário, por donas de casa, e certamente idosos. Contudo, achávamos muito válido aparecer em tais programas, pois mesmo ao posicionarmo-nos como uma banda de Rock sem concessões, queríamos angariar um público maior. Claro que um programa dessas características não fora o mais adequado para nós, mas eu ficava muito contente quando abria a caixa postal da banda, na agência do correio, e constatava a presença de cartas escritas por pessoas que estavam a elogiar-nos, exatamente por ter assistido-nos em programas dessa natureza, e neste em específico, rendeu-nos frutos nesse sentido. 
Por outro lado, vivíamos o mesmo problema de quando fizemos programas de TV com a presença do vocalista anterior, Chico Dias, ou seja, lá estávamos nós novamente, para enfrentar uma dublagem, onde um novo vocalista iria apresentar-se a fingir cantar, com o apoio do áudio oriundo da voz do Rubens em "Luz", proveniente de nosso disco. Nesse sentido, o fato de termos apenas um compacto simples, e com uma música cantada disponível, e a outra, a revelar-se um tema instrumental, limitava-nos naquele instante. 

A necessidade de um novo álbum, e com a voz do Fran Alves no comando, tornara-se urgente, também por esse aspecto televisivo. Nesse programa da TV Record, como de costume, tínhamos o compromisso em estarmos presentes no estúdio da emissora, às 8:00 horas da manhã. Não foi fácil portanto, estar com boa aparência e bom humor, prontos para entrar no ar, por sermos músicos, e naturalmente notívagos, mas todo sacrifício foi válido. Desta feita, optamos portanto pela não participação do Fran na apresentação, para não cometermos o mesmo erro já citado, que cometêramos com o antigo vocalista, Chico Dias.


Eis acima, essa aparição no programa "A Mulher dá o Recado", da TV Record de São Paulo, no 31 de janeiro de 1985.

O link para assistir no You Tube : 

https://www.youtube.com/watch?v=_xSsxMCtIbE
 

E na TV Gazeta, no dia seguinte, a tradicional "farra" cênica proposta pelo apresentador Mister Sam, proporcionou-nos mais uma divertida aparição. Desta vez, tivemos a oportunidade para executarmos as duas músicas do compacto, e pelo fato da canção, "18 Horas" ser instrumental, o Fran não participou, mas aconteceu algo hilário.

Como haveria necessariamente o solo de bateria, e o Zé Luiz faria a dublagem a usar uma caixa e um prato, naquela tradicional simulação que essas situações de TV proporcionavam às bandas nessas circunstâncias, principalmente nos anos 1980, o Zé Luiz criou uma loucura de improviso. No momento em que fomos gravar o bloco do programa onde dublaríamos a música, "18 Horas", o Zé teve a ideia de dispensar aquelas peças avulsas de bateria e pegou um cesto de lixo do estúdio da TV Gazeta, para usá-lo para "tocar". Claro que o apresentador, Mister Sam, adorou a iniciativa, e ali emendou uma série de brincadeiras hilárias, ao falar em "bateria invisível" e outras bobagens. E na hora do solo, que o Zé Luiz conhecia de cor, a sua gesticulação foi perfeita, como se estivesse a tocar de fato, e assim tornou tudo isso mais engraçado. 

Divertimo-nos muito, como sempre foi assim que estivemos mais uma vez no programa "Realce", da TV Gazeta. E certamente que esse programa ajudou-nos bastante na divulgação do trabalho. E também comparecemos em dois programas de Rádio, como ação de apoio ao show. Na verdade, foram duas entrevistas concedidas ao programa "Balancê", da Rádio Globo de São Paulo, onde o comandante à época, tratava-se do comunicador, Fausto Silva. 

Já havíamos participado de tal programa algumas vezes anteriormente, e nesse dia 28 de janeiro de 1985, especificamente, a banda foi representada por Zé Luiz e eu, Luiz Domingues, dentro daquele revezamento que havíamos combinado internamente, ao visar-se concedermos entrevistas em duplas, sempre que possível, para render mais nos programas radiofônicos, que tendiam a ser confusos, quando mais de duas pessoas eram entrevistadas. Todavia, como o programa contava com um público in loco, apesar de ser radiofônico, uma bizarra condição instaurara-se : os membros dessa produção pediam aos artistas musicais que dublassem, mesmo não ao fazer nenhuma diferença para quem assistia ali presente. Então, eu, Luiz; Rubens e Zé Luiz, geralmente levávamos um par de baquetas, e uma mini guitarra chamada, "Chiquita" (que o Rubens possuía), que mais parecia uma guitarrinha baiana, dessas de trios elétricos, simplesmente para facilitar as coisas. Então, combinamos para que usasse a guitarrinha na dublagem, e o Zé Luiz, fazer malabarismos com as baquetas, e dessa forma, ambos dublaríamos a voz do Rubens. Ou seja, uma bizarrice total... no entanto, tivemos um incrível azar nessa manhã de 28 de janeiro de 1985...


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário