terça-feira, 7 de outubro de 2014

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 6 - Por Luiz Domingues

 

Esse ensaio emergencial foi marcado para a noite de quarta-feira, dia 14 de setembro de 2011. Não era comum marcar ensaios para os Kurandeiros, pois a dinâmica da banda era marcada pela observação da dita : "atitude jazzística", conforme o Kim sempre salientou, textualmente. Contudo, a estrutura harmônica da banda estava bem modificada, com baixista e tecladista novos, e foi também o caso do saxofonista, André Knobl, que apesar de ser um grande músico e com forte poder improvisador, também foi um novato com os Kurandeiros. 

O ensaio em questão foi mais uma reunião na residência do Kim, onde eu fui pela primeira vez conhecer o seu QG. Sendo assim, o objetivo foi mais tirar algumas dúvidas básicas e a preocupação do Kim com essa reunião / ensaio, deveu-se ao fato de que a próxima data marcada, seria realizada em uma casa onde os Kurandeiros jamais haviam tocado anteriormente, e a proposta ali, seria a de tocar pela madrugada adentro, portanto, tendo que conter um longo repertório em mãos. Confesso que preocupei-me um pouco, pois eu mal havia dominado o repertório, e agora ele seria estendido de uma forma muito elástica, e dessa maneira, haveria a possibilidade de errar em profusão, na noitada que faríamos em tal casa noturna. O ensaio foi uma confraternização boa. Serviu para entrosar-me melhor com a minha nova banda, e esse convívio só serviu para eu ter a convicção que estava cercado por pessoas solidárias. 

Achei a casa do Kim incrível, um sobrado dos anos vinte ou trinta, talvez, com um amplo quintal arborizado e raro na São Paulo dos dias atuais. O estúdio onde ele costuma gravar as suas demo-tapes e armazenar o seu equipamento, pareceu-me muito instigante, ao lembrar-me bem os famosos "basement" norte-americanos e com um quê de laboratório eletrônico visto como cenários de filmes Sci-Fi dos anos cinquenta, com diversos artefatos que segundo o Kim contou-me, pertenciam ao seu pai, que mantinha o hábito em montar equipamentos eletrônicos caseiros. Foi uma noite agradável, com a presença de Carlinhos Machado; Renata Martinelli; André Knobl; Dimas Ricchi; Ivani Venâncio, e Lara Pap, esposa do Kim, além do anfitrião, naturalmente...


Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário