Entre tantas jams-sessions que uma banda de Rock faz naturalmente em seus ensaios e durante o soundcheck de shows, é muito natural que surjam temas interessantes que detém o potencial para tornarem-se futuras músicas, ainda que na referida jam, só um esboço dessa produção seja aproveitado normalmente.
O Pedra nunca foi uma banda que baseasse a sua criação em jams. Na minha carreira toda, isso aconteceu com bastante frequência com A Chave do Sol e igualmente com a Patrulha do Espaço, mas o Pedra, assim como o Pitbulls on Crack, também, foi uma banda em que geralmente os dois guitarristas traziam criações com as quais vinham a trabalharem individualmente.
No caso do Pitbulls do Crack, a criação foi 99% da parte do
Chris Skepis que compunha músicas em enorme profusão.
Porém, "Megalopole" foi um raro exemplo de música do Pedra que surgiu de uma jam, inicialmente, mas é lógico, tal tema passou por várias modificações, até ganhar o arranjo final que está registrado no álbum Pedra II.
Na sua parte
"A", o Riff inicial é bem delineado em torno do estilo "Acid-Rock" em princípio, a lembrar o estilo do
Jimi Hendrix. Mas o acréscimo de várias intervenções jazzísticas/fusion, agregam o elemento "Jazz-Rock", fortemente, na parte "B".
Tem um quê de Funk, via "Som Nosso de Cada Dia", também, e na parte "C", que encerra esse tema instrumental, Rodrigo e Xando trabalham um entrelaçamento de vozes feitas pelas guitarras, que particularmente eu acho belíssimo.
É a única
música instrumental do Pedra, desse álbum que construíamos, mas gostamos tanto dela, que tal peça incorporou-se ao
set list de shows ao vivo e isso foi sintomático ao se tratar do fato do
Pedra ter em suas letras, uma preocupação forte para exprimir ideias etc.
https://www.youtube.com/watch?v=-g6NBDWsR3Q
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário