segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 26 - Por Luiz Domingues

Inicialmente o foco para a exibição do clip, foi a MTV, mesmo por que, ao dar entrada na emissora, o Xando teve que preencher uma ficha a se revelar como a uma espécie de contrato em forma de compromisso para não veicular o clip em outra emissora em meio a um prazo de trinta dias. Com isso, ficamos a esperar pela confirmação da data de estreia para somente depois tentar outros espaços televisivos. Trinta dias a partir da primeira exibição foi a condição imposta.

Tal medida foi um atraso para os planos da banda, pois amarrara as nossas possibilidades para espalhá-lo melhor, e pior, sem a certeza de que seria exibido ali naquela emissora com a constância que desejávamos. Estávamos à mercê dessa emissora, com essa cláusula absurda de exclusividade e sem contrapartida, pois não houve garantia alguma de que tal canal exibisse o nosso vídeoclip. 

Eu não sei exatamente quais seriam as sanções alardeadas. Quero crer que no máximo, reservar-se-iam ao direito de não exibir mais o nosso clip.

Isso por si só, já teria sido um absurdo, a estabelecer uma manifestação terrível de arrogância, mas diante dos fatos que sobrevieram, tornou-se uma verdadeira piada de mau gosto, conforme eu relatarei a seguir. 

Então a MTV sinalizou em seu site que o nosso vídeo estrearia no dia 1° de agosto de 2005, no horário de 14:00 horas. Ficamos animados, é claro. Ainda não tínhamos o CD pronto, mas certamente que através de um belo clip produzido em película de cinema e com uma música empolgante, este dar-nos-ia uma repercussão inicial excelente, e assim a preparar o terreno para o lançamento do CD.

No dia dessa estreia, haveria ensaio do Pedra, pois foi uma segunda-feira, dia que ensaiávamos normalmente. Por conta disso, eu cheguei um pouco mais tarde, para poder gravar a nossa participação na MTV, ainda a usar a velha fita VHS como um expediente padrão para tal tipo de armazenamento caseiro.

Quando o nosso clip começou a aparecer na tela, eu notei que o volume estava baixíssimo. Descartado algum problema técnico com o meu monitor de TV, eu percebi que fora algo da parte da emissora mesmo e fiquei aborrecido, pois foi inadmissível um clip ser veiculado com um padrão de áudio desses, praticamente a sabotar a aparição da banda. 

Em princípio, eu fiquei muito chateado, pois na somatória da minha carreira inteira, já a se mostrar longa naquela altura, não fora a primeira vez que uma chance escapulira-me pelos dedos por um erro crasso ou mesmo por fator de sabotagem.

Fui para o ensaio bem contrariado, portanto, por conta dessa ocorrência, a pensar sistematicamente em tantas vezes que eu fui prejudicado na carreira com fatores semelhantes, e nesse instante, eis que eu colecionara mais uma ocorrência desse estilo para a minha coleção de infortúnios pessoais.

Contudo, assim que eu cheguei ao estúdio Overdrive, o clima se mostrava bem diferente. Os meus colegas estavam a comemorar efusivamente a estreia, a brindar mediante o tilintar de taças de vinho etc.

Achei estranho que o fato do áudio do clip ter sido muito prejudicado na exibição da TV, não os tenha incomodado. Talvez (provavelmente isso), relevaram o fato, ao considerar que a seguir, bastaria encaminhar uma outra cópia com o áudio corrigido e tudo bem, ele continuaria a ser exibido na grade da emissora com a sua qualidade máxima etc. e tal.

O Xando chegou a comentar comigo que já havia ligado para o Renato Carneiro, e ambos haviam combinado de promover essa correção técnica ao providenciar uma nova cópia, com urgência. Todavia, internamente eu intuí que não haveria uma outra chance na MTV, pois eram outros tempos, e todo o esforço para produzir e lançar o clip, praticamente esvaíra-se ali. E não deu outra! Eis que soubemos que o nosso clip fora exibido mais uma vez no decorrer da madrugada daquele mesmo dia (e com aquele áudio defeituoso, é bom relembrar), e nunca mais...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário